A principio não há como negar que, no ramo do varejo, estoques são muito importantes. Porém, mesmo que agilizem o processo comercial, e deem comodidade ao seu cliente, é importante lembrar de reduzir os custos do estoque da sua empresa
Todo estoque adiciona grandes custos para a sua planilha de despesas ao fim do mês. Por isso, para que sua loja te traga dinheiro, é importante conhecer esses custos, e saber como evitá-los.
Quais os principais custos de estoque encontrados nas empresas:
Custo de oportunidade:
Esse custo representa o que você está deixando de ganhar por ter seu dinheiro investido em mercadoria.
Todo negócio é um investimento, e deve ser enxergue dessa forma. Então, é importante lembrar que o lugar no qual você coloca seu dinheiro determina o quanto você tira de seu negócio.
Um exemplo disso é uma reforma que você poderia fazer em sua loja. Um custo de ter seu dinheiro parado no estoque é não ter a oportunidade de reformar a loja e atrair mais clientes.
Custos de manutenção:
Esse custo pode ser visto de forma mais clara do que o custo de oportunidade. É esse custo que aparece todo fim de mês em sua planilha de despesas.
Assim, O custo de manutenção é composto pelos seus gastos com a administração e garantia de funcionamento adequado. Desde aluguel, até custo de softwares de gestão, e pagamentos de funcionários, várias coisas compõem esse custo. Sendo ele um dos mais relevantes, e cujo controle deve ser mais rígido.
Custo de depreciação:
Esse é um problema que todo tipo de estoque enfrenta, o custo de perda de mercadoria, ou de seu valor.
No dia-a-dia do gerenciamento de um estoque, é inevitável que produtos sejam perdidos. Seja por erro humano, produtos que passam da validade, ou a perda em si, vários fatores contribuem para que haja um custo em manter produtos.
Além desses fatores, outra circunstância que pode acontecer é a diminuição de valor da sua mercadoria. Esse, é um ramo específico do custo de depreciação, que representa o risco de manter produtos em um estoque.
Todas essas fontes de perda, juntas, formam o custo de depreciação relacionado ao seu estoque.
Uma vez sabendo os pontos de perda em um estoque, é importante descobrir como diminuir esses custos.
É fundamental ter uma boa gestão financeira em seu negócio, e a UFABC jr tem uma material dedicado sobre A importância de uma boa gestão financeira.
5 formas de reduzir os custos do estoque da sua empresa:
1. Usar um sistema de controle que possa reduzir os custos:
Um bom sistema de controle de estoque irá trazer para você algo muito importante para gerenciar seu negócio, informação.
Desse modo, uma vez que a mercadoria entra em seu estoque, você está perdendo dinheiro. Seja por produtos que passam da validade, ou pelo seu dinheiro parado, você tem custos para manter seu produto no estoque.
Ao usar um sistema de gestão de estoque, você poderá saber quais produtos deverá manter sempre em mãos. Saberá também quais os produtos que os seus clientes raramente compram, e que não deve manter em seu estoque.
Com um sistema de informação, também será mais fácil implementar a segunda dica de como reduzir os custos de seu estoque.
2. Diminua seu estoque:
Todos os custos que seu estoque traz estão relacionados ao tamanho dele. Desde o custo de oportunidade, até o de depreciação e manutenção, quanto mais produtos, mais custos.
Por conta disso, é importante saber o mínimo de cada produto que você deve ter em estoque. Essa informação, você conseguirá com um bom sistema de gestão de estoque, que dirá quanto de cada produto é comprado. O sistema dirá também quanto tempo demora para seu estoque não ter mais um produto, indicando o momento correto da compra.
Outra coisa importante sobre o tamanho de seu estoque é que você não produz dinheiro nenhum nele. Pode parecer algo óbvio, mas muitas lojas têm estoques enormes, e áreas de venda pequenas. Fazendo isso, limitam a área na qual interagem com o cliente, e usam ela para algo que traz muitos custos.
Sendo assim, é importante lembrar que eficiência com a qual você usa seu espaço também é muito relevante. É sempre ideal ter um bom layout para aproveitar melhor um espaço limitado.
3. Distribua seus produtos de forma adequada e planejada:
Distribuir seus produtos de forma adequada significa colocá-los no estoque de forma a diminuir a movimentação dentro dele. Há dois principais motivos pelos quais isso ajuda a reduzir seus custos.
O primeiro deles é a redução de custos com funcionários. Conforme seu estoque fica mais e melhor organizado, menos movimentação é necessária para tirar produtos dele. Isso faz com que você precise de menos funcionários para manter o estoque funcionando, reduzindo seus custos com salários.
O segundo motivo é a redução da perda de produtos. Quando seu estoque é bem planejado, se torna mais fácil identificar produtos faltantes. De tal forma que o gerenciamento de recursos e mercadoria se torna mais adequado.
4. Equipe bem seus funcionários:
Outra possível fonte de custos para a sua empresa é a forma como os seus funcionários interagem com seu estoque. Não é rara a ocorrência de acidentes de trabalho nesses, locais. Além disso, é muito comum o desenvolvimento de lesões por conta dos grandes pesos que carregam todos os dias.
Dessa forma, para melhorar a condição de trabalho de seus funcionários, e evitar custos com causas trabalhistas, é importante equipá-los adequadamente.
Além disso, outro custo evitado com essa ação é o devido à danificação de mercadorias.
5. Tenha condições adequadas para o armazenamento dos produtos:
Em diversos ramos do varejo, produtos têm condições específicas de armazenamento, as quais devem ser seguidas. Isso evita que estraguem, agregando ao custo de depreciação do seu estoque.
Portanto, é sempre importante verificar se as condições corretas de armazenamento de seus produtos. Adequar seu estoque a elas reduzirá consideravelmente a sua perda de mercadorias.
EESC jr.
Por fim, esse material foi produzido pela EESC jr. uma empresa de consultoria empresarial e de projetos de arquitetura e engenharia, composta por estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos. Fundada em 1992, a EESC jr. é pioneira em seu segmento de mercado e foi a primeira Empresa Júnior criada na USP São Carlos.