Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. 

Essa é a definição de marketing digital segundo o site Wikipedia, parece um pouco complicada e difícil de entender. Mas, fique tranquila(o) até o final do texto você estará pronto para definir com as suas palavras o que é marketing digital, a importância e como fazer. 

Nesse texto iremos abordar os seguintes tópicos: 

  • O que é Marketing Digital 
  • Por que fazer e qual a importância e vantagem do Marketing Digital? 
  • Como fazer Marketing digital? 
  • Conclusão 


Ao longo do texto iremos trabalhar com vários exemplos e situações práticas e caso você fique em dúvida é muito importante que você deixe um comentário para que nossa equipe posso te ajudar da melhor forma, combinado?

Vamos lá então, 1° tópico:

O que é Marketing Digital 

Como a própria definição diz, marketing digital é um conjunto de atividades, ações realizadas pelo ambiente web. Ou seja, em redes de pesquisas, redes sociais, canais de comunicação e todos as outras formas digitais que você pode imaginar, que uma empresa usa para se comunicar com o público alvo e transmitir conhecimento, oferecer conteúdos, oportunidades, entre outros. 

Então, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre o Marketing e Marketing Digital. A diferença entre os dois é que o Marketing digital usa o ambiente digital (online)  para expor suas estratégias de marketing.

Um exemplo é quando empresas, pessoas, ONGs, alguma forma de organização, usam blogs, redes sociais, e-mail para divulgar conteúdos sobre negócios ou notícias.

E eu tenho certeza que você já interagiu com algum tipo de conteúdo do tipo pois você está lendo esse texto e essa é uma das formas de se fazer marketing digital. Mais para frente iremos passar por várias formas de se fazer e irá ficar mais claro para você.

Mas caso esteja ansioso e queira ver na prática o que é tudo isso, abra uma nova guia no seu navegador e coloque o seguinte endereço https://ufabcjr.com.br/blog-de-gestao-empresarial/

Perceba a variedade de conteúdos, um chatbot chamando para conversar, os formulários para receber conteúdo. Tudo isso são formas de se fazer marketing digital.

Agora que você já entende o que é esse conceito, vamos passar para a importância e vantagens. 

 

Por que fazer e qual a importância e vantagem do Marketing Digital? 

 

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de divulgação da sua marca e mudou a forma de fazer marketing. Além do seu incrível custo vs benefício quando comparado com o marketing convencional permite atingir o ambiente web que vem crescendo a cada dia.

Nesse tópico iremos falar sobre as 4 vantagens de atuar nesse campo. 

 

# 1 interação com o público 

 

Quando você tem alguma dúvida sobre um tema, o que costuma fazer? Se sua resposta for procurar em alguma mecanismo de pesquisa como o Google, você faz assim como eu e muita gente. 

 

Disponibilizar materiais em um blog e/ou redes sociais pode ser uma ótima forma de estabelecer uma conexão com seu público alvo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, dar dicas de moda por meio de textos e vídeos pode ser uma boa forma de atrair novos clientes para a sua loja. 

 

# 2 Estar na frente da concorrência

Pesquisas mostram que poucos empresas no Brasil investem em marketing digital, mesmo o mercado tendo potenciais enormes. Por isso, começar uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos e/ou serviços pode ser um grande diferencial quanto a sua concorrência. 

Assim como no exemplo anterior, imagine que você está buscando dicas de moda na internet e não encontra em lugar algum. Uma empresa que ofereça terá um diferencial frente a concorrência

 

# 3 Tem um bom custo benefício 

 

Comparado com o chamado marketing offline, aquele que divulga produtos e/ ou serviços pelas pela televisão, revistas, rádio, jornais, o marketing digital tem um valor muito mais acessível.

 

E para facilitar, hoje existem inúmeras ferramentas gratuitas no mercado que o ajudaram a se tornar ainda mais acessível. Pense comigo, seguindo o exemplo dado nos tópicos anteriores, se você quer criar uma página no instagram e/ou facebook para divulgar dicas e seus produtos, você pode fazer de maneira gratuita.  

 

# 4 altamente mensurável

 

Algo ser mensurável significa que pode ser medido. Campanhas lançadas pelo marketing digital pode ser altamente exploradas diferentemente de algumas campanhas feitas pelo marketing convencional (offline).

 

Por exemplo, vamos supor que você queira distribuir panfletos com cupons de descontos do seu serviço e/ou produto, ao fazer da maneira física você terá noção de quantos entregou mas não de quantas pessoas foram impactadas, ou seja, quantas pessoas viram a sua propaganda.

Ao trabalhar pelo ambiente digital você consegue ter a exata noção de quanto pessoas visualizaram a sua propaganda. Este é só um exemplo básico para você entender o quão mensurável o Marketing Digital é.

 

Como fazer Marketing digital? 

 

Ao longo do texto nós já abordamos algumas estratégias que podem ser usadas, mas essa seção será inteiramente dedicada para mostrar quais são as principais estratégias que você pode usar para o Marketing da sua empresa, ONG, organização…

 

# Marketing de conteúdo 

Como comentado anteriormente, muitas pessoas quando em dúvida sobre algum assunto, usam os mecanismos de pesquisas online para tentar achar a solução para problema.

Com isso, o marketing de conteúdo constitui-se em produzir e oferecer conteúdos sobre um ou mais determinado assunto para  informar, nutrir e encantar os seguidores, usuários.

Os benefícios são muitos, além de melhorar a força da sua marca, autoridade no assunto, você será considerado um educador e por isso é sempre importante manter a qualidade dos seus materiais.

Pensando agora em divulgação existem diversos canais que podem ser usado, vamos passar pelos principais.

 

  • Blog 

O blog é um dos aliados mais fortes do marketing de conteúdo, considero uma das principais estratégias para pequenas e médias empresas divulgarem seus conteúdos.

Além de serem facilmente administrados e nutrido com os conteúdos produzidos, permite uma série de otimizações para ranquear seus conteúdos no topo do google.  

Vamos pensar em uma empresa que oferece serviços na área de recrutamento (recursos humanos), ela pode produzir uma série de conteúdos relacionados ao tema, dando dicas desde como fazer um bom processo seletivo até como os serviços dela podem auxiliar na sua empresa.

Se você se interessou pelo assunto: Leia Funil de conteúdos a técnica de geração de leads.

 

  • Site institucional 

Ter um site da sua marca pode ser uma excelente forma de divulgação dos seus serviços e/ou produtos. Nele você pode criar páginas explicando sobre a empresa, serviços, mostrando quem são seus clientes, cases de sucesso, como é a sua empresa e muito mais. 

Além de dar uma autoridade e ar de profissionalismo para a sua empresa, ele facilita o contato com o seu cliente. Por exemplo, caso alguém queira comprar ou reservar um serviço e/ou produto da sua empresa, ele pode efetuar um cadastro no seu site.

Para entender como funciona na prática, visite o site da UFABC jr. e navegue pelas páginas, observe as estruturas como o marketing de conteúdo está presente.
Link: www.ufabcjr.com.br

 

  • Redes Sociais 

Ter presença nas redes sociais também é fundamental, as pessoas estão constantemente navegando por ela e são um potencial consumidor. Por isso, ter uma presença nas redes sociais é fundamental. 

 

Além de manter um canal de comunicação você pode aproveitar para divulgar os conteúdos produzidos em seu blog. Ou se você não tiver um blog ou site, pode postar diretamente na rede social. 

 

# E-mail Marketing 

E-mail Marketing é o processo de enviar um e-mail contendo algum tipo de divulgação, seja da sua empresa ou do seu produto.

Ele é frequentemente usado para divulgar promoções e atrair usuários para comprar algum serviço. Mas também podem ser usados para fortalecer sua marca, expor um produto novo, fazer uma pesquisa entre seus clientes.

Leia também: Guia completo para fazer a sua pesquisa de satisfação



Bônus

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para sua empresa, mas antes de investir é necessário ter bem claro e conhecer seu público alvo para que ele seja sempre assertivo. Entenda quais são as vontades dos seus consumidores, em quais canais eles se comunicam e muito mais.

Para levantar essas informações e entender mais sobre o Público Alvo sugiro o texto: Público-alvo, cliente ideal e buyer persona o que é e como definir


Conclusão

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma. A UFABC jr. é a empresa de consultoria em gestão empresarial da Universidade Federal do ABC, temos o propósito de ajudar micro, pequenos e médios empreendedores a melhorarem seus resultados. Qualquer dúvida nós estamos em canal de comunicação aberto.

Contato: contato@ufabcjr.com.br

 

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