Primeiramente, não é segredo que no mundo atual, para gerir e ter uma empresa de sucesso, é necessário se ater não somente a sua postura interna, como também possuir senso crítico, analisar e ter o Entendimento de Mercado.
A partir disso, você conhece seu público atual? Sabe quem são os big players envolvidos no seu modelo de negócios? O que motiva os consumidores a comprarem os seus produtos?
A partir dessas perguntas vem o conceito extremamente importante que é o Entendimento de Mercado. Também conhecido como Análise de Mercado, ele consiste, basicamente, em obter informações quantitativas e qualitativas de toda estrutura mercadológica que você está ou irá se inserir, como perfil do público-alvo, principais concorrentes, quem são potenciais consumidores, o que o público espera, o que oferecem, quais os pontos construtivos e as boas práticas dentro desse setor.
Para que serve o Entendimento de Mercado?
A análise de mercado serve para que você consiga tomar decisões estratégicas e assertivas, baseadas em dados para conseguir visualizar de forma ampla o que realmente faz sentido para a sua empresa, como o que funciona e quais os gaps recorrentes dentro do mercado. Assim, você pode fazer um melhor posicionamento de marca, decidindo de forma estratégica como se diferenciar dentro do mercado. Afinal, você vai passar a conhecer melhor tanto os seus clientes, quanto o relacionamento deles com a concorrência.
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3 Tipos de estudos para Entendimento de Mercado
1. Análise da Concorrência
Nesse tipo de estudo é possível se usar de diversas metodologias para entender como a concorrência se posiciona dentro do mercado em relação aos demais, dentro desse estudo é possível traçar essas informações através da percepção dos consumidores, como uma pesquisa de top of mind, que busca entender qual a primeira coisa que vem a cabeça dos consumidores quando falamos do seu produto.
Além disso, qual a relação e sensação do cliente com ele? Quais as principais forças dos concorrentes? Quais gaps da concorrência podem ser oportunidades para o meu negócio? O que faz eles comprarem mais do concorrente determinado serviço do que de mim? Através dessa análise, podemos responder essa e tantas outras perguntas.
2. Validação de Intenção de compra
Ao abrir um negócio para vender um produto ou serviço a primeira coisa que passa pela nossa cabeça normalmente é “será que as pessoas comprariam?” essa é uma pergunta clássica que pode ser respondida através de uma validação com o público, entendendo quem é esse público, quanto ele espera e está disposto a pagar pela sua solução ou produto, como atraí-lo através de um marketing digital assertivo, se eles a consideram necessária ou relevante, para que assim todos os seus esforços, sejam feitos de forma eficiente e direcionada.
3. Diagnóstico de Mercado
Por fim, essa análise do mercado é um tipo de pesquisa que é feita de forma mais ampla e abrangente, afinal, através de uma análise de tendências, tanto por parte do público quanto da concorrência é possível se posicionar dentro do mercado e reduzir incertezas frente a tomada de quaisquer decisões, podendo para esse tipo de diagnóstico utilizar de diversas metodologias, como a análise swot e pest para que assim você consiga:
- Entender as Estratégias abordadas pela concorrência
- Conhecer seu público alvo (suas preferências, vontades, hábitos e etc.)
- Dimensionar o Mercado (O que é mais lucrativo, quais são as novas tendências, aspectos políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos que podem afetar sua empresa, etc)
E ai? Sua empresa já realizou algum tipo de Estudo de Mercado? Tem interesse em realizar? Para saber mais sobre análise e entendimento de mercado, clique aqui ou entre em contato com a gente!
Autor: Karen Pugliessa – Líder de Vendas