3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

A fim de listar os três maiores problemas que empresas passam em virtude de não investirem na análise de dados, temos que considerar, primeiramente, que a tecnologia atual nos proporciona ferramentas bem mais modernas e interessantes para realizar uma análise de dados eficiente e simples como a Business Intelligence (BI).

Através da metodologia de Business Intelligence (BI), diversos problemas estratégicos e organizacionais conseguiram ser resolvidos em um tempo significativamente menor, evitando o desperdício de recursos.

Os três são:

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

1)Desorganização

Softwares como Power BI e Tableau simplificam muitas informações complexas de inúmeras formas, a ponto que fiquem fáceis de notar — através de gráficos interativos — e, assim, facilitem a tomada de decisão, tornando-as mais bem fundamentadas.

Sem uma análise de dados, inúmeras informações de diferentes prioridades são misturadas em diversas planilhas. Desse modo, sendo substancialmente difícil de existir um diagnóstico claro com as informações mais importantes sobre a empresa.

Assim, diversas decisões estratégicas poderão ser mal implementadas, dada a ignorância sobre características consideradas importantes e que deviam ser priorizadas.

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

2)Pouca agregação de valor nas atividades

Com a falta desta análise, a tomada de decisões provavelmente estará comprometida, não existindo controle sobre as tarefas que podem agregar ou não valor. Ou seja, que estejam ou não alinhadas com três pilares essenciais para uma gestão eficiente: tempo, custo e qualidade.

Consequentemente, poderão ser notados:

  • Gastos desnecessários

Definitivamente, um dos maiores desafios de uma empresa é identificar gastos que não estão sendo feitos de forma eficiente. Ações deste tipo podem diminuir significativamente o espaço para novos investimentos, além de limitar a capacidade produtiva da empresa, já que também este recurso poderia ser aplicado através de novos funcionários ou tecnologias para alcançar este objetivo.

  • Retrabalho

Sem dúvida, este é outro problema que pode gerar inúmeros malefícios. Visto que pode acarretar em significativos atrasos operacionais, levando à perda de produtividade e possivelmente numa diminuição de qualidade. Já que o alinhamento entre as pessoas em relação às suas atividades estará distorcido. Desta forma, são visíveis diversas dificuldades, como em otimizar processos, além de uma clara diminuição no que se refere à satisfação de clientes.

Assim, com a falta da análise de dados, problemas estruturais também podem surgir, levando a necessidade posterior de realizar mapeamento de processos.

Veja também: “Guia completo: Otimização de processos”

3)Falta de padronização e motivação em processos

Com a ausência de uma análise de dados eficiente, vários indicadores de desempenho não poderão ser coletados. Como faturamento, cumprimento de metas, lucro, tempo de operações de cada atividade e outros. Assim, o gestor não conseguirá identificar os maiores gargalos operacionais dentro de sua empresa, fazendo com que problemas antigos continuem persistindo.

Um bom exemplo é a existência de uma capacidade ociosa de produção, dado que trabalhadores executarão tarefas similares num tempo distinto e de diferentes formas, gerando sobrecarga de tarefas entre funcionários.

Como consequência, existirá uma baixa satisfação silenciosa quanto à distribuição de tarefas, ocasionando produtividade abaixo do esperado por conta de uma característica ambiental não observada.

Para saber sobre as características e indicadores que são mais utilizados na análise de dados, bem como sua importância, veja a matéria do nosso blog referente aos Indicadores de Desempenho (KPI’s).

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

Do outro lado do muro

Em contrapartida, diversas empresas que adotam este sistema — investindo nesta tarefa — apresentam diversas tarefas organizadas e bem estruturadas. Conseguindo identificar possíveis cortes de gastos para uma melhor adequação de recursos, obtendo o investimento necessário para expansão ou no desenvolvimento de novas tecnologias.

Mesmo em negócios que não apresentam graves problemas conseguem observar notáveis mudanças em seu desempenho. Com a análise profunda de dados feita com o uso de ferramentas provindas do conceito de BI, considerado alto grau de inovação empregado, sempre é possível identificar novas possibilidades de mudanças que podem contribuir para uma gestão eficiente.

Um pouco mais sobre Business Intelligence (BI)

Como o site SiteWare diz, esse nome é um “conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão”.

Assim, este conjunto serve como suporte na tomada de decisões estratégicas, que serão mais bem fundamentadas, que resultarão em ações mais eficientes. BI se trata de um conjunto que pode ser explorado de diversas formas. Assim, também pode ser facilmente utilizado para uma profunda análise de dados.

Suas principais ferramentas podem ser descritas através de dois fundamentais softwares já mencionados: Power BI e Tableau. Estes possuem capacidade de gerar diversas opções de visualização, que podem ser desde gráficos interativos a mapas que enfatizam e facilitam a visualização de dados mais relevantes, que antes estavam dispersos.

Exemplo do Tableau:

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

Outras possibilidades podem ser descritas:

  • Obtenção de resultados sólidos

A partir de dados destacados e consolidados, é possível garantir maior controle sobre as atividades, já que existirá maior embasamento e conhecimento sobre seus pontos fortes, metas e eventuais problemas.

  • Análises em escala macro

Como se trata de uma tecnologia avançada, e, portanto, desenvolvida para as novas realidades e tendências de mercado, — como o exemplo de possuir diversas informações encontradas em densos bancos de dados, ou seja, a partir de milhares de espaços — a análise de dados complexos e numerosos poderá ser feita facilmente, em um tempo relativamente curto e simples de visualizar, facilitando seu entendimento.

Exemplo de Power BI:

3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados: Veja agora!

UFABC jr.

Em nosso papel como empresa, que se rege pela inovação, qualidade e satisfação de clientes, nos preocupamos em oferecer diversos serviços modernos referentes a uma eficiente análise de dados. Esta ocorre através de ferramentas de Business Intelligence, proporcionando os melhores resultados para sua empresa, juntamente com um acompanhamento após o projeto para oferecer um apoio para o uso da ferramenta.

Conclusão

Apesar de parecer uma tarefa relativamente fácil, para que se tenha uma eficiente análise de dados é preciso investir em recursos para a obtenção de melhores informações para uma tomada de decisão consciente e clara. Com isso, informações valiosas surgem para a prevenção de diversos problemas estratégicos e operacionais.

Existem diversas opções para tal, mas acreditamos que, através do Business Intelligence — conceito inovador e, portanto, adaptado para novos problemas enfrentados por diversas empresas —, existirão resultados significativamente mais satisfatórios e inteligentes.

AUTOR – VINÍCIUS FREGNAN – Assessor de Projetos

vinicius fregnan

Instagram|Facebook

2 pensamentos em “3 Problemas enfrentados por empresas que não investem em análise de dados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *