Os treinamentos são parte da rotina das mais variadas corporações e são fundamentais para a parte estratégica de qualquer empresa. São inúmeros os pontos positivos que uma equipe bem treinada pode gerar para a sua organização. Sendo assim, saber quais treinamentos você precisa criar, como aplicá-los e quem deve recebê-los é muito importante. Dessa forma consegue-se obter resultados satisfatórios para o seu negócio. Veja a seguir como preparar um treinamento!
Benefícios
Ao treinar seus funcionários você:
- Evita que decisões prejudiciais sejam tomadas em momentos importantes.
- Prepara sua equipe para enfrentar situações adversas em um atendimento aos seus clientes, por exemplo, evitando assim que uma venda seja perdida ou que você tenha clientes insatisfeitos.
Além disso, treinamentos são úteis para aumentar a produtividade das áreas, otimização de processos internos. Além disso proporcionam uma grande interação entre os funcionários, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao time e propósito da empresa.
Objetivo do Treinamento
A escolha do tema de um treinamento precisa estar baseada fundamentalmente em uma necessidade que a empresa possua. Algumas vezes a necessidade pode partir de uma dor latente. Em contrapartida outras vezes, pode ser apenas fruto da intenção de impulsionar alguma área dentro da empresa. Problemas como falta de comunicação, retrabalho e mau uso (ou mesmo subaproveitamento) de ferramentas que a empresa possui, podem ser motivos consideráveis para a elaboração de um treinamento.
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Preparando o treinamento
Após encontrada uma necessidade é o momento de preparar toda a estrutura para a capacitação. É muito importante ter um local apropriado para todas as pessoas que participarão. Identificar pessoas experientes no assunto dentro da sua empresa pode ser uma saída para preparar um conteúdo eficiente sem a necessidade de contratação de uma equipe para treinamento. Tratando de assuntos mais específicos, contratar uma equipe externa para fornecer insumos para palestras e dinâmicas é uma boa saída. Entretanto vale ressaltar que toda essa mobilização envolve custos e devem ser muito bem calculados para não trazer mais prejuízos para a sua organização. Além de todo esse preparo nos bastidores, existe a importância da divulgação interna. Com isso alinhado a divulgação deixa claro o objetivo de impulsionar a presença de grande parte dos funcionários nesse encontro.
Colocando em prática
Elabore para o tempo de treinamento dinâmicas que estimulem os funcionários a colocarem em prática tudo aquilo que até então foi passado apenas como algo teórico. Pesquisas revelam que cerca de 75% de todo o conteúdo é retido quando a pessoa pratica o que foi ensinado apenas de forma expositiva.
Um bom exemplo é solicitar que os colaboradores executem uma tarefa no novo software que a empresa adquiriu ou participem de uma situação hipotética de negociação onde o funcionário precisa utilizar as novas técnicas que aprendeu no treinamento.
Análise dos resultados
É muito importante para a organização que irá promover o treinamento desenvolver indicadores e métricas que permitam avaliar os resultados. Assim, o momento de capacitação cumprirá com o objetivo de identificar exatamente os benefícios que ele trouxe para a empresa. Podemos tomar como exemplo um treinamento para uma área de vendas, voltado para um melhor desempenho dos vendedores nas ligações que precisam ser convertidas em reuniões com clientes. É fundamental saber qual era a taxa de conversão antes do treinamento. Dessa forma será possível avaliar os resultados e assim tirar conclusões de quais pontos foram mais relevantes e juntar informações para um próximo momento de capacitação.
AUTOR: DANIEL SOUZA – Líder de Closers
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