Apesar das mulheres estarem se formando mais do que os homens no ensino superior por mais de 30 anos, elas continuam a ser sub-representadas em carreiras corporativa das Américas. Essas informações vêm da pesquisa Women in the Workplace, realizada em 2018 pela consultoria estratégica global McKinsey.
A pesquisa está em sua quinta edição, e infelizmente, a diferença de gênero continua a ser discrepante e de poucas mudanças, mesmo com a ação da Organização das Nações Unidas lançada em 2010 com os Princípios do Empoderamento das Mulheres.
Há menos mulheres contratadas desde cargos mais baixos, que refletem diretamente com os outros cargos. Uma em cada cinco mulheres afirmam que são as únicas em seu setor ou departamento. Ou seja, é duas vezes mais comum em cargos seniores e técnicos, chegando a ser 40% das vezes esse acontecimento. Além disso, essas mulheres têm uma experiência significativamente pior do que as que trabalham com outras mulheres. Mais de 80% disseram que já sofreram “micro agressões” por conta do gênero, enquanto as mulheres que trabalham com outras disseram ser, 64%, ambos índices são altos.
Diante desse cenário, entretanto, ONGs estão surgindo para empoderar mais as mulheres. Um exemplo é a Think Olga, é uma das ONGs que tem como objetivo empoderar mulheres por meio da informação. Dessa forma, entrevistou 4 mulheres que são referência no empreendedorismo feminino confira o vídeo:
Ana Paula Xongani, Xongani Moda Afro
Formada em design, é sócia-fundadora e estilista da Xongani. Atua também como youtuber e, em seu canal – e nas palestras que ministra Brasil afora – fala sobre moda e estilo afro-brasileiro, moda e militancia, beleza negra, feminismo negro, empoderamento e autoestima da mulher negra e desafios do empreendedorismo negro no Brasil. Em 2015, sua trajetória foi agraciada com o Prêmio EmpregueAfro, distinção que reconhece a contribuição de empreendedores na valorização da diversidade etnicorracial no Brasil.
Camila Lordelo, Eulíricas
Formada em Publicidade e Propaganda, atuou em grandes agências como redatora por 12 anos. Escreve poesias desde criança e atualmente toca o projeto Eulíricas – Poesia nas Coisas, cujo objetos do seu cotidiano são a inspiração dos seus poemas. Com seus objetos, participa ativamente de diversas feiras literárias e de arte.
Mariana Castro, F451
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril. Participou do primeiro jornal exclusivamente on-line do Brasil, do primeiro site de celebridades e do primeiro debate político-eleitoral da internet do país. Além disso, foi editora-executiva de Cidades, Política Mundo e Educação no portal do iG. Escreveu o livro “Empreendedorismo Criativo”. Atualmente é CEO da F451 e proprietária do blog Gizmodo Brasil.
Verônica Oliveira, Faxina Boa
Baiana, veio a São Paulo com 20 anos. Começou a carreira como operadora de telemarketing e como as contas não fechavam no final do mês, então, resolver fazer faxina. Logo, percebeu que somente com a faxina, poderia aumentar em 4 vezes a sua renda. Atualmente, cria conteúdo para as mulheres que fazem a faxina e para as que querem contratar pelo serviço. Há o projeto da Faxina Boa virar uma plataforma.
Durante a entrevista, foi levantado a dificuldade de lidar com números e planilhas. Então:
Leia também: “FLUXO DE CAIXA”
para lhe auxiliar nesse primeiro momento.
A UFABC jr. Consultoria Empresarial realiza serviços nessa área, então mulheres, se vocês tem o sonho de ser empresárias, entre em contato conosco que marcamos uma conversa para lhe auxiliar!
AUTORA: LETÍCIA UEHARA – Líder de Marketing Digital
Visite nossas redes sociais:
Facebook | Instagram| Linkedin