MAS COMO TER UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA ?
Após ler essa definição sobre comunicação assertiva, vamos entender como desenvolver e estruturar essa arte de se expressar.
1.Tenha em mente o que irá falar
Ou seja, é sempre importante saber o assunto que irá abordar, assim poderá criar uma escala de prioridades e dizer o que realmente importa.
2. Saiba para quem irá falar
Após o primeiro passo, tenha em mente quem deve receber as informações, qual linguagem mais se aproxima da pessoa. Por exemplo, se você for falar com um gerente de vendas, leve informações pertinentes a área em questão, não trate de assuntos paralelos.
3. Tenha atenção a sua fala
Ou seja, é muito importante para uma comunicação assertiva, que você consiga prestar atenção na maneira que está transmitindo a informação. Se está sendo suficientemente claro e objetivo e se sua linguagem corporal está eficiente.
4. Pense racionalmente
É muito comum que pessoas ajam por impulso, principalmente em períodos de maior agitação. Portanto, reflita, rapidamente, se transmitir aquela informação ou requisitar a presença de algum colaborador será necessário. Isso evita atritos e situações indesejáveis.
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Muito bem, após ler esse passo a passo de uma comunicação assertiva, você pode estar se perguntando sobre qual é a relação de líderes com a comunicação.
Pois bem, é fundamental que um bom gestor saiba e domine esses quatro (4) passos da comunicação assertiva, além disso, deve se preocupar em repassar informações a fim de esclarecer e informar os colaboradores sobre os rumos de sua gestão.
Comunicação que é responsável por alinhar as futuras expectativas da equipe e direcionar todos ao mesmo objetivo. Vamos ver quais são os benefícios de uma comunicação assertiva.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE EM UM TIME
1. Transparência e credibilidade
É importante manter um canal transparente de comunicação, por exemplo, não omita informações, ao menos que sejam confidenciais. Os funcionários se sentirão parte da organização e isso te dará credibilidade e apoio. Uma comunicação assertiva, esclarece e alinha os colaboradores para os mesmos objetivos.
2. Troca de experiências e conhecimentos
Irá gerar um canal de comunicação que permite o intercâmbio de informações. Além, de integrar a equipe.
3. Conhecimento da organização
Ou seja, permitirá um conhecimento maior da instituição, logo diminuindo o sentimento de alienação.
4. Engajamento
A comunicação interna eficiente, por exemplo, desperta a vontade do colaborador em se comprometer, aumenta o senso de responsabilidade e de dono, logo, melhorando o engajamento.
AUTOR: GUILHERME ANDRÉ – Assessor de Mercado