Estamos no ano de 2020 e dificilmente iremos encontrar alguém que não utilize ao menos uma rede social, ou seja, é muito provável que o público alvo da sua empresa esteja em alguma mídia digital. Desta forma, nesse texto abordará algumas informações essenciais para que você compreenda melhor esse meio de inovação e divulgação que vem cada vez mais ganhando destaque e conquistando o mundo dos negócios. Mas para que seja realmente efetivo e assertivo, deve-se elaborar um Plano de Marketing Digital.
Se trata de um conjunto de estratégias de comunicação voltadas ao meio digital, como sites, redes sociais, entre outros. O principal objetivo do plano de marketing digital é divulgar, trazer visibilidade e comercializar os produtos de uma empresa. Além disso, é uma forma de se comunicar com o público, fortalecer a marca, melhorar a rede de relacionamentos da empresa e assim conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.
Mas, por que adquirir um plano de marketing digital? Abaixo listamos 7 motivos para se fazer esse investimento.
Ao contrário do que se acredita, o marketing digital é acessível. Ultimamente, independente do tamanho da sua empresa é possível implementar esse método de divulgação. Isso porque apresenta oportunidades com custo baixo, como Google Adwords ou anúncios no Facebook.
Além dessas, existem outras estratégias que podem ser feitas até com ausência de custos, como otimizar conteúdos para aumentar o rankeamento em sites de buscas (SEO) e marketing em redes sociais.
Ainda não sabe ou não leu o nosso artigo sobre SEO? Não se preocupe, acesse o link e saiba mais: SEO: O que é e como impulsionar sua marca com ele
Desta forma, diferente de outros meios de divulgação (como TV e jornais), o marketing digital demonstra-se como um investimento acessível/econômico, visto que, apesar de atingir um menor número de pessoas, o marketing chega diretamente para potenciais consumidores com mais chances de decidirem por comprar o produto.
Assim como todas as estratégias de divulgação, o marketing digital, se feito de maneira adequada, pode desencadear o crescimento no número de clientes. Já que a empresa estará em novos meios digitais ou até mesmo otimizando seus conteúdos para atrair pessoas estratégicas.
Vale ressaltar, que cada público tem suas característica e o interessante é que o plano de marketing digital terá como foco atrair o cliente certo para a sua empresa. Ou seja, com uma linguagem, imagem e métodos estrategicamente definidos para que seja de fato assertivo. Como resultado, haverá o aumento de novos clientes.
Havendo o aumento de clientes, consequentemente as vendas aumentarão. Relevante destacar, que esse resultado apenas é possível graças ao excelente posicionamento de mercado que o marketing digital proporciona.
Além das vendas aumentarem por consequência dos novos clientes, a reincidência de clientes ficará ainda maior, ou seja, com um marketing efetivo haverá mais clientes fiéis.
A consultoria Web Estratégia, fez uma pesquisa e conseguiu analisar que até 50% das vendas podem aumentar com um marketing digital efetivo. Ou seja, todos que investem conseguem obter um aumento bem considerável no número de vendas.
O marketing digital não é apenas uma ferramenta de divulgação, mas um orientador do seu negócio.
Com ele é possível acompanhar indicadores, fazer análises e obter dados em tempo real. Muito valioso esse ponto, já que estratégias podem ser potencializadas e readequadas para que os resultados sejam ainda melhores.
No marketing usual, é muito difícil contabilizar o retorno do investimento de forma assertiva. Já que, por exemplo, quase não há possibilidade de contabilizar o público que notou a sua propaganda no outdoor da cidade. Em contrapartida, em uma publicação no Instagram, é possível observar quantas pessoas visualizaram, reagiram e demonstraram interesse pela empresa por meio daquela postagem em específico.
Algumas ferramentas, possibilitam analisar o assunto que o público-alvo da empresa mais pesquisa. Assim, além de toda a interação que o cliente pode ter com a empresa de forma quantitativa, o conteúdo no meio digital pode ser muito atrativo e personalizando.
É senso comum que empresas que prestam o mesmo serviço ou produto concorrem entre si. Entretanto ainda existem a concorrência indireta, ou seja, empresas que trabalham no mesmo setor e que de certa maneira, mesmo que pequena, interfiram uma no trabalho da outro. Pensando assim, a grande importância de conseguir se sobressair frente às demais é indiscutível.
Caso seus concorrentes já utilizem o marketing digital, é interessante conseguirmos fazer um Benchmarking, ou seja, analisar de maneira estratégica as melhores práticas usadas por essas empresas. Após observar, é possível trazer essas análises a nosso favor, tanto de pontos que podem ser melhorados quanto outros a serem evitados.
Dessa forma, sabendo as preferências mais atualizadas de seu público-alvo, sua empresa conseguirá se sobressair frente as demais concorrentes.
Quer saber mais sobre concorrentes? Recomendamos o seguinte artigo: Concorrentes: como e porque fazer uma análise em 4 passos
O marketing digital fala com o público-alvo e os escuta em igual proporção, trazendo assim uma comunicação simples, objetiva e eficaz.
O mais interessante é construir um relacionamento de vínculo entre cliente-empresa de forma a apresentar e transmitir proximidade. Isso porque no momento em que a empresa passa a interagir e escutar seu público, maior credibilidade, visibilidade e alcance de mercado sua empresa terá. Essa comunicação bidirecional e de mão dupla é indispensável.
Ao investir em marketing digital, sua marca será vista mais vezes, alcançando um público em potencial bem maior e sendo lembrada quando houver necessidades de adquirir seu produto ou serviço. Sendo assim, quanto mais conhecer e estiver próximo do seu público-alvo, melhor sua empresa poderá desenvolver e aplicar estratégias eficazes e tornar clientes fiéis.
De acordo com a Tribuzana Marketing, cerca de 75% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar qualquer coisa. Dessa forma, é muito importante a empresa ter seu meio digital valorizado e de qualidade, já que caso contrário, pode perder um cliente. A fama e posicionamento da marca, são influenciadores no momento de decisão de compra do público-alvo.
Uma sugestão interessante é no site ter uma produção de materiais que exponham o aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Visto que assim, poderá influenciar e educar consumidores que ainda não estão prontos para a compra, aumentando suas vendas e melhorando os resultados de sua empresa.
Mas vale ressaltar que para que essas produções sejam eficazes devem ser feitos funis de conteúdo para abranger todos os temas citados acima.
Não sabe montar um funil de conteúdo? Temos um conteúdo destino a você: 3 passos para montar um funil de textos.
As estratégias de Marketing, se muito bem estruturadas, podem trazer resultados inimagináveis. Entretanto, é necessário lembrar que o plano de marketing digital traça as estratégias e cabe aos responsáveis pela empresa se certificar de que elas estão sendo colocadas em prática.
Se sua empresa ainda não investe em marketing digital, provavelmente seus concorrentes estão a usando exatamente agora contra você. Então, o que ainda te impede de fazer um plano de marketing digital? Que tal já começarmos a estruturar melhor isso?
Entre em contato com a UFABC Jr., iremos te ajudar a traçar as melhores e mais assertivas estratégias personalizadas para a sua empresa.
Autora: Thaís Gomes – Assessora de Projetos