Um controle administrativo eficiente é a chave para a longevidade de um empreendimento. Entretanto, diversas empresas, principalmente, as de menor porte não possuem uma gestão e um controle tão eficaz como o desejado.
Fato expresso pelo SEBRAE em pesquisas realizadas no ano de 2013, que mostram que 50% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos 4 primeiros anos.
Muitas falhas podem ser indicadas para explicar essas falências prematuras, dentre elas uma das mais cruciais é a falta de um um Fluxo de Caixa eficaz. No entanto, não se preocupe nesse artigo iremos explicar o que é um fluxo de caixa e mostrar alguns exemplos.
O que é o fluxo de caixa ?
Ele é movimento financeiro que ocorre dentro do negócio. Ou seja, a administração de todos os tipos de entrada e saída de dinheiro. Controle que para ser eficiente, é necessário um registro detalhado de todos os tipos de gastos e ganhos da empresa.
Listado como um dos principais problemas do administrativo, a falta de um fluxo de caixa eficaz, ou até mesmo a falta dessa ferramenta, leva a um desequilíbrio das finanças, podendo acarretar em um colapso total da empresa. Por exemplo:
– Desequilíbrio e descontrole financeiro;
– Tomada de decisões equivocadas, por exemplo, um pico de vendas pode trazer a ideia de que está sobrando dinheiro no caixa;
– Falta de planejamento de ganhos e gastos.
O que um fluxo de caixa bem organizado gera ?
Por exemplo:
– Permite o planejamento de entrada e saída de dinheiro. Ou seja, um controle financeiro detalhado.
– Auxílio no planejamento estratégico e tomada de decisões;
– Prevê saldos negativos ou positivos no final do mês, semana ou dia.
Vamos tomar um exemplo a fim de deixar mais clara a importância do fluxo de caixa, por exemplo:
– Durante o período da Black Friday, um empresário decidiu realizar descontos de 30%. Como retorno das promoções, gerou-se um valor de R$ 55 mil.
– Logo, após registrar detalhadamente todos os gastos e ganhos em seu fluxo de caixa, o empresário percebeu que a promoção fez com que seus gastos crescessem, encontrando um custo final de R$ 53 mil
– Conclusão, ele mostrou uma falha na estratégia e gestão, que, por pouco, não resultou em um saldo negativo.
Ou seja, fica clara a importância de uma rigidez e controle administrativo através dele, que ajuda a evitar situações de desequilíbrio, como a do exemplo acima, e promove uma visão estratégica do negócio para o administrativo. Entretanto, essa análise só foi possível devido ao controle eficiente e detalhado do fluxo de caixa.
Leia também: “COMO INOVAR SEU NEGÓCIO”
Como funciona o Fluxo de Caixa ?
O fluxo pode ser organizado por meio de uma planilha, assim como a maioria das pequenas empresas fazem. O registro ocorre de maneira simples como representado na tabela abaixo, por exemplo:
Deve-se tabelar todos os tipos de gastos e ganhos de sua empresa, assim terá uma base de dados confiável para realizar tomadas de decisões. Entretanto, é preciso ressaltar que o controle do fluxo de caixa deve ser uma atividade rotineira.
Quer saber mais sobre o fluxo de caixa, como implementar, tirar possíveis dúvidas, deixe seu comentário ou entre em contato.
AUTOR: GUILHERME ANDRÉ – Assessor de Mercado