Já caiu no senso comum, o fato de que ser um empreendedor de sucesso, demanda muito tempo, comprometimento e atenção ao negócio, realmente. Mas com o forte avanço da tecnologia, surge diversas ferramentas que agilizam esse processo. Sabemos que ter um controle assertivo do desempenho de seu negócio frente a uma alta concorrência e uma grande dificuldade de posicionamento de marca no mercado, se tornou essencial para garantir a longevidade do negócio. Para isso, surgiu a estruturação e análise de dados.


Mas, o que é análise de dados?

Análise de dados, ou do inglês, Analytics é a metodologia de extrair e interpretar informações vindas de um conjunto de dados que servirão de embasamento para um determinado objetivo. A grande diferença desse tipo de análise para outros convencionais é que a precisão e assertividade geralmente são muito altas, afinal de contas, essa análise é totalmente racional, nutrida com fatos e informações da própria empresa.

Para garantir a eficácia ao analisar os dados é necessário garantir que os mesmos estejam dispostos de uma maneira organizada em um banco de dados. Quanto melhor for a estruturação de sua fonte de dados, menos trabalho é demandado para o tratamento do mesmo o que sobrará mais tempo hábil para a própria analise.


#1 – Big Data

Com o avanço do conhecimento e aplicação da análise de dados, surgem outras metodologias baseada no próprio Analytics. A ideia de Big Data é uma delas.

Considerando um contexto de grandes empresas, com um volume e complexidade dos dados muito grande, acabam ficando a mercê de uma análise de dados bem feito, pois é a maneira mais eficaz e realista de se fazer um diagnóstico do negócio. E é assim que se desenvolveram o Big Data.

O Big Data tem um enfoque muito mais qualitativo do que quantitativo, em que seu principal ponto é servir de base para geração de insights e tomadas de decisão sólidos.

Se sua empresa ainda não possui essa metodologia bem estabelecida no dia a dia, é melhor adaptá-la a esse conceito, pois segundo um famoso cientista da computação, o britânico Tim Berners-Lee, “dados são coisas preciosas e que vão durar mais que seus próprios sistemas”.


#2 – Vantagens que a análise de dados e Big Data farão para sua empresa

Vantagens

Agora que entendemos como análise de dados funciona, está na hora de vermos quais são as reais oportunidades que existem caso essa metodologia exista na sua empresa. Os benefícios são praticamente infinitos, porém farei uma lista dos mais comuns e que mais impactam os negócios.

2.1 – Entender o público alvo

Identificar quem são seus clientes e analisar quais as preferências deles é uma grande vantagem desse recurso, pois apenas com estratégias devidamente direcionadas será possível impactar positivamente os consumidores e obter melhores resultados em vendas para seu negócio.

2.2 – Acompanhamento e manutenção de metas

Traçar um objetivo, saber onde você almeja estar em um certo período de tempo é essencial para seu negócio. Mais importante do que isso é estabelecer um acompanhamento recorrente para entender se será necessário fazer algum tipo de alteração ou manutenção nessa meta. Com análise de dados essa atividade se torna muito mais assertiva e prática.

2.3 – Planejamentos seguros

Esqueça aqueles planejamentos fúteis com base em achismo e intuições. A partir do Analytics você consegue desenvolver tomadas de decisões muito mais precisas e estratégicas, o que proporciona maior segurança para o negócio em longo prazo.

2.4 – Previsibilidade de resultados

Analisar o passado para prever e se preparar para o futuro se tornou algo muito mais simples de ser feito. A partir dos dados bem fundamentados, a capacidade de análise preditiva para seu negócio é muito maior. Com isso é possível prever seus resultados antes mesmo de alcançá-los.

Como dito anteriormente as possibilidades e oportunidades são diversas e com certeza se adapta a todos os segmentos de negócios independente do tamanho e origem.

Entretanto, Apesar disso, o Analytics e o Big Data ainda não são muito explorados pelos empreendedores, principalmente aqui no Brasil. Conforme a pesquisa da KPMG Capital em 2016, feita com profissionais renomados do mercado, apenas 25% aplicam os insights na estratégia da empresa. Nós da UFABC jr., queremos difundir e garantir a aplicabilidade dessas metodologias nos negócios, potencializando o empreendedorismo no Brasil.

Para ampliar ainda mais seu conhecimento, recomendamos a leitura do seguinte artigo:


#3 – Como analisar os dados na prática?

3.1 – Coleta

Antes da análise é necessário fazer a coleta e armazena-los em um banco de dados. Para fazer a coleta existem diversos métodos que vão desde os métodos mais tradicionais como entrevistas ou pesquisas até os mais sofisticado e recomendado atualmente que são sistemas ou softwares de cadastramento de dados desenvolvido especialmente para seu negócio.

3.2 – Armazenamento

Os bancos de dados tem a função de armazenamento e estruturação, é a partir deles que conseguiremos construir a análise. Existem diversos tipos de banco de dados, os mais conhecidos atualmente são MySQL, SQL Server, Oracle, entre outros. Além deles, existem arquivos que também conseguem armazenar dados tais como arquivos Excel, CSV, XML e JSON.

Um exemplo bem simples de coleta e armazenagem de dados é a aplicação de uma pesquisa através de um formulário online. Sendo assim, a coleta é feita através da resposta do formulário e os dados ficam armazenados em uma planilha Excel ou até em uma planilha na nuvem da Google.


#4 – Business Intelligence para análise e interpretação de dados

Um grande aliado do Analytics e Big Data são as ferramentas de Business Intelligence. Com essas ferramentas de BI o entendimento e visualização de dados se tornam muito mais palpáveis e de fácil interpretação e análise.

Porém, essa metodologia precisa estar muito bem disseminada no seu negócio, pois é graças a ela que conseguimos importar e relacionar informações de bancos de dados distintos em gráficos, KPI’s, tabelas, o que são visualizações muito mais entendíveis do que analisar os dados crus direto da fonte.

Uma analogia que, particularmente, gosto de fazer é que essas ferramentas de BI como Power BI e o Tableau são “tradutores”. Já que são capazes de ler e interpretar dados complexos e transmitir essa informação para nós, de uma maneira mais visual e dinâmica, que facilita nosso entendimento.

Infelizmente o BI ainda não é muito bem dissolvido no empreendedorismo no Brasil, mas está em grande ascensão e popularidade. A UFABC jr., acredita muito no potencial do BI e temos vontade de mudar para melhorar a realidade da sua empresa, através dessa maneira estratégica e eficiente de análise de dados.


AUTOR: Vitor Pegolo – Assessor da Interna.

Analise de dados

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