A internet transformou os nossos modos de consumo e é desse novo que nasce a necessidade dos empreendedores de impulsionar o seu negócio. A maior parte dos consumidores, segundo os dados levantados pela Connected Life, preferem comprar pela internet. E quando não compram pesquisam antes de tomar a decisão de comprar em uma loja física.
Para visualizar melhor o cenário e tomar decisões assertivas, é importante ter um plano de marketing digital bem estruturado. Caso você tenha a necessidade de entender como posicionar sua marca e ganhar mercado nesse novo modo de consumo, a leitura desse artigo é para você.
Nesse texto abordaremos os seguintes pontos:
- Entenda seu público-alvo;
- Teste propostas diferentes;
- Promova seu produto/serviço;
- Gere e analise os seus dados.
#1 – Entenda o seu público-alvo
Essa deve ser uma das principais, se não a sua principal, preocupação na hora de estruturar seu negócio sendo assim público-alvo é o público que você deseja atingir, ou seja, seus clientes.
1.1 – O que é público alvo?
O público alvo é a parte da população que tem interesse no serviço/ produto oferecido pela sua empresa. É por isso que ele é tão importante e quanto mais informações você dispor desse público maior a probabilidade do relacionamento entre o cliente e a sua empresa ser satisfatório. Já que as suas campanhas serão assertivas e direcionadas para o mesmo assim diminuindo assim as chances de perda.
1.2 – Como traçar o meu público alvo?
Muitos fatores sociais e demográficos são utilizados para chegarmos no público alvo ideal. O direcionamento de algumas perguntas pode te auxiliar a chegar no seu público alvo, como: Idade? Sexo? Formação? Classe social? Localização? Hábitos de consumo?
Com essas informações poderíamos traçar por exemplo que seu público alvo seria: Homens, de 50 a 60 anos, de classe B, localizados no interior de São Paulo que gostam de fazer churrasco.
Assim fica muito mais fácil para você direcionar as campanhas e impulsionar o seu negócio. Já que isso é tão importante que se essa parte não estiver bem estruturada pode causar grandes prejuízos a longo prazo. Você irá gastar esforços e recursos e não terá nenhum lucro em troca.
1.3 – Persona
A persona ou Buyer Persona é ainda mais específico que o público-alvo já que ele traz maiores informações, costumes e jeitos o que criam maior empatia entre o cliente e como seu negócio é oferecido então quando falamos em persona vamos muito mais a fundo. Existe um nome, uma profissão, uma história, os hobbies, valores, ambições, hábitos de compra. A persona é capaz de idealizar o cliente ideal de forma mais assertiva que o público-alvo. Ela nos mostra em qual rede social devemos apostar, qual palavra chave usar, os conteúdos ideais, as melhores linguagens entre outras.
Veja mais em: “Público-alvo, cliente ideal e buyer persona: o que é e como definir”
[wpforms id=”11581″]
#2 – Teste propostas diferentes
O teste A/B é a principal forma de você entender onde está errando e onde está acertando na hora de impulsionar o seu negócio. No marketing os pequenos detalhes como cor, posição e descrição fazem total diferença na reação que o seu público alvo vai ter ao visualizar sua página, anúncio, e-mail entre outros. O teste A/B além de proporcionar a detecção de eventuais erros possui vantagens como:
- Facilidade de decisão: você entende exatamente o que favorece e desfavorece o seu negócio
- Saiba onde investir: saber qual é o seu meio mais rentável de conversões faz com que você possa investir onde o lucro é certo.
- Aumente o retorno sobre seu investimento: com o teste A/B você entende o que diminui suas chances de obter lucro em cada área do seu negócio.
2.1 – Como utilizar o teste A/B?
Para que este funcione é primordial que as duas variáveis tenham o mesmo alcance então preferencialmente não utilize muitas variáveis diferentes em cada teste pois isso pode invalidar o seu resultado. Experimente trocar uma ou duas características de um teste para o outro. Algumas características que podem ser mudadas são: imagens, cores, textos, vídeos, posições, descrições, tamanhos… É uma infinidade de possibilidades que podem ser testadas.
O teste A/B pode e deve ser utilizado em qualquer plataforma, ele faz com que suas escolhas sejam baseadas na vontade do público e quanto mais agradável o seu conteúdo é aos olhos do público maior a força da sua marca.
2.2 – Como fazer um teste A/B efetivo?
Apesar da técnica de testes A/B ser facilmente implementada alguns cuidados devem ser tomados:
- Tenha uma meta: quando colocar um teste em ação saiba exatamente qual a reação que você espera do público para que A ou B tenha sucesso: você quer mais seguidores? Mais compras? Mais comentários? Saiba onde você quer chegar.
- Teste ao mesmo tempo: Para que o seu teste seja o mais assertivo possível é necessário que os dois tenham as mesmas condições de acesso, tempo e momento. Preste atenção nisso.
- Mudanças radicais nem sempre são a solução: Pequenas mudanças podem ser muito mais efetivas para o seu negócio. Mude aos poucos para que você preste atenção nos detalhes. Quantos menos detalhes forem alterados melhor você vai conseguir identificar quais pontos são positivos e negativos.
#3 – Promova seu produto/serviço
Promover seu produto/serviço é o ponto chave para alcançar melhores resultados e impulsionar o seu negócio e para isso é necessário planejamento, constância e foco. Após entender sobre seu público-alvo e como realizar testes para descobrir se suas ações estão coerentes é hora de promover seu negócio.
A promoção pode acontecer por vários meios e de várias formas, algumas delas que podem te ajudar a promover sua marca são: SEO, Redes Sociais, E-mail Marketing e Links Patrocinados.
3.1 – SEO
O SEO (Search Engine Optimization) são técnicas utilizadas pelos algoritmos dos buscadores (como o Google) para definir o ranking de uma página para certa palavra-chave. Segundo o próprio Google 75% das pessoas não vão até a segunda página de pesquisa e por isso a importância de ter um bom SEO no seu site e blog.
O google baseia seu ranqueamento em mais de 200 fatores porém os 5 principais são: Autoridade da página, autoridade do domínio, relevância de links, conteúdo original e de qualidade e tamanho do conteúdo então preste atenção nesses elementos para que o seu site possa ser melhor ranqueado organicamente.
3.2 – Redes Sociais
As redes sociais são um grande universo cheio de clientes em potencial. Para escolher a rede social que você deve colocar mais esforços é importante conhecer seu público alvo. Para as redes sociais a melhor forma de conseguir fidelizar as pessoas é com a constância de conteúdo de qualidade. Seja original e também traga novos conteúdos.
Hoje em dia existem muitos criadores de conteúdo dos mais variados nichos então para se destacar é necessário ser relevante para o seu público. Além disso, é importante criar uma rede de contatos interagindo com o seu público de forma leve e descontraída, para que a relação de vocês não seja de cliente e fornecedor, mas sim de amizade também. É importante que você não tente vender seu produto a todo momento, intercale com outros tipos de publicações ou o faça de forma mais indireta.
3.3 – E-mail Marketing
O e-mail marketing é o uso de e-mails de interesse do lead que ajudam na fidelização e captação de clientes. Sendo uma forma de alcançar muitas pessoas por um custo muito mais baixo que os links patrocinados sendo assim consegue ocupar toda atenção do seu lead e por isso precisam ser visuais, invista na boa experiência visual e produza um conteúdo exclusivo. A grande oportunidade que o e-mail marketing traz é poder enviar conteúdos diferentes para cada tipo de lead e o seu estágio (se já é um cliente fidelizado, se ainda não adquiriu seu produto, se é um cliente que não compra há um tempo)
3.4 – Links Patrocinados
Os links patrocinados são dispostos em lugares estratégicos. Eles podem estar nas redes sociais, nas plataformas de pesquisas ou em sites. O direcionamento para os links são através de palavras-chave ou perfis. Apenas são cobrados os cliques que você recebe no seu anúncio. A maior parte dos links patrocinados proporcionam a você que escolha para quem você quer que seu anúncio apareça então pode ser direcionado exatamente para o seu público-alvo. Como resultado, irá contribuindo também para impulsionar o seu negócio.
#4 – Armazenar e Analisar seus dados
Uma boa análise de dados é o caminho para o futuro de um negócio. Entender o mercado, as preferências e as tendências, é isso que a análise de dados te proporciona. Não é indicado tomar decisões com base no sentimento de que algo está dando certo ou errado. A forma mais assertiva de decidir o futuro de algo é gerando e analisando os dados para impulsionar o seu negócio.
4.1 – Armazenando dados
Hoje em dias as plataformas facilitam muito a obtenção dos dados. Facebook, Instagram, GoogleAds e outras plataformas comumente usadas no Marketing Digital já geram os dados automaticamente, como número de cliques, acessos, saídas e permanência na página. O interessante é investir em plataformas que já ofereçam os dados de acessos.
4.2 – Analisando dados
A análise de dados é necessária para que os números obtidos possam virar informação dentro do seu negócio. Aqui estão algumas dicas são essenciais para que esse processo possa ser ágil e prático e possa impulsionar o seu negócio:
- Saiba o seu objetivo: marcadores de desempenho são essenciais nesse processo, isso fará com que você perca menos tempo com dados desnecessários além de proporcionar maior foco no que deve ser observado.
- Diferencie os dados: Dados podem ser quantitativos (quando envolvem quantidade) ou qualitativos quando envolvem comentários, opiniões, esses podem ser obtidos nos comentários das suas publicações nas redes sociais.
- Organize os dados: saiba o que você precisa e deve analisar para não perder tempo com análises óbvias ou desnecessárias.
- Agilize o processo: É sempre bom poder contar com ferramentas que facilitam a análise. Isso irá otimizar o seu tempo e trazer insights que possam ter passado despercebidos.
- Divida as informações: Quando se trata de dados uma segunda opinião sempre é bem-vinda. Mostre suas análises para seu sócio, funcionário ou colega pois a pluralidade é essencial.
- Comprove suas hipóteses: Sempre que você perceber alguma oportunidade ou um gargalo em suas análises faça um teste.
#5 – Conclusão
Em conclusão, a internet pode ser uma grande aliada para impulsionar o seu negócio. Existem várias técnicas, meios e ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. Acima de tudo, o mais importante é ter um Plano de Marketing Digital bem estruturado, orientado e simplificado para que resultados positivos possam ser alcançados de forma rápida e ágil.
A UFABC jr. atua há mais de 9 anos na área de consultoria em gestão empresarial e pode ajudar a sua empresa alcançar os melhores resultados elaborando um Plano de Marketing Digital para você. Entre em contato com um de nossos consultores e veja o que preparamos para você.
AUTORA: Sophia Pimentel