Diante das constantes mudanças e altos índices de concorrência do cenário do mercado atual, conquistar, manter e satisfazer o cliente tem sido um dos maiores desafios para empresas que pretendem inovar e se expandir no mercado.
No entanto, os gestores devem ter em mente que o sucesso da empresa depende também de quem trabalha nela no dia-a-dia e garantem os índices de produtividades e demandas. Por isso, esses indivíduos devem estar satisfeitos e motivados para que haja elevados índices de comprometimento com a organização, fazendo com que eles divulguem a própria empresa. A partir disso, surge então o Endomarketing, caracterizado como uma excelente estratégia de gestão.
Endomarketing pode ser definido como ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o objetivo de atrair e reter esses colaboradores. Pois, uma vez estando satisfeitos com a empresa, eles acabam produzindo mais e melhor.
As consequências podem ser muito positivas, conquistando resultados mais eficientes e também aumentando a fidelização de clientes externos, ou seja, aqueles que adquirem seus produtos ou serviços.
As ações do endomarketing possuem como principal objetivo proporcionar competitividade na organização, inovando e valorizando seus componentes internos. a partir de propostas que criem um ambiente saudável e propício à produtividade, comunicação eficaz e desenvolvimento dos recursos e capitais humanos que possam atender e satisfazer as necessidades daqueles que estão presentes no dia-a-dia da organização.
A função do endomarketing é deixar claro que nos processos internos da empresa também existe, entre outras coisas, a prática dos valores estabelecidos com base na cultura organizacional, a manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento das pessoas, os clientes internos que têm seus valores, desejos e expectativas.
Com os desafios de continuar o crescimento da organização, conquistar novos mercados e manter-se estável diante do cenário atual, as organizações contam com uma ferramenta indispensável: o seu capital humano interno, que realiza o elo entre a organização e os clientes.
Existem diversas formas para implementar e utilizar o Endomarketing em sua empresa. Listamos a seguir alguns meios facilitadores que permitem a funcionalidade do Endomarketing, sendo eles:
Crie momentos onde os colaboradores possam estar em contato direto uns com os outros, seja desenvolvendo planos de ações em conjunto ou até mesmo promovendo reuniões colaborativas para as diferentes áreas da empresa. Assim gerando conexão e engajamento.
Promova esses momentos de prática, para que os colaboradores possam aperfeiçoar suas habilidades e melhorar nas execuções de suas atividades. Além de fazer com que as competências sejam impulsionadas, a utilização de ferramentas podem facilitar e ajudar a melhorar ainda mais o desenvolvimento das tarefas diárias.
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Organize momentos, onde os colaboradores possam desfrutar de conteúdos com pessoas experientes em determinados assuntos. Podendo ser sobre temas relacionados à empresa ou outros mais amplos, visando a melhoria tanto da empresa quanto de habilidades gerais dos colaboradores.
Crie campanhas internas para engajar os colaboradores e também fazer com que eles sintam a importância de certas causas e ações para a evolução do ambiente de trabalho e também do mundo em geral. Você pode trabalhar sobre a temática de boas práticas ou até mesmo realizar mini competições com desafios para serem realizados.
Estabeleça um canal de comunicação interno da empresa, onde todos possam ter um perfil e compartilhar acontecimentos relacionados à empresa. Além disso, todos terão conhecimentos sobre o que está acontecendo na organização, de forma rápida e fácil.
Reconheça os esforços e as conquistas que os colaboradores fazem pela sua organização. Dessa forma, você pode planejar gamificação ou desenvolver outros procedimentos para realizar esse reconhecimento. Alguns exemplos são: Presentar com vale-compras, enviar carta elogio no e-mail de todos os colaboradores entre outros.
Deixe explícito que os colaboradores possuem espaço de fala e que podem ser transparentes. Mostre que estão dentro de um ambiente aberto e seguro, para conversar com os gestores ou com o time de gestão de pessoas/recursos humanos. Além disso, você pode criar pesquisas para saber dados macros sobre a organização e a partir dos resultados pode elaborar planos de ações para melhorar com as dificuldades ou insatisfações dos colaboradores.
Para ter resultados melhores e fazer com que sua empresa chegue em níveis cada vez maiores é de extrema importância que você invista não apenas em ferramentas, profissionais especializados ou clientes, mas também olhe com muita atenção e cuidado para seus colaboradores. Pois, são eles que fazem todos os processos acontecerem.
Além disso, com a implementação do Endomarketing você irá promover diversos benefícios para a sua empresa. Alguns exemplos são: colaboradores mais felizes, com motivação, com comprometimento e com engajamento para trabalhar; melhora na produtividade; Objetivos claros e definidos; Engajamento ainda maior na resolução de problemas entre outros.
E lembre-se: a reputação da sua empresa não é somente externa, mas interna também. Seus colaboradores podem atrair mais clientes com a empolgação e empenho que demonstram pela empresa, além de fazer recomendações e falar mais sobre seu local de trabalho. De todas as formas você está ganhando, assim como todos os demais envolvidos.
Autora : Marcilene Seles
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