Começou 2022 e é sempre um costume escrever ou mentalizar nossas metas anuais, mas também é um costume deixá-las em segundo plano por uma falta de organização e planejamento, o que vai nos deixando desmotivados e no começo do próximo ano entramos nesse ciclo vicioso novamente. Esse ano será o rompimento desse ciclo e aqui estão 7 dicas para mudança de hábitos e metas – divididas em elaboração e realização, buscando um crescimento profissional e pessoal do qual você se sinta inteiramente orgulhoso de si mesmo.
Primeiramente, antes de começar a estabelecer suas metas, procure realizar uma autoavaliação crítica de como foi seu 2021, apontando comportamentos e atitudes que não são benéficos, mas também o que continuar fazendo que vem dando certo pra você. Dessa maneira, é possível estabelecer uma boa base para começar a desenvolver suas metas, identificando onde você se encontra no processo. Depois dessa autoavaliação, já é possível identificar alguns dos seus objetivos para 2022.
Dicas para a elaboração de objetivos
Nesse momento, é sempre bom manter um certo equilíbrio entre objetivos simples e desafiadores em proporções mais ou menos iguais, assim é possível se manter mais motivado, alcançando-os no decorrer do ano. Além disso, manter a sua vida pessoal e profissional balanceada não é uma tarefa fácil, mas desenvolver objetivos de ambas as partes impede você de causar um desequilíbrio que pode ser prejudicial no futuro, gerando sentimentos como frustração e desmotivação ao longo do processo do cumprimento de suas metas.
Para isso, aqui vão algumas dicas para que você consiga elaborar seus objetivos de uma melhor maneira:
- Seja gentil consigo mesmo! Muitas vezes, é um passo negligenciado do processo. A pessoa que mais entende de você mesma é você, então crie metas que levem em conta seus limites, vontades e disponibilidades, se respeitando ao longo de todo o processo.
- Foque em objetivos que resultam em aprendizados palpáveis! Procure se manter antenado às novas tendências de mercado, sempre se questionando: como me manter capacitado para as transformações e inovações no mercado empresarial, otimizando meu potencial? Lembre-se de que se trata de um investimento para você mesmo, dessa maneira o aprendizado se torna mais como um momento de desenvolvimento pessoal do que profissional propriamente dito. (alguns dos objetivos podem ser: aprender uma língua estrangeira, livros para ler ao longo do ano, cursos online…)
Dicas para a realização de seus objetivos
- Alto esforço de imediato não é benéfico! Controle a sua ansiedade, não será possível alcançar todas as suas metas em janeiro. Verdadeiras e permanentes mudanças levam tempo. Uma dica é escrever os passos que são necessários para alcançar a meta, assim periodicamente você consegue dar um check e ainda observar seu progresso.
- Faça o mais importante primeiro, mesmo que seja o mais trabalhoso e demorado! Dessa maneira, sua concentração se encontra em seu grau máximo para a execução do objetivo que considera de maior relevância. Procure deixar sua lista de metas em ordem de importância, assim existe uma cronologia para você seguir.
- Saiba dizer não e excluir! Mantenha suas prioridades alinhadas com suas metas, é preciso ter consciência do que você realmente quer e possuir uma visão do resultado final muito clara. É fácil se perder no meio do caminho com tantas escolhas que possam vir a surgir, mas com uma meta clara e bem definida, as chances de escolhas responsáveis são maiores. Dizer não para algumas coisas mostra um elevado autoconhecimento.
- Tenha em mente sempre o porquê do seu objetivo! Muitas vezes o esquecimento do porquê da existência da meta causa uma desistência precoce. Por isso, ao estabelecer uma meta, escreva todos os prós e contras, para sempre que você se sentir desmotivado possa se lembrar do motivo inicial que o fez buscá-la. Lembre-se sempre também de que suas metas precisam ter mais prós do que contras, se não por qual motivo você quer alcançá-la?
- Repense o seu círculo de amigos! Você é a soma das 5 pessoas das quais você mais convive. Portanto, amizades que não te agregam e não te inspiram a ser uma pessoa melhor todos os dias não são amizades que você precisa ter por perto. Escolha com sabedoria, e lembre-se de que é um caminho de mão dupla, ou seja, você também precisa ser a amizade que eleva o outro e inspira positivamente o seu círculo.
Concluindo o seu planejamento de metas, procure uma maneira de manter um certo controle, seja usando um aplicativo de notas, lembretes mensais agendados no seu celular ou deixar marcado na sua agenda física ou digital. Para que assim o processo se torne mais orgânico e com menos chances de uma auto sabotagem.
Compartilhe suas metas com uma pessoa que você confia! Uma companhia para te incentivar, te acompanhar em 2022 e celebrar seus resultados é de suma importância. Se essa pessoa também possuir metas, melhor ainda! As duas conseguem se inspirar e impedir que uma ou outra desista no meio da jornada.
Precisa de ajuda para elaborar metas eficientes para 2022? A UFABC Jr pode te ajudar!
Autor: Gabriela Brunialti Justo