3 Problemas de posicionamento de marca e a Pesquisa de Mercado ideal

Com certeza você já ouviu a máxima de que é essencial ter um bom posicionamento de marca para sua empresa. Parece muito óbvio, não é mesmo? A realidade é que não temos conhecimento na prática do que uma falta de posicionamento de marca no mercado atual pode causar de prejuízos para a sua empresa e, consequentemente, vemos pouca importância em direcionar recursos para isso. Esse texto é dois em um: busca apresentar 3 principais problemas de posicionamento de marca e, além disso, mostra a importância de uma boa pesquisa do mercado em que sua empresa está inserida. 

3 Problemas de Posicionamento de Marca 

1. Falta de diferenciais:

quando se pensa em posicionamento da sua marca, é muito importante dar dois passos para trás e pensar: o que tem nas minhas marcas favoritas? O que me faz engajar com elas? Muitas vezes podemos tirar insights de marcas próximas de nós e adaptá-las para o nicho de mercado em que sua empresa está. Sem diferenciais, seus clientes não enxergam razão para escolher você no lugar de seus concorrentes. 

2. Não fazer uso do imaginário dos seus clientes:

Se a sua empresa já está inserida no mercado, qual a primeira coisa que vem na mente de seus clientes? Como eles definiriam sua empresa em 3 palavras? Adotar um posicionamento de marca que já existe na mente dos seus consumidores têm o potencial de impulsionar o seu engajamento, utilizando como vantagem competitiva o lugar que a sua empresa ocupa na vida do público-alvo. Clique aqui para entender como uma grande player do mercado faz para ouvir seus clientes.

3. Abrangência para todos os públicos:

Gostamos de dizer na UFABC Jr. que quanto mais “nichada” está sua empresa em relação ao seu público-alvo, maiores são as chances de atingi-los e convertê-los em clientes. É essencial saber exatamente qual é o arquétipo do seu cliente e como ele se comporta para estruturar um bom posicionamento de marca, focando exclusivamente em chamar a atenção desse público específico. Apostar em todos acaba gerando menos resultados do que se pensa o senso comum, por esse motivo, busque sempre afunilar cada vez mais quem você quer que entre para dentro da sua empresa, de modo que é mais provável que eles fidelizem e voltem mais vezes em busca de seu produto ou serviço. 

Pesquisa de Mercado Ideal para a sua empresa

Agora que elencamos quais as consequências de um posicionamento de marca fraco ou não assertivo passamos para um outro desafio: como podemos desenvolver um posicionamento assertivo, “nichado” e eficiente? Para entender o mercado e suas demandas é preciso estudá-lo, e é aí que entra a Pesquisa de Mercado. Elencamos os 4 principais tipos de pesquisa de mercado para você entender o seu cliente, tornando a tomada de decisões estratégicas mais assertiva com a identificação das atuais tendências de mercado. 

1. Pesquisa Quantitativa:

esse tipo de pesquisa tem um enfoque, como o próprio nome diz, na quantidade de respondentes, utilizando para isso perguntas e respostas mais objetivas, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões que precisam de uma base de dados sólida. 

2. Pesquisa Qualitativa:

o enfoque qualitativo, por sua vez, tem o intuito de buscar respostas do público mais elaboradas, entendendo o que realmente ele pensa sobre sua marca ou produto em questão. Nesse tipo de pesquisa em específico, pode se retirar insights necessários para o desenvolvimento do seu público-alvo, de qual é a sua persona e o seu ICP. Inclusive, você já deu uma olhada em nossos textos sobre ICP e Persona

3. Pesquisa Primária:

A pesquisa primária é a coleta e análise de informações e dados que ainda não estão disponíveis. Ou seja, são dados obtidos por meio de entrevistas, visitas aos pontos de venda, surveys, grupos de foco, questionários e experimentos. 

4. Pesquisa Secundária:

se trata da utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver seus desafios atuais. Nesse caso de pesquisa, usa-se principalmente feedbacks já coletados de seus clientes, qual a demanda exata de cada produto ou serviço do seu portfólio, quanto tempo seu cliente fica no seu funil de vendas, e por aí vai. Basicamente são dados dos quais sua empresa já coletou mas não utilizou para desenvolver Inteligência de Mercado. 

Pensando em elaborar um bom posicionamento de marca para a sua empresa, a UFABC Jr. oferece seu serviço de Pesquisa de Mercado para te auxiliar e fazer com que sua empresa não tome decisões prejudiciais a ela. O que acha de marcar uma reunião diagnóstica com um de nossos especialistas? É só clicar aqui!

 

Autor: Gabriela Justo

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