Gestão de pessoas à distância: como fazer

Gestão de pessoas à distância (home office) 8 estratégias

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O home office está ganhando espaço a cada dia e com ele vêm algumas dúvidas quanto aos prós e contras desse modelo de trabalho, como no quesito de gestão de pessoas.

Podemos colocar que o funcionário terá mais facilidade em iniciar os seus afazeres, podendo fazer no conforto da sua casa ou num café, padaria, lanchonete e não esqueça dos espaços de coworking que também são lugares procurados pelos membros das empresas para efetuar suas tarefas.

Mas e como fica a rotina de entrar e sair do trabalho, o famoso “bater o ponto”, como saber se ele está cumprindo com as horas de trabalho e almoço, e para saber se está de fato trabalhando e sendo produtivo como é no local habitual?

Para o setor do RH também não é fácil efetuar o seu trabalho de gerir os membros da empresa à distância. Mas não se preocupe que eu venho trazer algumas estratégias para que seu trabalho de gestão de pessoas seja um sucesso.

Antes vou introduzir o significado do home office (que pode ser encontrado juntamente com algumas ferramentas no texto: 15 melhores ferramentas para trabalhar à distância e continuar conectado ao time e da gestão de pessoas.

O que é home office?

Diferente de sua tradução literal, home office é o trabalho remoto, que não é feito somente em casa, mas sim em outros ambientes fora do local de trabalho, como os citados acima (cafés, padarias e espaço de coworking).

Cada vez mais presente na realidade das empresas como o Google e a Amazon, mas também pode ser a realidade de microempresas. Mesmo não sendo um trabalho fácil, existem muitas ferramentas e estratégias que podem te ajudar, as quais tratarei neste artigo.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas baseadas na psicologia organizacional com a finalidade de maximizar o potencial de cada um.

Para atingir com êxito a eficiência, trarei algumas estratégias para que investir em seu capital humano, possibilitando também um acréscimo da felicidade de seus clientes. Como por entregar o serviço de maior qualidade, com um bom atendimento e suprindo mais do que a necessidade do mesmo.

Isso mostrará que seu negócio possui um crescimento saudável e sustentável.

Estratégias

A gestão de pessoas possui 5 pilares, a motivação, comunicação, trabalho em equipe,  crescimento individual e crescimento empresarial. Apresentarei algumas necessidades a partir desses pilares e com elas trarei estratégias para efetuá-las de maneira remota.

Gestão de pessoas à distância (home office) 8 estratégias

Motivação

Esse é um dos pontos essenciais dentro de uma empresa. Sem o engajamento necessários os funcionários não estarão dando o seu melhor, entregando tarefas na média e podem até se desligar mais rápido, trazendo inúmeros prejuízos ao negócio.

Um bom gestor é capaz de engajar sua equipe sem precisar de incentivos monetários para isso. Sabendo exercer seu trabalho de líder, enquadrando à sua equipe aos valores da empresa, as gratificações salariais não terão tanto peso nesse objetivo.

Leia também: 3 pilares para uma boa Gestão de Pessoas

Para ser assertivo neste papel de gestão de pessoas, busque inicialmente uma maneira de quantificar o engajamento e a cultura de seus membros, podendo utilizar feedbacks 360, Pesquisas de Clima Organizacional entre outras possíveis estratégias. Na nossa empresa utilizamos os supracitados e conseguimos juntá-los num quadro chamado 9box para medir seu andamento.

Exemplo da ferramenta 9box:

Gestão de pessoas à distância (home office) 8 estratégias

Colocando em prática

Pensando em maneiras para isso, se seu time se mostrar desengajado, pode fazer um questionário rápido para perceber a melhor maneira de melhorar a motivação de seu pessoal. E assim ver que, por exemplo, seu time prefere receber presentes, sendo assim pode eleger o membro destaque do mês e presenteá-lo com algum mimo.

Para um trabalhador em home office, pode enviar um chocolate, bolo, sorvete por meio dos aplicativos de comida apenas sabendo o seu endereço.

Pode também parabenizar os colaboradores que entregarem um excelente projeto, agregarem o fator UAU as suas atividades, podendo colocar a foto deles em um mural dentro da empresa, ou publicando na rede social da sua empresa.

Essa é uma ótima maneira de acompanhar as tarefas de pessoas em home office, como o Asana, Monday e outras plataformas de gerenciamento de projetos.

Leia também: Como gerenciar sua equipe em home office

Para uma equipe com baixa em cultura, deverá perceber se seus membros estão alinhados com os valores que a empresa possui e elaborar maneiras de que isso ocorra, como trazer para a vivência diária os seus pilares.

Como um exemplo trarei um de nossa realidade, onde temos 5 valores. Um dos quais é o compromisso com resultado, assim se o membro não está cumprindo com suas tarefas de área, nós buscamos compreender o motivo e traçamos estratégias para auxiliá-lo a concluí-las.

Se ele tem dificuldade em enxergar a importância no que faz para a empresa, por exemplo, mostre o sentido de cada tarefa ou traga checklists semanais para a área e transpareça ao time, aqueles que forem bem sucedidos nelas.

Comunicação

Outro ponto para uma boa gestão de pessoas à distância é comunicação. Dentro de uma organização se faz necessária a transparência entre os diretores e seus colaboradores. Dessa forma, fazer que se dissolva uma parte da hierarquização e que eles se sintam mais como um time do que como subordinados.

Colocando em prática

A implementação de um canal de comunicação interna na empresa é uma ótima maneira de fomentar essa interação remotamente. Dentre as possíveis maneiras de traçar melhoramentos na comunicação, a implementação de uma cultura de feedbacks se faz de grande auxílio na transparência e evolução do time.

Se não é uma prática usual, para começar pode fomentá-los de maneira anônima e depois trazer para reuniões em grupo. As quais se fazem extremamente necessárias presencialmente ou virtualmente.

Com a rede de comunicação organizacional, vocês terão mais clareza e objetividade nas conversas, podem utilizá-la para tirar dúvidas de maneiras mais rápidas do que esperar o indivíduo chegar na empresa e estar com um tempinho para conversar.

Para atualizar a equipe das novidades, de modificações, atualizações, oportunidades, comunicados e qualquer informação que se faça necessária como o preenchimento das pesquisas para entender o membro.

Gestão de pessoas à distância (home office) 8 estratégias

Trabalho em equipe

No trabalho em equipe é necessário uma boa conexão do time, pois para se ter um bom funcionamento da empresa, da área, da equipe, é preciso que haja uma boa comunicação e uma cultura bem estruturada.

O apoio entre os membros é fundamental para que haja uma construção eficaz e que seus objetivos sejam alcançados de maneira mais rápida e concreta.

Para que o time tenha bons resultados, sua conexão deve ser forte e bem estruturada. Recomendo a elaboração de dinâmicas em grupo dentro do ambiente de trabalho ou até mesmo fora, de maneira presencial ou remota,por meio de jogos online que possibilitem a criação de salas, como é o caso do Stopots e do Gartic.

Eles também proporcionam momentos de descontração, o qual também pode ser feito com um happy hour em equipe. Por mais que nem sempre possamos fazer isso de maneira presencial, meu time criou o Happy Hour Virtual, onde todos se encontram em uma chamada de vídeo, ouvem música e conversam sobre assuntos paralelos ao trabalho e lazer também faz parte para uma boa gestão de pessoas.

Crescimento individual

Neste pilar estamos lidando com a evolução das competências do colaborador, mas que parta de um maior esforço dele do que da própria empresa. Com o intuito de melhorar em características pessoais dentro do ambiente de trabalho, como é o caso da comunicação.

Podemos ter um membro que não se sente bem em falar em público, ou que não consegue se expressar de maneira clara ao falar/ expor suas ideias, com isso podemos aplicar o Plano de Desenvolvimento Individual.   E partir dele trazer planos de ações como deixar que ele toque uma pauta em uma reunião, ou que aplique um treinamento na empresa, por exemplo.

Leia também: As vantagens de traçar o Plano de Desenvolvimento Individual

O desenvolvimento das competências pode ser iniciado através de diversas maneiras. Uma é com testes de personalidade para que o membro conheça a si e que depois seja elaborado uma série de planos de ação para auxiliá-lo. Outra maneira eficaz é a utilização de feedbacks para descobrir seus pontos fortes e fracos.

Para a realidade do home office, o crescimento individual é mais simples de ser feito, pois não requer, necessariamente um contato pessoalmente para ser feito, pois pode ser através de uma vídeo chamada a elaboração dessa ferramenta.

Crescimento empresarial

Neste pilar não estamos buscando subir os funcionários de cargo, mas sim a evolução dos conhecimentos do colaborador, mas que parta de um maior esforço da empresa do que somente do colaborador. A empresa trará treinamentos e cursos para que possuam maiores informações e efetuem melhores trabalhos.

Para a realidade do home office, o tópico se encaixa tranquilamente. Os cursos podem ser onlines e o membro pode ter uma data limite para finalizar o curso com base na carga horário de trabalho e do curso equilibradas. Assim se  o colaborador efetua 6 horas de trabalho por dia e o curso possui 6 horas, você pode estipular que ele finalize em dois dias para que haja tempo de efetuar as demais responsabilidades.

Conclusão

Para ficar o mais claro possível as dicas de gestão de pessoas no home office, trarei em tópicos todas as estratégias que citei durante o texto:

1.Membro destaque

Ter um questionário respondido com métodos para motivar cada membro se não souber. Uma ideia é criar o membro destaque e enviar um mimo para ele por meio de aplicativos de entrega, só precisará saber o endereço dele.

2. Postagens

Uma outra maneira de mostrar o membro destaque, é publicando em sua rede de comunicação para apresentar a equipe o bom trabalho que foi feito.

3. Acompanhar

Acompanhe tarefas, consiga gerir atividades dos projetos por meio de algumas plataformas como o Asana e o Monday.

4. Cultura de feedbacks

Tornar os valores da empresa algo transparente e recorrente aos membros. Pode ser feito por meio de tarefas, questionários como o feedback 360 ajudam a mensurar essa competência.

 5. Canal de comunicação

Implementação de um canal de comunicação interna na organização  se faz útil para atualizações de novidades, informações, conversas mais rápidas e muitas outras possíveis funcionalidades.

6. Dinâmicas em grupo

As  atividades em grupo com a equipe de trabalho se fazem necessárias. Podem ser feitas por vídeo chamada ou por meio de jogos online, trazendo conhecimentos ou somente a descontração.

7. Happy Hour Virtual

Essa ideia esquisita se faz muito importante para a descontração do ambiente de trabalho. Os integrantes podem ouvir música, conversar e dar muita risada por um videochamada em sua casa com os membros da equipe de trabalho.

8. Desenvolvimento

O desenvolvimento do colaborador pode ser quanto às competências individuais ou para o conhecimento empresarial. O acompanhamento pode ser feito de maneira remota e a aplicação pode ser por meio de conversas virtuais ou por cursos online.

Podemos ver que é possível implementar tarefas do cotidiano que parecem necessitar do contato pessoalmente, em tarefas remotas. Busque sempre outras alternativas para efetuar o trabalho home office, pois é possível.

 

AUTOR: ÁGHATA SOARES – Assessora da Interna

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