Atualmente, muitas pessoas estão falando sobre as tendências do Marketing Digital. Mas você já parou para pensar sobre o assunto e o que significa essas tendências? Ou até mesmo imaginou o que poderia ser?

Pois bem, se todos esses são questionamentos que você já se fez ou se faz, então está no lugar certo. Neste artigo iremos abordar alguns pontos sobre o tema e algumas ferramentas que estão em alta.

Para começarmos, você sabe o que é marketing digital e porque ele é importante? Se sua resposta foi não ou talvez, saiba que marketing digital é atualmente a galinha dos ovos de ouro. Isso porque através dele empresas transnacionais aos microempreendedores de distintos ramos, conseguem crescer e alcançar diversos públicos em diferentes lugares do mundo, pela comunicação online. Para resumir o marketing digital não tem limites.

Para se aprofundar mais no assunto, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

1 – Por que é importante saber das tendências do marketing digital?

A grosso modo, tendência refere-se a tudo aqui que segue ou inclina-se a uma determinada direção ou preferência.

Conhecer as tendências do marketing digital é importante, porque através dela você consegue enxergar novas oportunidades para sua empresa e até mesmo o “futuro”. Ou seja, há uma certa antecedência dos acontecimentos, que viabiliza a inovação, criação, desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Além disso, contribui para a criação de mecanismos eficientes dentro de sua empresa. O qual possibilita uma melhor preparação para as mudanças do mercado atuante. Dessa forma, seu negócio não sofrerá consequências negativas com as transições.

Uma tendência que está diante de nosso olhos, por exemplo, é o trabalho remoto. Ele, automaticamente, ocasionou diversas mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo das pessoas. Diante dessa nova adaptação, as empresas necessitam rapidamente rever suas estratégias para atingir seu público, em um ambiente diferente ou até mesmo manter a produtividade de suas equipes de trabalho.

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Vale lembrar, que isso não quer dizer que sua empresa terá sucesso seguindo todas as tendências que surgirem. O processo vai muito mais além e é necessário estar alinhado com outras métricas da empresa.

Por fim, tudo o que foi dito, acaba se tornando uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. E quem não quer estar a frente, não é mesmo?


2 – Como você pode mapear essas novas tendências?

Existem diversos softwares, relatórios e ferramentas online que te ajudam com essa tarefa, entre elas estão Google Adwords Keyword Tool, Google Alertas, Google Trends e até mesmo as próprias redes sociais.

Mas lembre-se, que para ter resultados concretos é essencial, que todas as informações sejam baseadas em dados. Com a utilização dos recursos disponíveis, você poderá entender ainda mais sobre as novas tendências e saberá como utilizá-las para alcançar os melhores e mais altos resultados em seu negócio.


3 – Mas de onde vem e como é desenvolvido tudo isso (essas tendências)?

Em larga escala, as tendências surgem de demandas ou problemas identificados pelas pessoas. Ou seja, onde podemos desenvolver soluções para auxiliá diversas empresas a enfrentar seus desafios, podendo ser ocasionados pelas evoluções e mudanças? Ou até mesmo para facilitar, otimizar e aproveitar nosso tempo na realização de tarefas diárias. Para tudo isso acontecer podemos destacar três tecnologias, sendo elas:

Inteligência Artificial: refere-se a softwares e máquinas com habilidades similares à humana. Que conseguem pensar, criar, raciocinar, deduzir, agir e aprender ideias baseadas em bancos de dados com diversos padrões. Ou seja, podemos dizer que são os assistentes virtuais que facilitam a vida e utilizam os algoritmos para entender as preferências de seus clientes.

Realidade Virtual: é um ambiente virtual que simula interações com diversos efeitos visuais, táteis e sonoros. Fazendo como que o indivíduo pense e acredite que tudo isso seja e faça parte do mundo real. A realidade virtual pode ser usada para viabilizar que seu cliente experimente e teste produtos ou serviços.

Realidade Aumentada: é projetada um ambiente que mistura o mundo virtual com o real, através da sobreposição de elementos. Possibilitando uma maior interação com objetos, porém mantendo o usuário atento ao mundo real, enquanto expande suas possibilidades e horizontes. Viabiliza a visualização detalhada das coisas.

A primeira já está presente em diferentes lugares seja na realização de pesquisas, ajudar em consultas de informações ou até mesmo no atendimento ao cliente. Tanto a segunda, quando a terceira auxiliam em questões de assistência, educação remota e e-learning. Basicamente, ambas são projetadas a partir do distanciamento físico, mas possuem integrações que viabilizam a comunicação de forma assíncrona ou síncrona.


4 – Alguns exemplos das tendências do marketing digital

Agora que você já tem uma introdução sobre o assunto, irei apresentar algumas tendências do marketing digital que estão ganhando cada vez mais espaços no mercado empresarial e sendo viabilizados pela implementação dessas tecnologias.

4.1 – Atendimento via ChatBot

O Chatbot é um mecanismo prático que consegue realizar um diálogo com pessoas automaticamente, possibilitando a acessibilidade em atendimentos rápidos e personalizados.

De acordo com o relatório da Grand View Research (2020), o mercado global de chatbot deverá atingir muitos bilhões de doláres até 2028. Com uma taxa de crescimento maior que 34,3%, a estimativa é que os chatbots estejam envolvidos em 85% das interações entre empresas e consumidores.

Tendências do Marketing Digital - Gráfico ChatBot

Fonte: https://www.grandviewresearch.com/

Vale ressaltar, que existem diversas aplicativos, plugins e ferramentas que viabilizam a implementação dos chatbots no seu site ou nas plataformas digitais da sua empresa.

4.1.1 – Exemplificação do chatbot

Nós da UFABC Jr., fazemos a utilização do ChatBot e com ele conseguimos resultados positivos e uma comunicação à mais com os clientes.

Tendências do Marketing Digital - Exemplo Chatbot                Tendências do Marketing Digital - Exemplo Chatbot

4.2 – WhatsApp Business

É um aplicativo de mensagem mais utilizado pela população, como meio de comunicação e interação entre pessoas. Ou seja, é umas das maneiras existentes para manter seus clientes em contato direto e pessoal com a sua empresa. Onde possui diversas funcionalidades como respostas rápidas, perfil completo com diversas informações (horário de funcionamento, endereço, serviços ou produtos oferecidos etc…).

Além disso, uma boa opção é o Whats Share, que permite a automação dos serviços de atendimento, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação.

Porém, é importante definir suas estratégias e organizar as mensagens por categorias (apresentação, identificação etc.), além das mais importantes que deseja enviar à seus contatos. Para que assim, não haja uma sobrecarga de informações e gere uma impressão ruim da sua empresa. Muitos empreendedores já utilizam e vêem resultados positivos do WhatsApp Business nas suas campanhas de publicidade online.

4.3 – PodCast

É uma das formas de divulgar conteúdo, porém no formato de áudio. Disponibilizado por meios de arquivos, transmissões ao vivo pela internet ou outras variações existentes.

Uma das grandes vantagens é que seu conteúdo pode ser consumido a qualquer momento e em qualquer lugar ou situação. Tudo irá depender da vontade e disposição da pessoa. Além disso, é mais uma oportunidade para estabelecer comunicação, educar e levar mais informações ao seu público.

Na sociedade brasileira, o mercado de podcast está em ascensão. Um estudo, realizado em parceria com o Ibope Inteligência, concluiu que 40% dos 120 milhões de usuários da internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez um programa desse tipo. Então há mercado e demanda, para esse tipo de produção.

4.4- Tik Tok

É uma rede social que vem sendo utilizada de forma estratégica por diversas empresas. Caracterizado pela postagem de vídeos interativos, curtos e integrativos, que alcançam um número estimado em mais de 500 milhões de pessoas.

O que além de proporcionar diversão, também inspira criatividade, conhecimentos, público. Já que essa rede vem crescendo cada vez mais e diversas pessoas a alegria aos usuários e talvez essa seja uma ótima oportunidade para atrair mais utilizam, ou seja, uma uma possibilidade na expansão do público-alvo.

Atualmente, o TikTok possui um modelo de negócios totalmente gratuito e livre para usar, sem a presença anúncios. E talvez esteja tenha sido a grande estratégia que permitiu a acumulação de milhões de usuários com um rápido e exponencial crescimento. No entanto, pela rede social, os usuários ainda possuem a chance de fazerem compras de objetos como emojis e presentes digitais.


5 – Concluindo

Por fim, vale ressaltar que estar por dentro das tendências do marketing digital, possibilita traçar diversas estratégias assertivas que irão beneficiar positivamente o seu negócio. Entretanto, como já mencionado anteriormente, é muito importante que essas estratégias estejam alinhadas com os objetivos e metas de sua empresa. Por fim, devemos lembrar que os resultados vêm com o tempo e com a constância de aplicação.

A UFABC jr. atua na área de consultoria em gestão empresarial e pode ajudar sua empresa. Elaborando um serviço totalmente personalizado e voltado exclusivamente para as necessidades do seu negócio. Tem interesse em transformar e fazer sua empresa alcançar os melhores resultados? Entre em contato conosco, será um prazer falar com você e ficaremos felizes em ajudar!


Autora: Marcilene Seles

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