Nesse texto vamos te ensinar:
- O que são problemas complexos;
- Porque você precisa resolver problemas complexos;
- Metodologia para a resolução de problemas complexos: o design thinking;
- Como aplicar o design thinking na sua empresa;
O mundo de hoje está cada vez mais complexo e conectado entre seus agentes, surgindo dessa maneira problemas que não são facilmente resolvidos por soluções já existentes e intuitivas. São os chamados problemas complexos.
Mas você deve estar se perguntando: “Por que preciso resolver problemas complexos?” Justamente pelo surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas, as habilidades técnicas e manuais que resolvem os problemas simples, as chamadas Hard Skills, como gestão de projetos, operação de máquinas, inglês, já podem ser executadas por tais tecnologias.
Já as chamadas Soft Skills, como comunicação interpessoal e a própria habilidade de resolver problemas complexos, só podem ser executadas pela inteligência humana.
Além disso, a resolução de problemas complexos já é citada pelo Fórum Econômico Mundial como uma das habilidades do futuro, e como qualquer resolução de problema, consiste na capacidade de encontrar soluções para ele.
Mas diferentemente de um problema simples, é necessário olhar para o problema de forma clara e trazer maneiras novas e criativas para solucioná-lo, sendo necessária a mobilização de recursos da empresa, sendo muitas veze esses recursos as próprias pessoas.
Trazendo para a realidade de empresas, resolver estes problemas significa encontrar novas formas de resolver os problemas e demandas de seus clientes. Assim, encontrando soluções inovadoras para o mercado e impactando a realidade da corporação e da sociedade.
Nesse texto, iremos te ensinar a resolver problemas complexos através da aplicação de uma metodologia muito utilizada por grandes empresas quando se trata de solucionar novas demandas de mercado, o design thinking.
Design Thinking
O design thinking é uma metodologia ágil para resolver problemas complexos. Ela combina a tecnologia à uma visão inteligente de negócios. Os designers são profissionais que trabalham de maneira criativa e focada no cliente.
Uma característica interessante da metodologia do Design Thinking é que ela começa pelo esforço coletivo. Atualmente, como uma das melhores maneiras de encontrar ideias criativas e inovadoras para os problemas é utilizar da inteligência e criatividade coletiva e de equipes multidisciplinares.
Dividimos o Design Thinking em cinco etapas para a melhor aplicação na sua empresa:
1. Empatizar
Para primeira etapa deste processo, é importante exercitar a empatia, pois o design thinking serve para pensar em novas experiências para o cliente. Entrar no lugar do cliente e investigar suas reais necessidades e demandas, é muito imo. Caso ainda não souber ou tiver dúvidas dos problemas que precisa solucionar.
Você pode fazer isso através de uma pesquisa de mercado com seu potencial público ou uma pesquisa de satisfação com seus atuais clientes, perguntando a eles individualmente quais seus problemas. Se já tentou solucioná-los e como tentou, porque ainda não conseguiu resolvê-los ou porque ainda não tentou resolvê-los.
Este é um momento de coleta de dados para conhecer profundamente as dores e expectativas dos clientes, para ter uma visão ampla e clara do desafio que estarão enfrentando.
2. Definir
Coletar etapas anteriores com informações e definir as dores e problemas de clientes. Isso pode ser feito através de técnicas como a ferramenta dos 5 porquês, que consiste em perguntar 5 vezes o porquê um problema ter ocorrido para encontrar a causa raiz do problema.
Se diz que no primeiro porquê, se acha um sintoma, no 2º porquê, uma desculpa, no 3º, um culpado, no 4º, uma causa e finalmente no 5º porquê, se acha a causa raiz.
Dicas: procure achar também provas de a causa raiz que acharam realmente existe e é condizente com o problema identificado. E também procure também entender se há algo relacionado à causa que leva à ocorrência do problema.
O número de porquês também pode variar para mais ou para menos dependendo da necessidade e da complexidade do problema.
3. Idear
Esse é o momento de utilizar da criatividade coletiva e de equipes diversas e multidisciplinares para fazer um brainstorming de ideias. Dessa forma, para a resolução dos problemas definidos na etapa anterior.
Neste momento não aplicar filtros nas ideias, nem de aplicabilidade, nem de maturidade da ideia, procurem fazer o brainstorming em pé e através de desenhos e fotos, isso estimula a criatividade.
Ao final do brainstorming, estima-se que seja necessário por volta de 50 ideias. Para que na próxima etapa se tenha ao menos 2 ideias viáveis para se prototipar. Após isso, é necessário filtrar e selecionar as melhores ideias.
Como através de post-its com as ideias colocados matrizes como às de esforço x impacto, custo x importância. Depois de separadas, faça uma votação com a equipe para selecionarem as melhores ideias.
4. Prototipar
Fazer um último filtro nas ideias pensando na aplicabilidade e viabilidade, e a partir disso criar um protótipo para teste e feedback. Um protótipo é um formato físico da solução, e deve um MVP (mínimo produto viável) da solução.
Que é a solução com um custo mínimo e o mínimo de ferramentas e funcionalidades para ser aplicável no mercado. E deve interagir com os stakeholders para recolher feedbacks sobre o produto/serviço que está sendo oferecido.
5. Testar
Nessa fase de testes pensar em ciclos de testes da interação das pessoas com a solução. Isso pode ser feito através de perguntas para o usuário sobre aplicabilidade para o problema, facilidade das funcionalidades, dificuldades encontradas, pontos de melhoria e a pergunta de NPS (o quanto indicaria para um amigo), tudo isso visando a melhoria contínua.
O processo do design thinking, e principalmente a fase de prototipagem e testes não é linear, ou seja, dependendo dos feedbacks dos usuários é necessário voltar para a prototipagem para fazer ajustes no produto ou serviço. Dependendo voltar mais etapas do processo e refazê-las para chegar cada vez mais próximo da solução ideal para o problema complexo que se quer resolver.