A primeira Revolução Industrial, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII, foi marcada pelo início do trabalho em grandes indústrias, empresas e corporações. Além das péssimas condições de trabalho dos funcionários.
Horários rígidos, esforço excessivo, tarefas repetitivas, falta de segurança, cobrança extrema: fatores estes que aumentavam cada vez mais a infelicidade dos funcionários naqueles ambientes hostis, acarretando baixíssimos níveis de produtividade.
Porém, nossa sociedade já evoluiu muito desde essa época, principalmente no que diz respeito a qualidade do ambiente de trabalho e do clima organizacional de cada empresa!
A saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho é um tema de imprescindível discussão, e vem sendo estudado pelas áreas da psicologia, da gestão empresarial e dos recursos humanos. Além da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), que definiu esta característica como “um local […] onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.
Mas então, como é formado um ambiente interno efetivo e saudável de fato?
A construção de ambientes saudáveis de trabalho é feita a partir da valorização de 3 pilares: necessidades individuais, relações interpessoais e conforto – físico, infraestrutural e psicológico.
A começar que as necessidades individuais não podem ser negligenciadas: salários justos, oferta de benefícios, reconhecimento de conquistas, horário flexível e eficiente para o indivíduo.
Além disso, de nada adianta excelentes pagamentos se as relações interpessoais daquele ambiente são ruins. Estresses generalizados, propagação de ódio implicitamente, críticas excessivas, discussões agressivas, ameaça de possíveis consequências… a ocorrência desses casos de uma convivência desgastante, torna o ambiente hostil.
E, para fechar, o conforto necessário para um bom desempenho das atividades é essencial: local de execução das tarefas bem organizado e limpo, infraestrutura adequada, oferecimento de bons equipamentos e tecnologias que deixem o processo mais eficiente e fornecimento de uma rede de apoio e ajuda a todos.
A implementação dessas melhorias dentro da empresa como um todo, terá um impacto enorme, visível e de curto prazo na qualidade de trabalho das equipes.
Isso se dá porque trabalhadores felizes e motivados com a qualidade de vida que possuem dentro de sua empresa, são os que mais geram resultados e são os mais produtivos ao executar suas tarefas com dedicação e entusiasmo!
Um bom exemplo de empresa que, ao prezar por um ambiente interno saudável apresentou resultados incríveis, é a startup Nubank.
O unicórnio brasileiro (startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos) possui, logo de cara, um prédio totalmente inovador.
Ambientes divertidos e criativos, com bibliotecas, cachorros, videogames e espaços inusitados para reuniões. Tudo isso para promover conforto e contentamento em seus funcionários!
Além de que também é marcada pelo seus colaboradores como a empresa que permite errar e expor suas ideias sempre: “Algo bem legal que a gente tem aqui é que existe liberdade e erros podem acontecer, mas é totalmente aceitável. A nossa cultura permite errar, testar, experimentar – é em uma dessas que a gente cria algo totalmente diferente”, afirmou Thais Starling, desenvolvedora de produtos da Nubank.
Então, é fato que essa cultura organizacional voltada para a qualidade dos recursos humanos para seus colaboradores aumenta a produtividade e eficiência da empresa como um todo. Podemos citar como benefícios dessas práticas:
- a melhoria do comprometimento com a entrega de resultados das equipes,
- menor rotatividade dos funcionários,
- união entre as áreas para melhor aproveitamento de ideias,
- diversidade nas tarefas e criatividade para melhor executá-las,
- senso de time e de pertencimento, que torna a busca por resultados uma constante meta para todos!
Agora… como tornar o ambiente interno da minha empresa mais propício para gerar bons resultados?
- melhore a qualidade do ambiente físico de trabalho dos colaboradores;
- incentive boas relações interpessoais;
- apoie e inclua a diversidade no time;
- adote recompensas e benefícios, valorizando o funcionário;
- invista na cultura de feedbacks dentro das equipes;
- escute e atenda as necessidades individuais de cada um;
- analise as possibilidades de tornar as jornadas de trabalho mais flexíveis;
- aprimore a comunicação interna da empresa;
- capacite as lideranças para serem participativas.
Ao adotar essas novas práticas e melhorias dentro do seu negócio, verá resultados expressivos nos índices de produtividade, já que a qualidade de vida e felicidade dos funcionários crescerá, tornando-os mais dedicados e comprometidos ainda com seu cargo e suas funções. Avalie e monitore essa diferença para metrificar os benefícios que um bom ambiente interno trás para sua empresa!
Assim, distanciamos cada vez mais nossas práticas atuais daquelas precárias e hostis vividas por nossos antepassados na primeira Revolução Industrial. Além de melhorarmos nossas dinâmicas sociais, ao trabalhar com entrega e dedicação por aquilo que fazemos.
Os valores da UFABC Jr. estão completamente alinhados com essa perspectiva, e somos efetivos em boas práticas de clima organizacional. Entre em contato conosco para entender mais e tirar insights do que pode ser melhorado dentro da sua empresa! Solucionamos suas dores para um melhor desempenho.
Autora: Lia Amoroso Evora