DIFICULDADES EM UM TRABALHO EM GRUPO

dificuldades em um trabalho em grupo

No cotidiano em que nos encontramos, ter relações com outras pessoas sem demostrar todas as dificuldades que passamos durante o dia-a-dia. Assim como manter o bom humor para que as pessoas não sintam o quanto você está estressado por ter chegado atrasado saindo adiantado em casa, por ter atravessado a cidade em um ônibus completamente lotado e mesmo assim ter que trabalhar com as pessoas que você convive todo dia e não passar uma imagem negativa para o grupo. Veja mais sobre as dificuldades em um trabalho em grupo.

Muitas pessoas passam por isso todos os dias e não sabem lidar com todos esses problemas. Assim, elas acabam descontando todo o estresse em um lugar em que todos estão passando pela mesma situação. Isso gera uma corrente de conflitos que pode ser interminável.

Leia também: “COMO RESOLVER CONFLITOS EM AMBIENTES PROFISSIONAIS”

 

Tipos de conflito

Às vezes, o conflito é bem vindo devido à diversidade de pensamentos que pode ter no grupo. Mas esse tipo de conflito é chamado de conflito construtivo já que ele pode haver discussões em prol do projeto. Dessa maneira não vai haver nenhuma objeção ou algum outro atraso.

Mas quando as discussões saem de controle. Pessoas perdem o foco e começa a se tornar um desvio para a realização do projeto. O que pode ser feito para contornar esse fato e manter as pessoas em harmonia para conclusão do projeto? O que pode ser feito para que as pessoas deixem de lado todo o estresse do dia e foquem somente no trabalho que está sendo feito.

Possíveis ações combatentes e preventivas às dificuldades em um trabalho em grupo

Um dos principais pontos para manter o grupo em controle é não deixar espaço para a criação de conflitos. Sempre deixar bem clara a dedicação do trabalho e saber diferenciar bem do lado pessoal. Com isso os membros que estão no grupo com você vão conseguir identificar que você está deixando de lado todas as suas dificuldades e estresses para focar somente no projeto. Isso pode inspirar os outros membros (principalmente se for o líder/gerente do grupo), eles vão conseguir enxergar que você está dando tudo de si e também darão o máximo deles.

Outro bom ponto é saber os limites do todos os membros, não deve cobrar algo que todos sabem que é humanamente impossível para uma pessoa só. Analisar a capacidade de cada um é essencial para que o projeto flua de maneira eficiente e ninguém fique sobrecarregado.

E por fim, saber que todos têm sua função, cabe a cada um diferenciar-se e dedicar para fazer a diferença. Ninguém precisa exercer todas as funções ao mesmo tempo.

AUTOR: GUSTAVO SILVEIRA – Trainee

 

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