Existem muitas formas de coletas de dados e uma delas é o Focus Group, contudo ela é uma forma de coletar dados dentro de uma Pesquisa Qualitativa.
Há dois principais tipos de pesquisa que são utilizados em uma pesquisa de mercado. Uma delas é chamada de “quantitativa” e a outra de “qualitativa”. A primeira está baseada em quantidade, ou seja, número de resposta para elaboração de dados percentuais de acordo com a necessidade que a pesquisa necessita.
Estes dados podem envolver, por exemplo, um público específico de consumidores ou um público de determinada região. Já a qualitativa, como o próprio nome diz, está mais focada na qualidade das respostas, ou seja, ocorre com um número bem menor de pessoas e os entrevistados possuem muito mais liberdade para opinarem sobre o assunto em questão.
Este tipo de pesquisa pode ser usado, por exemplo, para entender o que motiva um grupo escolher uma marca ou invés de outra.
Assim, as perguntas são feitas de um jeito mais aberto, de forma que seja possível o conhecimento dos comportamentos, tendências, percepções e expectativas do público estudado.
Dentre as diversas formas conhecidas para a coleta de dados de uma pesquisa qualitativa, uma delas ficou muito conhecida por sua eficiência e facilidade: O Focus Group (Grupo Focais em português).
Para saber mais sobre Pesquisa de Mercado, nós temos um artigo dedicado! Confira Os 7 passos da Pesquisa de Mercado!
Nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos relacionados à Focus Group:
- O que é Focus Group;
- Como realizar Focus Group;
- Importância do Focus Group;
- Quando fazer um Focus Group;
- Como a UFABC jr. pode te ajudar.
- Resumo;
O que é Focus Group
Focus Group é um conjunto de pessoas que são reunidas presencialmente em uma sala com o objetivo de responder algumas perguntas abertas de uma pesquisa qualitativa.
Além disso, o Focus Group também é conhecido como “Grupo de Discussão”, pois também ocorrem falas em debate, que fazem com que as pessoas argumentem, testem seus argumentos e contra argumentem. O que se torna interessante é ver as pessoas discutindo e mudando de opinião, sendo convencidas por um argumento até então não pensado por ela.
Os grupos focais ocorrem geralmente em uma mesa para que todos fiquem de frente um para o outro e com um mediador da pesquisa direcionando a discussão do grupo.
Funciona como um brainstorming, onde as opiniões de cada um podem acabar se complementando, criando um argumento mais forte ou até mesmo se divergindo, o que também enriquece a discussão.
Como realizar um Focus Group
Para se realizar um Focus Group é necessário ter em mente o foco da pesquisa a ser realizada, para assim definir de maneira mais assertiva o público alvo que a pesquisa deve atingir.
Por exemplo, se alguma marca lança um produto que abrange um público mais infantil, o ideal é que sejam levadas pessoas dessa faixa etária para a realização do grupo focal. Muitas vezes os recrutadores (profissionais) oferecem recompensa financeira ou gratificações aos interessados em participar da pesquisa.
Além disso, o Focus Group deve buscar ser feito, o máximo possível, com pessoas de mesmo perfil social, mesmo perfil de idade, perfil de renda, regiões onde moram, para que as pessoas entrevistadas se sintam confortáveis, parecidas e tenham segurança de falar o que elas pensam.
É interessante perceber que durante as discussões as pessoas pensam, discutem, conversam e mudam de opinião o tempo inteiro, o que se torna ótimo para testar conjuntura, cenários, percepção, demanda, pontos positivos e negativos dos públicos e forças de argumentos (fracos e fortes).
(O artigo continua abaixo da Imagem).
Importância do Focus Group
O Focus Group possui uma enorme importância para a realização de uma pesquisa qualitativa. Antes do processo existir, as pesquisas qualitativas eram feitas através de entrevistas individuais com os participantes.
Além de demorar muito mais tempo, esse método fazia com que não houvesse uma discussão ou complemento de argumentos, deixando a pesquisa menos rica e não tão efetiva.
Porém, com a execução de um Focus Group o processo de pesquisa se torna mais rápido, eficaz e com uma qualidade enorme, já que os pontos de vista dos candidatos são expostos a todos, o que favorece a criação de uma opinião em conjunto, além da própria individualidade de cada um.
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Quando Fazer um Focus Group
O Focus Group pode e deve ser realizado em qualquer tipo de pesquisa qualitativa, quando deseja-se compreender o comportamento do consumidor, observando suas particularidades e comportamento individual.
O método tem se tornado muito comum, por exemplo, para experimentação do lançamento de um produto, análise de concorrentes ou análises da própria empresa para se entender os pontos fracos e fortes dela própria.
Como a UFABC Jr. Pode te ajudar
A UFABC Jr é uma empresa de consultoria empresarial da Universidade Federal do ABC.
A empresa é formada apenas por alunos da graduação, porém apresenta também o diferencial da interdisciplinaridade dos cursos proporcionados pela universidade, sendo eles do bacharelado de ciência e tecnologias ou bacharelado em ciências humanas, como por exemplo: engenharia de gestão, de energia, aeroespacial, economia e neurociência.
O objetivo principal da empresa é levar todo o conhecimento aprendido em sala de aula (teoria) para a prática pela vivência no mundo corporativo, como uma consultoria de gestão empresarial.
A UFABC Jr proporciona essa experiencia através da realização de diversos projetos como Pesquisa de mercado, Plano de marketing, Plano de negócios, Business Intelligence, mapeamento de processos, análise de viabilidade, entre muitas outras soluções para a gestão de negócios.
Com tais projetos que a UFABC Jr realiza tem-se o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir custos, expandir o negócio ou até mesmo iniciar um do início, através de soluções inteligente, fomentando o empreendedorismo e o aprendizado.
Dentro de muitos projetos que a empresa oferece, uma das etapas (ou o projeto todo) pode envolver uma pesquisa qualitativa, fazendo com que o Focus Group seja colocado em prática, o que é ótimo para compreensão efetiva do público alvo em questão.
Resumindo
Portanto, pode-se concluir que o processo de Focus Group é muito importante para o sucesso de uma pesquisa qualitativa. Suas principais vantagens envolvem eficiência, rapidez e qualidade dos resultados em questão.
É muito importante que a pesquisa seja feita com públicos parecidos, para que os entrevistados se sintam livres para expressar sua opinião e argumentar com o restante do grupo, o que enriquece a discussão e consequentemente a pesquisa.
As empresas de consultoria empresarial usam muito do recurso para alavancar os resultados dos projetos e entregar melhores soluções para seus clientes, de forma a identificar claramente o perfil de cada persona de uma empresa e suas particularidades.
AUTOR: BRUNO JELEZOGLO – Assessor da Área Interna