Ter que parar as atividades de uma hora para outra não está previsto em nenhum planejamento finananceiro de nenhuma empresa.

Ninguém nunca imaginou que surgiria uma doença que fosse tão perigosa que manter a empresa rodando se tornaria um risco de vida para você e para seus funcionários.

Porém ao fechar as portas, as pessoas estão se habituando em estilo de vida mais seguro, mas e as empresas que não estavam esperando essa parada forçada e não tinham um caixa preparado para isso?

Agora quem corre risco de vida são essas empresas.

Muitos programas voluntários de incentivo estão sendo criados visando ajudar essas pequenas empresas que não possuem condições de se manter de portas fechadas. Porém ainda não vai ser o suficiente e muitas terão muito prejuízo durante essa pandemia.


Por que fazer um planejamento financeiro?

Para não correr riscos em casos como esse, ter uma reserva monetária e traçar planos de ações para a empresa não ter que parar 100% do trabalho são muito eficientes.

Leia também: Como lidar com a folha de pagamento na crise do coronavírus

Dessa maneira, ajudam a manter o caixa rodando e diminui o impacto que isso pode causar a sua empresa.

Por exemplo: O acúmulo de contas e a perda de clientes. Além de ser um momento oportuno para divulgar sua marca e atingir novos públicos alvos.

Tudo vai depender do momento em que a empresa está passando e quais vão ser os focos que a empresa vai querer seguir nesse momento.

Explorar um novo nicho do mercado pode ser vantajoso para as empresas que possuem uma rotina corrida que não os deixam pensar em inovações para essa área.

Ter um momento de briefing e repensar em novas rotas de trabalho podem além de salvar a rotina nesse período, após o término de tudo isso o crescimento da empresas em novas
áreas é certeiro.

importância de fazer um planejamento financeiro na crise - UFABC jr empresa de consultoria empresarial

Durante esse tempo de exploração do mercado, o caixa da empresa não vai ter o mesmo planejamento que era esperado para o resto do ano e terá que ter um novo planejamento baseado com seus planos de ações e novas medidas que estão sendo feitas para a empresa.

Planos financeiros são muito importantes nesse momento da empresa e pode salvar o caixa e até mesmo a empresa de desvios muitos altos e gaps que podem ser irreparáveis.

Mas afinal, o que é um Plano Financeiro? Como isso pode ajudar nas empresas que não se prepararam para interromper suas atividades e não sabem o que fazer no futuro incerto?

Veja mais sobre na continuação deste artigo.


Plano Financeiro: Como ele faz a diferença durante a crise.

O que é um Plano Financeiro:

A definição de Planejamento Financeiro diz que ele estabelece os caminhos para que os objetivos financeiros sejam alcançados, sendo assim uma declaração dos próximos passos da empresa.

Trata-se de uma forma de garantir os objetivos e planos elaborados em relação a áreas específicas de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes.

O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções da estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada.

Leia também: A importância de uma boa gestão financeira

Ou seja, é analisado o ambiente, o momento e o mercado que a empresa está inserida, realiza-se uma pesquisa das futuras mudanças nessa área. Com a pesquisa o plano financeiro é realizado com previsões daquilo que pode acontecer com o caixa da empresa em um determinado tempo futuro.

Mas como ponto principal de um planejamento financeiro é o fato dele obrigar a administração a refletir sobre os objetivos e fixar prioridades talvez seja o mais importante resultado do processo. E com tudo isso é possível observar pontos que vão melhorando dentro da empresa.

Como por exemplo: uma saúde da empresa mais garantida, os lucros sobre investimentos aumentados, a tomada de decisões serão baseadas em informações que a organização dos controles internos ofereceram e um controle dos dados financeiros preparado para ter uma análise de pontos como capital de giro.

O que o plano financeiro resolve?

Muitos problemas de natureza financeira são resultados de decisões tomadas sem planejamento de algumas delas. Como o investimentos na expansão do negócio e substituição de equipamentos antigos sem planejamento prévio.

As consequências de decisões sem planejamento financeiro podem tomar um rumo que pode levar a consequências irreparáveis.

Leia também: Pequenas e médias empresas, estratégias para vender em tempos de crise

Um exemplo prático e atual disso é um investimento de todo o caixa da empresa na compra de um material novo que não será utilizado no momento e de repente ter que fechar as portas devido a uma pandemia.

Em um caso desse a empresa não tem como se manter com as contas e dívidas que ela pode gerar e consequentemente o
falimento.

As decisões que podem ser levadas em consideração que o plano financeiro podem influenciar pode se dividir em dois pontos, decisões positivas para a empresa e decisões negativas.

Algumas das decisões positivas que podem ser levadas em consideração quando se tem um plano financeiro:

  • Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes);
  • Diminuir os prazos de recebimentos de vendas;
  • Ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em
    atrasos com as vendas a prazo;
  • Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores;
  • Entrada de novos recursos no caixa;
  • Vendas de equipamentos ociosos.

E alguns exemplos de decisões negativas que podem decididas:

Com o aumento de:

  • Estoques, devido a compras excessivas ou quedas nas vendas;
  • Prazos de vendas, com financiamentos da própria empresa;
  • Atraso dos clientes;
  • Compras à vista;
  • Tempo de fabricação;
  • Retiradas de recursos para aplicações em outras atividades;
  • Retiradas pelos sócios, que reduz os lucros mensais

Em resumo, o plano financeiro é capaz de trazer subsídios e dar mais segurança na tomada de decisões durante o dia a dia da empresa. Além de trazer insumos de como o caixa da empresa pode estar em momentos futuros e ferramentas de manter o controle de todos os gastos e os lucros.

Além disso, uma das fases do planejamento financeiro é a construção do fluxo de caixa. Na imagem trouxemos números exemplos e uma parte da análise que a planilha de fluxo de caixa traz para os meses de janeiro e fevereiro.

Como resultado, quando completa, a planilha de fluxo de caixa traz muitas análises e pode direcionar muitos planos de ações.

importância de fazer um planejamento financeiro na crise - UFABC jr empresa de consultoria empresarial

Conclusão

Ser pego de surpresa por uma epidemia pode ser muito prejudicial a uma empresa que está despreparada. Realizar um plano financeiro é uma das maneiras de conseguir contornar esses eventuais casos e ainda assim uma oportunidade de crescer bastante no mercado que está entrando em crise.


AUTOR: GUSTAVO SILVEIRA – Assessor de Projetos

gustavo silveira consultor ufabc jr

Instagram|Facebook| Linkedin

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat