O objetivo é aumentar o nível de consciência do cliente de Totalmente inconsciente do problema, até consciente do produto, um modelo de entendimento foi proposto pelo copywriter Eugene Schwarts. Dessa forma, por meio do Funil de Awareness, os clientes saem totalmente inconscientes do produto ou serviço até chegarem a serem defensores da marca e consumidores que geram branding para a empresa.
5 níveis de consciência do cliente
5. Completamente Inconsciente
Primeiramente, nesse estágio do Funil de Awareness, “Seu cliente não tem conhecimento de nada, exceto, talvez, da sua própria identidade ou opinião”. Aqui o possível cliente não percebe que tem um problema ou está em negação, na maioria do tempo o foco é dedicado a esse grupo.
Objetivo dos posts – Convencer o público que ele tem um problema que é importante de ser solucionado.
Melhores Tipos de Conteúdos – Conteúdos Curtos, Artigos de Entretenimento, Infográficos.
4. Consciente do Problema
Nesse nível, o cliente sente que possui problema, mas não sabe nem que existe uma solução. A chave é entrar nos benefícios. o cliente está procurando validar a necessidade de compra dele.
Objetivo dos posts – Mostrar empatia genuína, mostrando que entender a dor do público mas ainda antes de falar sobre um produto ou serviço.
Melhores Tipos de Conteúdos – Dicas rápidas, pílulas de conteúdo e passo a passo relacionados à estética, webinars.
3. Consciente da Solução
Aqui o cliente sabe o resultado que deseja, mas não sabe que o seu produto oferece esse resultado. Ele nunca comprou ou ouviu sobre o seu produto especificamente.
Objetivo dos posts – a chave é entrar na conversa da cabeça do público e combinar como eles se sentem. ajudá-los a tomar sua decisão. Tudo isso tem a ver com conteúdo voltado para benefícios. seus clientes em potencial estão procurando validar sua necessidade de compra. conte histórias convincentes e certifique-se de que seus clientes possam se ver nessas histórias.
Melhores Tipos de Conteúdos – guias de compras, posts de blog, marketing de conteúdo, vídeos, responda às suas maiores perguntas (FAQ), conteúdo educacional e de instruções, sequências de e-mail, podcasts, entrevistas e posts de convidados.
2. Consciente do Produto
O clientes sabe o que você vende, mas não está certo ainda se é certo ou se vale a pena para ele (o estágio de comparação).
Eles estão cientes das características e benefícios do seu produto ou serviço, mas também têm uma pequena lista de concorrentes que conhecem e estão tentando descobrir a melhor opção para a situação deles.
Objetivo dos posts – conquistar a confiança deles provando que você pode fazer o que diz que pode fazer. Isso significa descobrir todas as maneiras possíveis de mostrar como é usar seu produto ou serviço
Melhores Tipos de Conteúdos – estudos de caso, o processo mostrando sua abordagem, demonstrações de produtos ou serviços, postagens de esse versus aquele ou análises de produtos, vídeos de marca, documentários, depoimentos, sessão de estratégia, podcasts.
1. O Mais Consciente – Final do Funil de Awareness
Por fim, nessa última etapa do Funil de Awareness, seu cliente conhece o seu produto e tudo que ele precisa para converter é uma oferta boa.
Objetivo dos posts – incentive os clientes em potencial a agir, seja fazendo uma compra, agendando uma ligação ou convertendo de outra forma. Não se precipite aqui, seu único objetivo é tornar a compra o mais fácil possível para eles.
Melhores Tipos de Conteúdos – estes são seus maiores fãs, e são os mais influenciados por você. Eles abrem seus e-mails semanais e são os primeiros a verificar novas ofertas. Seu objetivo é mantê-los informados sobre os novos produtos e serviços que você oferece, para que eles puxam o gatilho.
É importante saber relacionar essas estratégias com o Modelo de Vantagem Competitiva do seu Negócio. Saiba mais.
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Autor: Rodrigo Scaffidi Marcantonio – Gestor de Tráfego
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