No mundo dos negócios ouvimos muito falar sobre consultoria, mas grande parte das pessoas não sabem exatamente o que isso significa ou não sabem para que serve e acabam buscando por um profissional sem necessidade.Se você gostaria de ter mais informações sobre consultoria ou está pensando em buscar um atendimento neste momento de crise recomendamos a leitura desse artigo.
Nesse texto abordaremos os seguintes pontos:
- O que é?
- Tipos de consultoria
- Vantagens de contratar uma consultoria
- Como consultoria pode ajudar em momentos de crise
O que é?
“dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado” (PEREIRA, 1999, p. 39, apud BOM SUCESSO, 2002). Originada do Latim “consultare”, a palavra “consultoria” surgiu na antiga Grécia. Os sacerdotes eram requisitados em busca de conselhos devido a sua sabedoria e assim eram vistos como consultores da população
Nos dias atuais, consultoria é um termo muito utilizado para aqueles que buscam de alguma forma se aconselhar, sendo então visto como um serviço realizado por um profissional na área. Visa auxiliar o cliente em sua situação problema de acordo com suas necessidades.
Esse profissional é chamado de consultor, e ele pode atender tanto problemas pessoais quanto empresariais, auxiliando na organização e tomada de decisões por meio de diagnósticos e processos.
O consultor tem o dever de analisar cuidadosamente o problema e identificar os defeitos para assim propor uma solução a fim de implementar o projeto e executá-lo, com o objetivo de impulsionar as finanças empresariais do cliente.
Consultoria pode ser interna ou externa dependendo do consultor ser ou não vinculado à organização do cliente, ou seja, ser um funcionário dentro da empresa ou ser contratado externamente como consultor.
Tipos de consultoria
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Consultoria de gestão empresarial.
Área de atuação da UFABC jr. que visa solucionar os problemas dos clientes de forma a impulsionar e melhorar seu negócio. Dependendo da necessidade, os consultores podem atuar em áreas como marketing, financeiro logística, recursos humanos, entre outros.
Leia também: Modelos de Gestão Empresarial. Saiba quais são os 3 principais
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Consultoria financeira
Visa traçar estratégias financeiras de faturamento e gastos mais racionais a fim de garantir o crescimento da organização, a partir da análises de suas finanças.
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Consultoria de marketing.
Visa melhorar a comunicação e o marketing da empresa traçando estratégias de divulgações. Pode otimizar ferramentas, conhecer melhor o público alvo e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Para entender melhor, você pode ver um plano de marketing criado pela UFABC jr. clicando aqui.
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Consultoria de recursos humanos.
Visa traçar estratégias de mudanças no modelo empresarial, observando se há um alinhamento entre os ideais da empresa e dos funcionários por meio da análise e compreensão da relação existente entre os profissionais.
Dessa forma pode aumentar o comprometimento e satisfação da equipe, otimizar o tempo, melhorar o clima organizacional e identificar os pontos cujo necessitam mais atenção.
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Consultoria de vendas.
Visa impulsionar as vendas por meio de análise e compreensão do processo de vendas da empresa, e para isso o consultor deve ter amplo conhecimento em áreas de economia, administração e marketing.
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Consultoria logística.
Visa reestruturar a área de logística de uma empresa por meio da verificação e análise do cenário atual, criando soluções para os problemas diagnosticados e melhorias de processos.
Consultoria Júnior
Empresas de consultoria júnior possuem CNPJ, não possuem fins lucrativos e são constituídas por universitários. Tem como objetivo fomentar o empreendedorismo com soluções inteligentes e inovadoras, com foco em impactar micro, pequenas e médias empresas.
Existe o Movimento Empresa Júnior, no qual a maioria delas estão inseridas. Juntas buscam por um Brasil melhor e mais empreendedor. Hoje já são mais de 1200 empresas juniores em todo país com mais de 20 mil estudantes atuando nelas.
Consultorias juniores oferecem serviços de alta qualidade, trabalham em diversos ramos (como marketing, comunicação, tecnologia, RH, engenharias, entre outros) e são muito mais baratas, custando em torno de 15% de uma consultoria tradicional.
Além disso, todo o dinheiro obtido é investido em educação para a capacitação dos membros, sendo assim, ao contratar uma empresa júnior você ajudará no desenvolvimento de futuros profissionais no país.
A UFABC jr. é uma empresa júnior que conta com o apoio de uma das instituições mais empreendedoras do país, a Universidade Federal do ABC. Somos especializados em consultoria de Gestão empresarial.
Conheça mais sobre nossos serviços: Serviços UFABC jr.
Vantagens de contratar uma consultoria
Depois de conhecer bastante sobre consultoria, vale ressaltar as principais vantagens contratá-la.
Uma consultoria trabalha com prazos, portanto agiliza e melhora os processos; também adapta a empresa ao ambiente externo buscando sempre inovar e identifica problemas/falhas, reduzindo gastos desnecessários e podendo assim gerar um crescimento na parte financeira da empresa.
Além disso, o consultor, como já dito anteriormente, traz uma visão externa, imparcial e ampliada do negócio, e está 100% dedicado a melhorá-lo, exercendo sua função sem clima competitivo com equipe interna do local.
Como pode ajudar em momentos de crise
Sabemos que o mundo dos negócios já não é fácil por si próprio, mas quando entra em questão uma crise, tudo fica ainda mais difícil. Muitas vezes não sabemos como lidar com tal situação e precisamos de ajuda e é aí que entram as consultorias.
Em um cenário de medo de insegurança, uma consultoria pode ser a solução de seus problemas, visto que desenvolverá projetos e estratégias que irão fortalecer seu negócio.
Um serviço de consultoria pode ser essencial para controlar os gastos dentro de uma empresa e evitar investimentos desnecessários. Buscando melhores oportunidades, otimizando preços e desenvolvendo estratégias de recuperação financeira.
Leia também: 7 passos da pesquisa de mercado
Outro serviço realizado são as pesquisas de mercados, para assim fortalecer seu negócio e até mesmo encontrar o público mais adequado para o estabelecimento.
Consultorias podem também auxiliar no aumento da produtividade e do lucro de um estabelecimento.
É possível criar planos de marketing com o objetivo de atrair mais clientes e fazer com que os impactos de uma crise sejam menores.
Além disso, um consultor externo enxerga de fora os problemas da empresa ou pessoa e tem uma visão diferente e profissional, identificando problemas que passam despercebidos e assim percebem novas alternativas de enfrentá-los.
Conclusão:
O serviço de consultoria é contratado por uma empresa ou pessoa em diversas áreas dependendo do problema que precisa ser enfrentado.
Com a ajuda de um consultor você pode impulsionar seu negócio e se fortalecer no mercado a partir uma visão de quem olha a situação de fora, mas devemos sempre estar aptos a mudanças.
A UFABC jr. atua há mais de 9 anos na área de consultoria especializada em gestão empresarial e para saber mais você pode visitar alguns cases de sucesso e caso haja interesse em nosso serviço entre em contato com @ufabcjr.com.br.