Público-alvo: importância e como definir

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Quer iniciar ou expandir o seu negócio mas ainda não sabe especificamente qual é o seu público-alvo? Entenda como você pode definir, de uma vez por todas, qual é o público alvo do seu negócio e como você pode aproveitá-lo para alavancar as suas vendas.

1.O que é uma “Público Alvo”?

Você já deve ter ouvido falar da frase “quem quer agradar todo mundo não agrada ninguém”, o conselho, que é útil para diversas situações, também se aplica para o Marketing da sua empresa. Isso porque para a sua marca se comunicar de forma assertiva, é necessário que haja uma segmentação de público.

Dessa forma, o público alvo corresponde a segmentação do grupo de consumidores que possuem características e comportamentos comuns, o qual a marca direciona a suas ações e campanhas, a fim de solucionar as suas dores e atender os seus desejos. Tendo, assim, como principal objetivo alcançar pessoas que tenham afinidade com a marca e torná-las clientes.

Como exemplo, o público-alvo de uma marca pode ser mulheres, entre 30 e 40 anos, residentes de Belo Horizonte, classe B, renda entre R$ 4000 e R$ 6000, apaixonadas por moda e cosméticos. 

Ter o público-alvo bem definido é muito importante para a elaboração de estratégias de comunicação, marketing e rapport com clientes em potencial.

2.Porque definir o seu público-alvo

2.1. Adeque o seu produto ao mercado

Quando não conhecemos a fundo os sonhos e desejos do nosso cliente, vender um produto é como dar um presente para uma pessoa desconhecida, ou seja, a chance de não atender às expectativas é alta. Por isso, para desenvolver e entregar produtos, serviços e experiências que causem o efeito “wow” no cliente é preciso conhecê-lo primeiro.

2.2. Entenda os padrões de compra do cliente

Conhecer como o cliente se comporta, e quais são os fatores que o leva a comprar o seu produto, faz com que você entenda os seus padrões de consumo, e assim mapear a sua jornada de compra. E a partir disso, você consegue criar campanhas mais assertivas e direcionadas ao comportamento do consumidor.

2.3. Ajuste a comunicação

Ter um entendimento aprofundado do perfil demográfico e comportamental do seu público-alvo permite ajustar a abordagem e a linguagem usada pela sua marca, seja em campanhas ou nas mídias sociais. Esse ajuste torna a mensagem mais clara para o público alvo, gera empatia e interesse, e influencia positivamente a decisão de compra do produto.

2.4. Defina um posicionamento único e relevante no mercado

Com a definição do público-alvo, você entende as características e diferenciais valorizados pelo seu principal público, de forma a alinhar o seu produto ou serviço com as expectativas que ele valoriza, de forma a conquistar um espaço único no segmento que você está inserido.

 

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3. Dicas para definir o seu público-alvo

3.1. Faça uma análise de dados

Para você, de fato, entender qual é o seu público-alvo você deve analisar o perfil de cliente das suas últimas vendas, atente-se para  os seus interesses latentes, a sua idade, classe, palavras pesquisadas e entre outros. Para isso, o Google Analytics é uma ótima ferramenta que pode te fornecer informações e dados valiosos.

3.2. Pesquise o cenário atual do mercado

Entenda o comportamento não só consumidores do serviço ou produto que você vende, mas também dos seus concorrentes. Entenda quais são os seus hábitos de consumo, quais dores não estão sendo sanadas, quais são as principais tendências atuais e entre outros. Essa análise do mercado vai fazer com que você enxergue oportunidades para a sua marca e que você saiba como conquistar o seu público-alvo

3.3. Conheça o seu produto e a sua marca

Entenda quais as soluções o seu produto entrega e quais são os seus diferenciais , para assim alinhá-los às expectativas e às tendências do mercado. Saiba qual é a proposta de valor da sua marca, quais benefícios os seus produtos entregam ao consumidor, qual é o problema que ele resolve e etc.

3.4. Valide suas hipóteses com entrevistas

Com o público-alvo definido, é a hora entrevistar seus clientes, para saber se as descrições conferem. Recomenda-se conversas de ao menos 30 minutos com 15 pessoas diferentes, usando quebra-gelos e perguntas abertas, para deixar o entrevistado confortável, e não influenciar suas respostas.

4. Conclusão

O medo da concorrência é uma constante. Mas a definição do público-alvo do seu negócio te auxiliará a entender o verdadeiro responsável pelo seu sucesso ou fracasso, que é seu cliente!

 

Autora: Thais Medeiros da Fonseca

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