O que é gestão de dados?
A gestão de dados consiste em uma rotina de organização e manutenção de dados internos de um negócio, por exemplo. Nela, são utilizados diversos recursos e ferramentas que podem auxiliar na gestão desses dados, dando utilidade e permitindo com que as informações sejam utilizadas para controle financeiro da empresa, por exemplo, além de permitir com que sejam traçadas estratégias em cima dos panoramas mostrados pelos dados.
Quais ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na gestão de dados?
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar em um controle e gestão dessas informações. Segue alguns ótimos exemplos que podem te ajudar:
-
Power BI
Um bom exemplo de uma ferramenta que pode ser utilizada com essa finalidade é o Power BI, programa que consegue juntar dados desconexos em informações que fazem sentido, tudo isso de uma forma muito visual e muito interativa. Permite com que seja possível a construção de dashboards personalizados e que todos os dados fiquem visíveis em um único plano, com designs e formatos que sejam melhor para o seu entendimento.
-
Google Analytics
Outra ferramenta bastante utilizada para controle de dados, porém mais voltada para a área digital e o Google Analytics, voltado para controle de indicadores de sites, ele permite com que você saiba quem acessou, qual pagina foi a mais vista, a região que teve mais acessos, permitindo com que nenhuma das informações relevantes sejam perdidas. Além disso, ele também mostra quais horários são melhores para a postagem de conteúdos e quanto tempo cada visitante permaneceu no seu site.
-
Orange
A Orange é uma ferramenta interativa de análise de dados de código aberto. Através de uma interface gráfica é possível o estudo de dados estatísticos, projeções lineares, fluxo de trabalho e muitas outras funções. A ferramenta está disponível para Windows, macOS e Linux.
-
Matlab
A Matlab é uma ferramenta de gestão de dados excelente e mais voltada para empresas de tecnologia e engenharia. Com ela, é possível tanto desenvolver algoritmos, quanto o estudo de dados. Além disso, ela se adequa a diferentes sistemas em empresas de TI, sem que haja a necessidade de criar um ambiente personalizado.
Quais os benefícios de uma gestão de dados bem feita?
Uma boa gestão de dados é extremamente relevante para qualquer negócio ou empresa, apresentando um retorno positivo e benéfico. Abaixo se encontram setores que podem ser alavancados por esse processo:
– Financeiro
Quando se trata de finanças, o controle de dados é vital para qualquer empreendimento. Ter tudo documentado e analisado em relação ao que foi gasto, como despesas e investimentos, e tudo o que foi recebido como faturamento, permite que o administrativo tenha mais segurança e controle na hora de planejar ações futuras para a empresa, levando em conta a realidade financeira daquele momento. Dessa forma, são tomadas decisões sensatas e seguras, evitando danos permanentes para a empresa, como a dívida e a falência.
– Comercial
Tratando-se da área responsável pelas aendas da empresa, a situação não é diferente. A análise dos dados permite que se crie indicadores que acompanham o desenvolvimento e o desempenho da área da empresa, sendo possível analisar quais pontos estão dando certo ou não. Por exemplo, você pode ter uma noção mais nítida de quanto seus funcionários estão realmente desempenhando e de quais produtos ou serviços são preferidos pelo seu público alvo.
A gestão de dados bem feitas também permite com que você consiga definir um ICP (Ideal Customer Profile) para a sua empresa. Dessa forma, toda sua área comercial conseguirá ser muito mais assertiva na hora de vender, sabendo detalhes estratégicos e fundamentais para aquele momento. Além disso, é possível ter acesso a informações como o quanto o seu produto ou serviço foi útil para outras empresas (dados quantitativos), isso pode servir como um gatilho para novos clientes comprarem da sua empresa.
– Marketing
Analisando a parte do marketing, uma gestão de dados bem feita, pode te dar informações importantes sobre estratégias e oportunidades futuras. Saber por qual plataforma o seu público interage mais, quais tipos de postagem eles se interessam, ter o controle de resultados de ações de marketing realizadas pela sua empresa, entre outros pontos. Tudo isso colabora para decisões mais assertivas e estratégicas.
Como saber se você está tendo controle dos seus dados?
Para saber se você está conseguindo gerir seus dados de uma maneira efetiva, você pode fazer uma análise interna de todos os setores da empresa. Nessa análise, seria ideal passar por todos os processos e atividades de todos os setores da empresa, visando identificar se em todos esses é possível relatar numericamente e estatisticamente, através de indicadores e métricas, o desempenho de cada setor e o rendimento das atividades.
Por fim, se você tiver encontrado essa dificuldade, nós aqui da UFABC JR. conseguimos te ajudar, caso tenha interesse em uma melhor gestão de dados, entre em contato! Estamos à disposição!
Autor: Gabriel Rodrigues