SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele

SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele.

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Com a dominação do ambiente digital e o marketing digital no auge das estratégias de sucesso, não basta estar presente nesse meio, mas estar entre os melhores e se destacar. Para isso vamos te apresentar uma técnica, chamada SEO, que vai fazer seu site bombar e sua marca decolar.

Segundo pesquisa realizada pela Chitika, empresa de publicidade on-line, o primeiro resultado da busca orgânica do Google recebe 1/3 (cerca de 33%) de todo o tráfego de pesquisa.

Nesse artigo veremos:

  • O que é SEO?
  • Como o SEO vai destacar seu site.
  • Dicas para colocar em prática.

#1 – O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de ações que quando bem feitas facilitam o aumento da popularidade e autoridade de um site. Ter um bom SEO, implica em um bom rankeamento do site em buscadores, como o Google.

Para conseguir isso, é necessário um conjunto de estratégias, sendo 250 critérios para definir a classificação de rankeamento. Nesse texto iremos abordar as mais práticas para você começar agora mesmo.

Importante trazer que o SEO são estratégias orgânicas, ou seja, são gratuitas, não envolvendo compra de anúncios. Dessa forma, usar-lo é muito vantajoso.

Trabalhar a mídia orgânica é essencial se você quer que seu site apareça nas primeiras posições do Google quando alguém pesquisar algum assunto relacionado a sua empresa. Quem investe nas mídias pagas, ou seja, paga o Google para fazer anúncios tem preferência, porém quando o Google entende que seu site é muito bom (ótimo SEO), posiciona ele muito bem também.

Mas ainda não ficou claro como o SEO pode ajudar você a destacar seu site e impulsionar sua marca? Então, continue lendo!


#2 – Como o SEO vai destacar seu site

Os primeiros resultados que aparecem de forma orgânica no Google recebem uma taxa de cliques maior, cerca de 30% dos cliques, são só das 3 primeiras posições orgânicas.

SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele.

Fonte: backlinko

Dessa forma, se seu site estiver entre as primeiras posições no Google, a chance de crescer o número de usuários e consequentemente converter leads aumenta significamente.

Por isso, SEO é uma das estratégias essenciais para ter sucesso no Marketing Digital e crescer sua marca. Bom, agora que entendemos o que é SEO e sua importância, vamos ver como aplicar?


Leia também sobre: Como utilizar a internet para impulsionar o seu negócio


#3 – Dicas para colocar em prática

O Google usa diversos critérios para definir a classificação de rankeamento, mas seguindo algumas boas práticas de SEO, seu site já irá decolar. Então, continua comigo que vou te contar como fazer isso na prática…

 

3.1 – Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo é uma das coisas mais importantes para o Google entender que seu site é qualificado. Para isso, você pode criar um blog. Mas para funcionar é necessário definir uma rotina de postagem com base na sua rotina, porém você tem que seguir a rotina que definiu. Por exemplo, fazer um post por semana.

A frequência é uma coisa que é levada em conta, pois faz o Google entender que a cada nova postagem você está gerando um novo resultado na web. Além de manter uma rotina de postagem, você deve construir artigos relevantes. Trazer assuntos práticos que se relacionem com os serviços que sua empresa oferece, dicas, passo a passo.

#Dica extra: A maior parte das buscas feitas no Google são em forma de pergunta, então se seu texto trazer artigos em formato “resposta” certamente vai rankear melhor.

 

3.2 – Palavras-chave

As palavras-chave ou keywords podem ser definidas como os termos usados pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas.

São termos compostos por uma ou mais palavras, representando a forma como um usuário escreve sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e concluir suas pesquisas, sendo assim é importante estudar quais palavras-chave são melhores posicionadas.

SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele.

Nesse exemplo da imagem, a palavra-chave é SEO.

As keywords são o primeiro contato entre marca e público que provavelmente serão decisivos na escolha do visitante de ignorar a página e continuar pesquisando ou continuar no site. São uma ferramenta muito importante para o marketing digital, visto que quando encaixadas com perfeição, abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da Internet.

Na hora de montar seu site, páginas e conteúdos, é importante fazer bom uso delas, estudar e escolher as certas para se posicionarem bem nos buscadores, principalmente no Google, que utiliza muito esse método, sendo altamente eficiente no rankeamento do site.

As palavras-chave devem ser usadas em diferentes partes do site, como nas páginas, nos conteúdos do blog, no SEO title (o que será exibido quando seu conteúdo aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google, bem como nos compartilhamentos de redes sociais) e meta descriptions (descrição que aparece para o Google).

 

3.3 – Como escolher as melhores palavras-chave?

Para fazer uma escolha assertiva das melhores palavras-chave a serem usadas, é necessário o estudo e análise de cada uma. No estudo analisa-se o volume de buscas mensais da palavra-chave, ou seja, o quanto ela foi pesquisada no período de 1 mês. E outro ponto a ser observado é o SEO difficulty, que é o nível aproximado de competição da palavra-chave na busca orgânica. Quanto maior o número, maior a competição.

Pode ser uma estratégia também, optar por palavras-chave que não tenham um volume tão alto de busca, mas que se refere a algum serviço mais específico da empresa. Isso porque palavras muito genéricas podem trazer muitos visitantes desqualificados para o site. Alguns sites que você pode fazer essas análises:

  • Ubersuggest
  • Moz
  • Sem Rush
  • Google keyword planner

 

3.4 – Otimizando o SEO + Palavra-chave

Explicamos sobre a importância da escolha de boas palavras-chave e como fazer isso. Agora vamos falar sobre SEO title e meta descriptions.

SEO title é o título de uma página do seu site ou do post que você fez. Escolha um título para a página, um bom título deve estar relacionado ao tema abordado. Por exemplo, se a sua página falar sobre uma solução de Plano de Marketing Digital, o ideal é que o título esteja relacionado ao conteúdo, podendo ser por exemplo ‘Plano de Marketing Digital – UFABC Jr.’, no caso do nosso serviço da UFABC jr.. Otimize também a url da página e deixe com a palavra chave que foi usada no título.

SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele.

Agora vamos falar sobre a meta descriptions. Nada mais é que uma mini descrição do conteúdo da página que os usuários do google vão visualizar, conforme mostra a imagem acima. É necessário que na meta descrição a palavra-chave esteja presente, como nesse caso, ela já começa “O Plano de marketing Digital”.

 

3.5 – Imagens para SEO

Todo site possui imagens, sejam para decorar ou ser explicativa. Porém, o SEO também analisa as imagens. E como ele faz isso? Toda imagem possui um título por trás dela. Por exemplo, se você busca no Google por UFABC Jr., nossa empresa e coloca na opção “imagens”, o resultado será nosso logo e alguns serviços:

ufabc jr

Isso porque quando adicionamos essas imagens no nosso site, na descrição dessas imagens colocamos a palavra-chave “UFABC Jr.”. Isso ajuda no SEO, pois o Google entende mais sobre o que é seu site e o que sua empresa oferece. Aqui vale a dica de colocar na descrição da imagem, algo relacionado ao tema abordado.

Ahhh e não se esqueça de colocar imagens de boa qualidade e alta resolução 😉

 

3.6 – Velocidade do Site

Uma pesquisa feita pela Akamai, mostrou que 47% dos usuários esperam que as páginas carreguem em no máximo 2 segundos. Também é dito nessa pesquisa que 40% dos usuários abandonam a página se ela demora mais do que 2 segundos para carregar.

Bom, além de precisar de um site rápido para que mais clientes fiquem na sua página, esse fator da velocidade também influencia no SEO. Um site mais rápido tem vantagens de posicionamento. Existem sites que medem a velocidade do seu site, carregamento da página, tempo até ficar interativa e outre outras coisas. Um site que você pode testar a velocidade é o PageSpeed.

 

3.7 – Invista em Link Building

A Web é formada por links. É através deles que conseguimos acessar diversas páginas e conteúdos.
O mecanismo do Google consegue percorrer links, assim como as pessoas e identifica quando links são relacionados ao seu site.

E os links buildings são isso, geração de links que direcionam para o site da sua empresa e quando você possui muitos, o Google prioriza seu site na busca orgânica, pois isso gera credibilidade e visibilidade para ele.

 

#Conclusão

Bom, agora você já sabe como deixar seu site nas primeiras posições do Google, de forma fácil. Siga os passos, garanta o sucesso do seu site e impulsione sua marca ao máximo.


Aproveite para ler também: 9 maneiras de atrair clientes nas redes sociais


Autora: Mariane Malouf

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