Todo futuro empreendedor acredita que tem uma boa ideia de negócio, mas nem sempre possui capital suficiente para realizar um investimento e fazer esse sonho se tornar realidade. Pensando nisso, vem descobrir como conseguir um investidor para fazer o seu negócio deslanchar.
Você sabia que segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, só em 2017 foram investidos mais de 3 bilhões em empresas brasileiras?
Onde eu encontro meu investidor?
Você pode achar o seu investidor ideal em diferentes lugares, a depender do nível de maturidade da sua empresa e qual a necessidade dela no momento. Para isso confira uma maneira de como tornar sua ideia irresistível:
Elabore um Plano de Negócios: Com um plano de negócios é muito fácil conseguir um potencial investidor, afinal, um planejamento com projeções financeiras, análise do mercado e indicadores de sucesso você consegue passar muito mais credibilidade e tornar seu negócio atrativo. Clique aqui para contatar nossos especialistas em Plano de Negócios e agendar seu diagnóstico gratuito.
Quais as formas de conseguir investimento para o meu negócio?
Para conseguir apoio e suporte na jornada do empreendedorismo, é necessário aplicar aquilo que já dizia Clarice Lispector “Sozinho posso ir mais rápido mas junto podemos ir mais longe” no mundo dos negócios essa lógica costuma funcionar efetivamente, por isso confira alguns tipos de investidores que podem te ajudar a tirar esse sonho do papel.
Investidor-Anjo
Investidor-Anjo é uma pessoa física que usa dos seus próprios recursos para investir em um empreendedor ou empreendimento terceiro, o perfil comum desses investidores são pessoas com uma grande experiência nos negócios além de um gigantesco networking, grandes exemplos brasileiros temos: Luiza Helena Trajano, Camila Farani, Caito Maia, João Apolinário, Caio Castro, entre outros. O termo anjo mostra que o investidor vai além do investimento em recursos financeiros, trazendo consigo recursos intelectuais e sua rede de contatos.
Amigos e Familiares
Muitas vezes esse não é o melhor modelo de conseguir investimento, afinal depende bastante do relacionamento e não é a forma onde normalmente se consegue mais capital. Entretanto, por mais que essas pessoas não investem muito dinheiro, é uma boa maneira de você conseguir testar com menos recursos e validar sua ideia sem grandes burocracias.
Crowdfunding
Esse termo nada mais é do que fazer uma “vaquinha” para conseguir angariar fundos, não é a melhor maneira porque normalmente não são valores expressivos, porém é uma boa maneira de conseguir tirar uma ideia inovadora do papel.
Fundos de Investimento
Você já deve ter escutado pelo mercado financeiro algo sobre Venture Capital, Private Equity. São fundos de investimento que reúnem dinheiro para aplicar nas empresas com grande potencial de crescimento, ou seja, que podem crescer de maneira exponencial rapidamente e que tenham um bom controle financeiro.
Empréstimo Bancário
Antes de achar que um empréstimo pode facilitar seu trabalho pense bem nos juros, hoje as instituições bancárias costumam ter uma alta taxa de juros, fazendo com que não seja viável para a sua empresa arcar com algo que pode não gerar o retorno esperado.
O que eu devo apresentar para convencê-lo a levar minha ideia adiante?
Um bom plano de negócios engloba:
- Indicadores de Marketing (Preço, Praça, Produto, Público-Alvo);
- Análise financeira (DRE, balanço, fluxo de caixa);
- Análise Macroeconômica: Projeção do Mercado como um todo e seus impactos em relação ao seu negócio;
- Análise do seu Modelo de Negócios, ou seja, como você entrega valor ao seu cliente;
- Missão, Visão e Valores da Organização;
- Diferenciais da sua marca
Quais as métricas que meu negócio precisa provar ao investidor?
As principais métricas a serem entregues normalmente são:
- ROI, Retorno sobre Investimento;
- CPA, Custo por Aquisição;
- Taxas de Conversão;
- Metas a serem atingidas e as já alcançadas.
E você? Quer fazer um Plano de Negócios mas não sabe por onde começar? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas
Autor: Karen Pugliessa Araújo