O marketing está em constante mudança e cada vez mais surgem novos termos e novas estratégias que moldam o mercado. Adaptar seu negócio é fundamental para mantê-lo ativo. Com isso, pensando em uma estratégia de marketing eficiente e que está em ascensão nos dias atuais, você se depara com a ideia dos 4 Ps do Marketing.
Conhecer o mercado a sua volta, e suas tendências, é um fato essencial para poder crescer nele, dessa forma, veja nosso texto sobre as tendencias do marketing digital e saiba como elaborar as melhores estratégias.
Os 4 Ps do Marketing
O conceito dos 4 Ps do marketing não é algo que surgiu recentemente, esse termo também conhecido atrelado ao Mix de Marketing. Ele foi primeiramente introduzido pelo professor Jerome McCarthy, em 1960, em seu livro “Basic Marketing”, mas está ficando cada vez mais famoso nos tempos atuais.
Os 4 Ps representam as principais focos que o marketing de uma empresa precisa ter, sendo eles:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
A ideia por trás dessas 4 palavras denota um conjunto de conhecimentos que uma empresa precisa ter para que suas vendas e seu marketing tenham sucesso.
Mas o que isso significa exatamente?
Estar presente nas mídias online não é o suficiente. É essencial saber onde, como e o que exatamente posicionar sobre marca em determinadas plataformas.
Enfim, vamos aos “Ps” para ficar mais claro como ter conhecimento da sua própria marca poderá a te ajudar a desenvolver estratégias eficientes e que se adequam ao mercado o qual sua empresa está inserida
1. 4 Ps do Marketing: Produto
O Produto nada mais é do que aquilo que a empresa vende, podendo ser um produto propriamente dito ou até mesmo um serviço. Basicamente é o conteúdo que é vendido.
Junto ao produto, é necessário pensar para quem esse produto é vendido, ou seja, qual o seu público-alvo?
Saber se seu produto condiz com a realidade de um local faz toda a diferença, e, você quer saber se seu produto é viável ou se aquela ideia de expandir o seu negócio pode virar realidade? Entre em contato conosco que podemos te ajudar a formular um plano de negócios eficiente, basta clicar aqui.
Se destacar no Mercado também não é fácil de conseguir, mas para ajudá-lo, algumas perguntas podem ser feitas para te ajudar nessa reflexão e, além disso, deixar a ideia do seu produto bem estruturada.
- O seu produto vai sanar qual necessidade do cliente?
- Em que aspecto o seu produto se diferencia dos concorrentes?
- Qual o nome?
- Qual o diferencial da Marca?
- É possível mudar algo no produto para que ele melhore? (Pense na experiência do cliente nesse questionamento)
Com isso, é possível definir ou redefinir estratégias para melhor posicionar seu produto no mercado, pois, sabendo defini-lo da melhor forma, focar nas vantagens e nos seus diferenciais podem te ajudar a atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais.
2. 4 Ps do Marketing: Preço
O Preço não é nenhum segredo, ele corresponde ao valor pelo qual seu produto é vendido e/ou comercializado.
O fluxo de caixa de uma empresa é um ponto de atenção crucial e que vai ditar os lucros e prejuízos, com isso, o Preço corrobora para melhor análise e controle de desempenho da empresa.
Além disso, esse pilar corresponde a quanto seu cliente está disposto e a pagar pelo seu produto ou serviço. Conhecer seu público-alvo é crucial para ter uma noção se o cliente poderá pagar ou não pelo produto.
Junto a isso,ter conhecimento dos concorrentes é de suma importância para saber se seu produto está como um diferencial, e se faz sentido cobrá-lo.
É esse pilar que vai ditar o caixa da sua empresa, adaptá-lo de acordo com o mercado a sua volta faz com que suas vendas não parem, com isso, gerar descontos periódicos e variá-lo se necessário, trará grande resultados e pode ter manter sua empresa ativa e gerando lucros.
3. 4 Ps do Marketing: Praça
Esse pilar pode não ter seu significado tão claro, mas ele representa o local onde ocorrerá a venda do produto. Isso engloba tanto o meio físico como o meio online para as vendas. Além disso, quais as plataformas online em que seu produto está sendo ofertado.
Saber onde seu público se encontra é de suma importância, ter uma vitrine impecável mas não ter um público que a consuma é muito desperdício.
A acessibilidade faz com que o público te ache mais facilmente, e, Por quê esperar o seu público ir até você se você pode ir até ele?
No meio online, diversas plataformas e marketplaces são disponíveis, por isso é necessário focar seus esforços nos locais onde seu público está presente. Ter um conteúdo que condizente com o gosto do público e ter claro quais as vantagens de utilizar essa plataforma também são importantes e relevantes para convencer seu cliente na sua tomada de decisão.
Portanto, a o foco mesmo que se dá a esse “P” é a Localização.
4. 4 Ps do Marketing: Promoção
Esse “P” pode acabar confundindo, diferentemente de promoções que vemos em shoppings e que são sinônimos à liquidação, essa Promoção corresponde à promover seu produto e sua marca. Após ter seu produto bem consolidado, ter definido qual o seu valor e ter analisado qual o meio mais assertivo para vendê-lo, é essencial fazer com que ele chegue no cliente, ou seja, fazer sua Promoção.
Além disso, manter o contato com o seu cliente, promovendo o produto que está sendo oferecido, aumenta as chances de convencer o público a comprá-lo. Com uma comunicação condizente com o público, e mantendo-a de acordo com a Praça, é possível adaptar as estratégias e melhorar a conversão e atração dos cliente.
Dessa forma, um Inbound Marketing bem estruturado engloba esses pontos abordados e faz com o mais pessoas conheçam o produto.
Conclusão
Por fim, os 4 Ps do Marketing podem parecer complicados mas são essenciais. Definir os 4 Ps fará com que estratégias de marketing eficientes sejam estruturadas, e, portanto, seu destaque no mercado ficará mais evidente.
Autor: Rafael Nunes – Diretor de Marketing DIgital