O Plano de Marketing é um documento escrito que tem como objetivo orientar o cliente na elaboração de estratégias voltadas e dirigidas especialmente para seu mercado de atuação. Esse documento pode, também, possibilitar a captação de novos clientes para a empresa a partir de estratégias minuciosamente traçadas.
Agora que você já sabe o que é Plano de Marketing… Vamos para o próximo passo: Como Fazer um Plano de marketing?
O processo de concretização de um Plano de Marketing é separado em 4 etapas: Análise de Ambiente, Definição/Estudo do Público Alvo, Posicionamento de Mercado e Marca e Definição de Estratégias.
A Análise de Ambiente é a etapa inicial e, justamente por isso, se torna essencial. Nessa etapa haverá uma ambientação no mercado em que a empresa está inserida, nesse momento utiliza-se a chamada Análise PEST (Política, Economia, Social e Tecnologia), que é usada na análise de possíveis mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas no ambiente de negócios. Essa ambientação ajuda a trazer uma visão mais macro das ameaças e oportunidades externas a que empresa está exposta.
Caso queira saber mais sobre ANÁLISE PEST, a UFABC jr. tem um conteúdo dedicado.
Nessa seguinte etapa, deve-se definir o público-alvo, parece estranho o que direi agora. Muitas empresas não sabem qual o seu público-alvo e isso é muito preocupante. Isso por que saber com quem você está falando é fundamental para vender melhor e atrair mais clientes.
Além de identificar como o seu público-alvo é, estudá-lo e analisá-lo é extremamente necessário já que só assim é possível encontrar meios atrativos e certeiros de atingir os clientes em questão.
Caso queira saber mais sobre PÚBLICO-ALVO, a UFABC jr. tem um conteúdo dedicado.
Entender a posição da sua empresa frente ao mercado é essencial para um planejamento estratégico para alavancar a empresa. Mostra-se, portanto, de extrema importância para a sobrevivência da empresa a identificação de riscos e estratégias. Para auxiliar nessa gestão de informações, uma das principais ferramentas é a Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português), que tem como objetivo analisar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, sobre o negócio. Mostra-se como ferramente muito útil, visto que incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob ponto diversos pontos de vista.
Além de conhecer sobre o posicionamento da Marca é interessante conhecer sobre o mercado que a empresa está inserida, normalmente uma pesquisa quantitativa com perguntas direcionadas ao ramo de atuação da marca, trará um pouco sobre o que os clientes querem.
CASO QUEIRA SABER MAIS SOBRE ANÁLISE SWOT, A UFABC JR. TEM UM CONTEÚDO DEDICADO.
É neste instante que as estratégias são todas definidas, seguindo todos as informações coletadas nas etapas anteriores, ou seja, pela análise PEST, Estudo do público-alvo e análise SWOT. É possível perceber, portanto, o embasamento enorme que justificarão todas as estratégias traçadas.
A UFABC jr é uma empresa que proporciona soluções em gestão empresarial. A empresa é formado por alunos de graduação na Universidade Federal do ABC, faculdade cujo modelo de ensino é baseado na interdisciplinaridade dos cursos.
Tendo em vista que cada empresa tem suas personalidades e particularidades, cada atendimento/serviço da UFABC Jr é diferenciado. Desta forma, nossa empresa se adapta aos pedidos e necessidades dos clientes para que assim uma solução mais adequada seja proposta e implantada na sua empresa.
A UFABC Jr tem parceria com a People Scope, maior base de informações comportamentais dos consumidores brasileiros desenvolvida pela SPC Brasil em conjunto com Ibope DTM. Essa plataforma mapeia o Brasil em 13 macrossegmentos com 42 segmentos populacionais com visões detalhadas de comportamento, atitudes, decisões de compras, entre outras características importantes. A People Scope auxilia no mapeamento de clientes e na elaboração de estratégias de marketing. Desta forma, a parceria se mostra um forte diferencial no serviço de Plano de Marketing oferecido pela UFABC Jr.
A plataforma People Scope não é a única parceria da UFABC jr. Temos como parceiros por exemplo a Metávoli, Bridge consulting e Cia de Talentos. Todas elas juntas cooperando diretamente, ou até mesmo indiretamente na execução dos serviços oferecidos por nós.
O Plano de Marketing está muito relacionado com as particularidades de cada empresa. Tendo em vista essa versatilidade e amplos recursos oferecidos pela UFABC Jr, nossa empresa se mostra extremamente adequada para esse tipo de serviço.
AUTORA: THAÍS GOMES – Trainee
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