UMA INTRODUÇÃO À ANÁLISE SWOT

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A falta de planejamento é o principal problema enfrentado atualmente pelas empresas, sendo a principal causa de falência. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existiam cerca de 8,5 milhões de microempresas no Brasil em 2018. Porém, apenas 30% desses negócios se mantiveram por apenas dois anos.  Leia o artigo e entenda como a Análise SWOT irá ajudar.

Para o CEO Wan Ming Chung da WCA Estratégias Corporativas, o empresário tem vontade de crescer, mas falta entendimento sobre a importância do planejamento. “O planejamento é essencial para dar o norte para a empresa. É o momento em que o empresário decide o que a empresa é e o que ela quer”.

Desse modo, fazer um bom planejamento é de extrema importância para a sobrevivência da empresa, para identificar riscos, definir o público alvo, estratégias, entre outros, e as ferramentas de gestão podem auxiliar nesse processo.

Umas dessas ferramentas é a “Análise SWOT”, uma ferramenta muito conhecida, principalmente por grandes empresas. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades para) e Threats (ameaças).

A análise SWOT pode ser usada por empresas de todos os portes e tem como objetivo analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio sobre diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. Para, posteriormente, traçar-se um plano de ação, a fim de reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

É uma ferramenta muito útil, uma vez que incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob pontos de vista distintos.

Leia também: “GERENCIAMENTO COM METODOLOGIAS ÁGEIS”

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Como usar?

O uso desta ferramenta é relativamente simples. Sua maior dificuldade é identificar de fato os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades mais vantajosas e as ameaças mais relevantes no ambiente competitivo em que a empresa está inserida.

  • Forças: pontos fortes na empresa; por exemplo: acesso a um excelente canal de distribuição, marca conhecida, localização da empresa, etc.
  • Fraquezas: pontos fracos na empresa; por exemplo: relacionamento com o cliente, precificação, tecnologia, etc.
  • Oportunidades: são identificadas considerando as fraquezas da empresa; por exemplo: mercado, inovação tecnológica, logística, etc. Elas formam a base dos objetivos estratégicos em que uma oportunidade pode ser adotada como uma meta.
  • Ameaças: são listados os problemas ou possíveis problemas que sua empresa pode enfrentar com a concorrência; por exemplo: saturação do mercado, aumento no número de concorrentes, etc.

Costuma-se realizar a análise em um quadro, conforme a imagem abaixo:

análise swot

Imagem: Tabela SWOT. Fonte: Rock Content.

AUTOR: LUCAS NUNES – Trainee

 

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