Follow up é uma ferramenta crucial na área de vendas, entretanto, muitas vezes acaba sendo deixado de lado devido a rotina conturbada dentro das empresas. Desta forma, não usá-la pode trazer uma série de consequências, entre elas a perda de clientes e a possibilidade de fidelizá-los.
Esse fato só acentua o quanto essa prática é essencial e útil para o seu negócio. Com a finalidade do melhor aproveitamento possível desse tema, é necessário a boa compreensão desse mecanismo, e pode ser melhor entendida quando analisamos os termos separadamente.
O “follow” se remete a parte do acompanhamento do assunto e “Up” significa todas as forças que deverão ser feitas, com o intuito de colocar a temática ou abordagem em evidência.
Associando os dois, temos o real significado dessa ferramenta tão importante e que você certamente irá e deve utilizar durante sua trajetória profissional.
Ela possui como foco principal buscar sempre manter algum tipo de contato com os seus clientes, a fim de renovar ou promover neles um interesse que auxilie a transformá-los em um comprador fiel.
Além de ter um acompanhamento da relação estabelecida entre a empresa e o mesmo, permitindo avaliar o seu nível de satisfação. Por fim aproveitar o contato com seus leads até o final. Dado que a evolução de uma empresa depende da satisfação dos seus consumidores.
Leia também: Funil de Conteúdos, as três técnicas para a geração de leads
O follow up é dividido em 3 etapas e todas tem sua importância e usabilidade:
Para um pré venda é necessário o entendimento do seu prospect e o conhecimento de algumas informações sobre o mesmo. Para assim, avaliar se ele tem potencial para se tornar um possível cliente e o que seu produto poderá trazer de benefícios para ele.
Leia támbem: Público alvo, cliente ideal e buyer persona: O que é e como definir
Realizando uma simples pesquisa na internet antes do primeiro contato prevenimos a perda de interesse do possível comprador graças a abordagens muito generalizadas, a descoberta tardia de que aquele prospect não era um possível consumidor e também a perda de tempo.
O contato durante a venda é o mais importante, pois ele que vai definir se a venda será realizada ou não, e é essencial que você não deixe o cliente sozinho durante essa tomada de decisão.
Para isso, é importante mostrar para o comprador que você está presente, mas que respeita o tempo dele. Logo se ele impor um certo período de tempo para retornar o contato, não faz sentido você tentar tornar antes desse prazo terminar.
Leia também: Seja amigo do seu cliente: técnicas para melhorar a fidelidade
O pós venda é crucial para a fidelização dos mesmos, visto que a última coisa que queremos demonstrar é que só nos importamos com nossos compradores até a concretização da venda, certo? Um erro que não pode ser cometido por nenhuma empresa é fazer o cliente achar que não é importante.
Realizar esse acompanhamento após o fechamento é essencial para a construção de uma cartela de compradores e também para que esse cliente se torne um promotor da marca, indicando novos contatos.
Após o entendimento da teoria desse mecanismo, é necessário a compreensão de como executá-la. Entretanto, sabemos que um dos maiores medos ao efetuar essa técnica, é o receio de ser persistente e chato não é mesmo?
Contudo nós podemos te ajudar. Sendo assim confira nossas dicas para colocar em prática o follow up na sua empresa, e assim obter excelentes resultados.
Uma plataforma que pode auxiliar no follow up é o CRM, o qual praticamente todos os empreendedores já ouviram falar.
Mas afinal, o que é e como ele pode te ajudar?
O CRM, Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma técnica utilizada para conseguir manter o gerenciamento de um negócio com o foco nas necessidades do consumidor, para assim atendê-los da melhor forma.
Leia também: Como e como calcular o Market Share
É constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. Os softwares que auxiliam e apoiam esta gestão são normalmente denominados sistemas de CRM.
Desta maneira o CRM te ajuda obter um contato mais significativo e de maior qualidade com seus consumidores, visto que cada contato é importante e decisivo.
Isso permitirá um acompanhamento sempre personalizado e assertivo. É importante não se esquecer de atualizar o CRM de vendas após cada tentativa ou contato com o lead pois permitirá um acompanhamento sempre personalizado e assertivo.
A partir do momento que você passa a seguir um mesmo processo para todos os seus leads, acarreta na possibilidade de analisar o que está dando certo e o que pode melhorar. Assim, seu follow up se tornar mais assertivo e eficaz. Desta forma ser menos insistente, tornando esse contato constante e não irritante.
É necessário criar uma conexão com eles, então mande mensagens entre os contatos, envie conteúdos que podem ser do interesse dele e novidades que podem ser úteis para o seu negócio.
Ligue sempre no horário comercial com exceção de quando for pedido pelo lead, converse com o seu cliente a fim de entender os melhores horários e maneiras de contatá-los (whatsapp, email, telefone, skype).
Caso o contato seja feito por email, separe entre 8 e 11 da manhã e mantenha um fluxo de cadência , ou seja, quantos vezes esse lead será contatado, em quais dias e de que formas.
Quando for o momento de retomar o contato, não ligue apenas por ligar. Tenha sempre um motivo e para isso é importante sempre acompanhar seu cliente e o seu negócio, pois assim ao ligar ou mandar uma mensagem você terá informações ou perguntas que darão sentido aquele contato.
Agradeça sempre pela confiança e escolha, dado que entre todas as possibilidades ele escolheu você. Acompanhe o desenvolvimento do projeto e se mostre presente para qualquer dúvida ou empecilho durante essa execução.
Para isso marque reuniões de acompanhamento a fim de analisar se o cliente se encontra satisfeito e se o trabalho está acontecendo como foi prometido.
Como pôde ser constatado durante o texto, o follow up é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio se utilizada corretamente, para isso utilize as 6 dicas acima e obtenha os resultados esperados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |