Como vender mais traçando uma Estratégia de Marketing!

Como Vender Mais traçando uma Estratégia de Marketing!

O objetivo final é sempre vender mais. Mas a visão estratégica para chegar  nisso será destrinchada aqui, pela Estratégia de Marketing do funil de marketing digital. Ele é composto por macro etapas divididas em Topo, Meio e Fundo de Funil.

A imagem abaixo “Funil Tradicional” demonstra as etapas conforme as redes sociais mais comumente utilizadas para com cada objetivo e a quantidade de pessoas de cada etapa, explicadas abaixo na “Divisão dos Tipos de Conteúdos”.

Como Vender Mais traçando uma Estratégia de Marketing

Como Vender Mais traçando uma Estratégia de Marketing

Divisão dos Tipos de Conteúdo de uma Estratégia de Marketing – Topo, Meio e Fundo de Funil

É desejável separar os conteúdos postados sempre entre as 3 etapas do funil para otimizar as conversões. A jornada do cliente é a passagem dele entre cada uma dessa etapas até que ocorra a venda final,

Topo – Capturar novos seguidores

O início do processo é o topo de funil, essa etapa é essencial para avançar o lead nas etapas. Conteúdos de Topo de Funil são essencialmente importantes para, além de educar seu público-alvo para que eles se tornem clientes no futuro, também alcançar um novo público visto que aqui é o lugar em que existe maior quantidade absoluta de pessoas, aqui é interessante apostar em conteúdo educativo é de extrema importância não falar diretamente do produto, serviço ou mesmo da sua empresa, mas levar informações úteis aos leitores a respeito da área de atuação que sua empresa domina com bastante propriedade.

A princípio, ao pensar em conteúdo voltado para Topo de Funil (aprendizado e descoberta), o objetivo é produzir materiais cujos temas sejam mais generalistas e rasos, com linguagem clara e fácil a fim de atrair mais visibilidade, cliques, mais impressões e acessos nas redes, atingindo um público cada vez maior.

Aprendizagem e Descoberta

Isso tudo é mais essencial nas redes sociais onde pode-se também impulsionar esse alcance total por meio do tráfego pago. Trata-se da parte mais larga do funil, no qual você recebe o maior número de visitantes e de tráfego orgânico.

E assim, aos poucos, é possível formar, por meio da Estratégia de Marketing de Conteúdo, a construção de marca, branding ou brand management que refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. E conforme os valores e propósitos da empresa vão sendo passados, os clientes se identificam com isso.

O objetivo aqui é simplesmente atrair mais usuários que possam se interessar pelo seu tema de mercado.

Meio – Engajar a comunidade

Essa etapa ocorre quando a pessoa já considera a existência do problema e tem a intenção de solucioná-lo de alguma forma, mas ainda não tomou a decisão de compra final de acordo com níveis de consciência do cliente de Eugene Schwartz. Trata-se da fase intermediária do processo. Esse é o momento de passar a sensação de proximidade com o interlocutor, agregar o máximo de valor, resolvendo problemas. 

Trata-se, também, de uma parte mais estreita do que a parte inicial do funil e com menos pessoas. Mas aqui as pessoas estão mais interessadas na solução que sua marca tem a oferecer.

Dessa forma, todo e qualquer conteúdo voltado para o meio de funil agora deve ser mais focado e detalhado, com mais detalhes sobre o assunto pelo qual uma persona definida deve se interessar.

Interação e Engajamento

Aqui o lead possui apenas a intenção de compra mas ainda não pretende comprar imediatamente o produto ou serviço, então a estratégia por trás do meio de funil é quebrar as objeções de forma a blindar o produto e também aproximar o relacionamento com o público alvo, então os posts um pouco mais detalhados.

Tudo isso é feito como forma de nutrição do público alvo já que de acordo com a marking sherpa, aproximadamente 73% dos leads ainda não estão prontos para comprar o produto final logo após preencher algum formulário, então a estratégia por trás do meio de funil é nutrir os leads, ou seja, postar conteúdos recorrentes.

Algumas reflexões podem direcionar a construção do fluxo de nutrição, como:

  • Quanto tempo os seus leads demoram para se tornarem clientes?
  • Quais personas diferentes existem no público mais engajado?
  • Qual é a segmentação mais engajada?
  • Quais são as principais dores de cada uma delas?

Essa é a base necessária para criar uma excelente estratégia de marketing, Lead Nurturing. Mas, isso não é tudo É preciso, também, ter conteúdos impossíveis de serem ignorados. Então, não meça esforços para a produção de conteúdos de qualidade, materiais ricos (ebooks, whitepapers, infográficos, webinars, podcasts, audiobooks,  Newsletters, Posts de Blog, vídeos…).

Com isso, é preciso ser capaz de nutrir e educar os seus leads,  aproximando-os da venda. O fundamento do Lead Nurturing é esse: tornar, a cada e-mail, o lead mais próximo do final do funil e mais próximo de escolher a sua empresa. 

Fundo – Converter em vendas

A etapa final do funil é a de Fundo, essa etapa é fundamental para fazer o lead tomar a decisão de compra, na conversão os conteúdos precisam ser mais diretos e mais focados na empresa e na venda. 

Nessa etapa o lead provavelmente vai analisar as ofertas dos concorrentes. Então falar sobre o seu produto e ajudar a esclarecer as dúvidas comparativas e influenciar a tomada de uma decisão mais acertada sobre o que comprar. 

O maior foco do conteúdo de fundo de funil é direcionar os leads para solucionar o problema final e dessa forma, conduzir o cliente ao site para a compra online.

Conclusão – prática!

Fase de Atração:

  • Objetivo: Conquistar visitantes regulares, novos e valiosos para a empresa.
  • Como: Estratégia de Marketing de Conteúdo, Posts mais abertos, Rasos e Generalistas, aproveitando Trends e assuntos em alta, SEO do site, Redes Sociais, Tráfego Pago.

Fase de Engajamento

  • Objetivo: Transformar os visitantes em visitantes mais engajados, e transformar os visitantes mais engajados em leads, MQLs e SQLs.
  • Como: Por meio de nutrição dos leads com conteúdo recorrente em Calls-to-action, e-mail marketing, materiais gratuitos, ebooks, materiais mais conteudistas, posts nas redes, posts mais diretos nas redes; Engajamento com a Caixa de perguntas dos Stories do Instagram.

Fase de Decisão/Vendas

  • Objetivo: Converter os leads interessados, em boas vendas.
  • Como: Posts mais diretos sobre o produto e sobre as vantagens competitivas do produto, Botões, Calls-to-Action e Gatilhos mentais.

Por fim, o mais importante é ter foco na consistência e no longo prazo, principalmente nas duas primeiras etapas do funil. Lembre-se que a venda é resultado do valor que você agrega a sua comunidade. E dividir seu conteúdo entre topo, meio e fundo de funil é essencial para impulsionar essa jornada do cliente até a compra do produto final.

 

Autor: Rodrigo Scaffidi Marcantonio – Gestor de Tráfego e Líder de Marketing

Rodrigo Saffidi - Gatilhos Mentais

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