O que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é um documento escrito que tem como objetivo orientar o cliente na elaboração de estratégias voltadas e dirigidas especialmente para seu mercado de atuação. Esse documento pode, também, possibilitar a captação de novos clientes para a empresa a partir de estratégias minuciosamente traçadas.

Agora que você já sabe o que é Plano de Marketing… Vamos para o próximo passo: Como Fazer um Plano de marketing?

Como Fazer um Plano de Marketing?

O processo de concretização de um Plano de Marketing é separado em 4 etapas: Análise de Ambiente, Definição/Estudo do Público Alvo, Posicionamento de Mercado e Marca e Definição de Estratégias.

  1. Análise de Ambiente

    A Análise de Ambiente é a etapa inicial e, justamente por isso, se torna essencial. Nessa etapa haverá uma ambientação no mercado em que a empresa está inserida, nesse momento utiliza-se a chamada Análise PEST (Política, Economia, Social e Tecnologia), que é usada na análise de possíveis mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas no ambiente de negócios. Essa ambientação ajuda a trazer uma visão mais macro das ameaças e oportunidades externas a que empresa está exposta.
    Caso queira saber mais sobre ANÁLISE PEST, a UFABC jr. tem um conteúdo dedicado.

  2. Definição/Estudo do Público-Alvo

    Nessa seguinte etapa, deve-se definir o público-alvo, parece estranho o que direi agora. Muitas empresas não sabem qual o seu público-alvo e isso é muito preocupante. Isso por que saber com quem você está falando é fundamental para vender melhor e atrair mais clientes.
    Além de identificar como o seu público-alvo é, estudá-lo e analisá-lo é extremamente necessário já que só assim é possível encontrar meios atrativos e certeiros de atingir os clientes em questão.
    Caso queira saber mais sobre PÚBLICO-ALVO, a UFABC jr. tem um conteúdo dedicado.

  3. Posicionamento de Mercado e Marca

    Entender a posição da sua empresa frente ao mercado é essencial para um planejamento estratégico para alavancar a empresa. Mostra-se, portanto, de extrema importância para a sobrevivência da empresa a identificação de riscos e estratégias. Para auxiliar nessa gestão de informações, uma das principais ferramentas é a Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português), que tem como objetivo analisar os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, sobre o negócio. Mostra-se como ferramente muito útil, visto que incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob ponto diversos pontos de vista.
    Além de conhecer sobre o posicionamento da Marca é interessante conhecer sobre o mercado que a empresa está inserida, normalmente uma pesquisa quantitativa com perguntas direcionadas ao ramo de atuação da marca, trará um pouco sobre o que os clientes querem.
    CASO QUEIRA SABER MAIS SOBRE ANÁLISE SWOT, A UFABC JR. TEM UM CONTEÚDO DEDICADO.

  4. Definição de Estratégias

    É neste instante que as estratégias são todas definidas, seguindo todos as informações coletadas nas etapas anteriores, ou seja, pela análise PEST, Estudo do público-alvo e análise SWOT. É possível perceber, portanto, o embasamento enorme que justificarão todas as estratégias traçadas.

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3 benefícios de se fazer um Plano de Marketing:

  1. Atingir seu Público-Alvo:
    Com o plano de Marketing você passará a conhecer  seu público-alvo e isso é fundamental para sua empresa, já que, identificando o perfil do cliente, será possível traçar estratégias de Marketing atrativas a esse público.
    É crucial que a empresa se mantenha alinhada ao seu público consumidor, visto que, caso isso não ocorra, poderá haver uma falência da empresa devido o fato dela não atender o que seu público busca.
    Uma estratégia para conhecer seus concorrentes é pelo chamado cliente oculto, ou seja, uma pessoa simular compras com o concorrente e analisar todos os pontos fortes e fracos para traçar estratégias a partir dessas informações.
  2. Conhecerá seu Mercado:
    Um plano de marketing bem feito traz à empresa um conhecimento bastante aprofundado sobre seu mercado de atuação e as exigências que este infere. Desta forma, a empresa consegue atingir seus objetivos mercadológicos e institucionais a partir de ações mais coesas e estruturadas.
    Caso queira saber mais sobre SEU MERCADO, a UFABC jr. tem um conteúdo dedicado.
  3. Conhecerá seus concorrentes:
    Muitas empresas temem suas concorrentes, mas como a velha frase conhecida do filme O Poderoso Chefão: “Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”, você não deve esquecer que a análise dos concorrentes deve ser feita de modo minucioso. Isso porque ajudará na descoberta de métodos que façam que sua empresa. Primeiramente não cometa os mesmo erros que as demais cometem, como também ultrapassar os lados positivos das demais, para que assim, a sua empresa seja colocada em uma posição de destaque e de diferencial para todo o mercado.

Como a UFABC Jr. Pode te ajudar??

A UFABC jr é uma empresa que proporciona soluções em gestão empresarial. A empresa é formado por alunos de graduação na Universidade Federal do ABC, faculdade cujo modelo de ensino é baseado na interdisciplinaridade dos cursos.

 Tendo em vista que cada empresa tem suas personalidades e particularidades, cada atendimento/serviço da UFABC Jr é diferenciado. Desta forma, nossa empresa se adapta aos pedidos e necessidades dos clientes para que assim uma solução mais adequada seja proposta e implantada na sua empresa.

A UFABC Jr tem parceria com a People Scope, maior base de informações comportamentais dos consumidores brasileiros desenvolvida pela SPC Brasil em conjunto com Ibope DTM. Essa plataforma mapeia o Brasil em 13 macrossegmentos com 42 segmentos populacionais com visões detalhadas de comportamento, atitudes, decisões de compras, entre outras características importantes. A People Scope auxilia no mapeamento de clientes e na elaboração de estratégias de marketing. Desta forma, a parceria se mostra um forte diferencial no serviço de Plano de Marketing oferecido pela UFABC Jr.

A plataforma People Scope não é a única parceria da UFABC jr. Temos como parceiros por exemplo a Metávoli, Bridge consulting e Cia de Talentos. Todas elas juntas cooperando diretamente, ou até mesmo indiretamente na execução dos serviços oferecidos por nós.

O Plano de Marketing está muito relacionado com as particularidades de cada empresa. Tendo em vista essa versatilidade e amplos recursos oferecidos pela UFABC Jr, nossa empresa se mostra extremamente adequada para esse tipo de serviço.

AUTORA: THAÍS GOMES – Trainee

thais gomes trainee ufabc jr consultoria

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