2020 – O ano em que todos nós fomos pegos de surpresa. De repente estamos trabalhando de casa e mantendo nosso escritório online. É normal que um cenário como esse possa gerar muitas dúvidas, principalmente para o líder.Como continuar vivendo a cultura e o dia a dia de minha empresa quando o modo de trabalho foi ressignificado? Como fazer com que o home office de conta de todas as atividades que preciso entregar nesse mês?
Essas são perguntas comuns a muitos líderes e donos de empresas do mundo todo. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse momento problemático.
Falaremos sobre:
- Como manter a motivação e o engajamento;
- A importância de garantir o alinhamento de expectativas;
- A elaboração de uma comunicação efetiva;
- E a necessidade de zelar pelo bem estar de todos.
#1 MANTENHA A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO
Antes de tudo, é importante dizer que motivação e engajamento não são somente responsabilidades da liderança. Então, embora o papel do líder não seja “injetar motivação”, ele(a) deve dar significado a cada uma das atividades desenvolvidas na empresa. E não somente ao grande sonho, à grande meta da organização.
Mas fique atento(a)! Motivação está cimentada no que você quer e no que você acredita quanto ao propósito da empresa em que trabalha. Dessa forma, ela precisa ser embasada.
Leia também: Gestão de pessoas à distância
Diante de um cenário de crise, é necessário a elaboração de um plano adaptado ao momento em que a economia está passando. Não adianta manter as estratégias usadas antes da crise, sem levar em consideração o que acontece no mundo.
Pergunte-se: qual é realmente o resultado cabível? O que podemos alcançar mesmo diante desse cenário?
É dessa forma que os colaboradores podem se sentir mais motivados e engajados, quando veem que a meta é possível e não um projeto inalcançável para esses tempos.
#2 GARANTA ALINHAMENTO E DISCIPLINA
É preciso saber que, muitas vezes, a falta de disciplina para executar uma tarefa pode estar intimamente relacionada à falta de alinhamento. Ou seja, todos entendem os porquês daquela atividade? Sabem como fazê-la?
Por isso, alinhar as expectativas do grupo pode ser uma ótima solução! Atente- se a alguns pontos:
Propósito da área:
Qual o motivo da existência desse departamento? Qual o papel dele dentro de sua empresa?
Desafios:
Defina os principais desafios que a área enfrentará nos próximos 3 meses. Isso pode ajudar a encontrar estratégias de resolução.
Propósito do liderado:
Uma vez que o propósito da área foi estabelecido, torna-se possível decidir o papel de cada colaborador em tal departamento, a fim de distribuir tarefas.
Atividades-chave:
Definidos o papel da área e do liderado, escolha quais atividades são essenciais para se alcançar esse propósito.
Padrões de desempenho:
Você já entende o que é excelente? Qual indicador mostrará que o trabalho está sendo bem feito?
Habilidades-chave:
Quais conhecimentos e habilidades são necessários para a execução de tais tarefas? Quem pode fazê-las?
Valores e regras de comportamento:
Aqui define-se como essas atividades serão feitas, quais atitudes são esperadas.
Rituais de gestão e acompanhamento:
Definidos os pontos e colocados em prática, eles devem agora ser acompanhados pela liderança, para garantir que estão sendo feitos de forma correta.
#3 ELABORE UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE
Sabemos que manter todos cientes do que acontece na empresa e não o líder, é uma tarefa essencial para se obter um bom resultado, mas também pode ser um pouco complicada, ainda mais quando estão todos distantes uns dos outros, não é mesmo?
Leia também: Como lidar com a folha de pagamento na crise do coronavírus.
Assim, a comunicação institucional, nesse cenário, deve ser constante, poderíamos dizer até mesmo em excesso. Ou seja, escolha trabalhar pela redundância, utilizando diversos canais de comunicação. Dessa forma você garante que todos os seus colaboradores recebam aquela informação.
No entanto, é importante que o excesso seja somente em relação a coisas relacionadas a empresa. Por isso, você deve definir alguns pontos:
⮚ Decida o que cada plataforma comunicará. O que será mandado apenas no email? O Whatsapp terá um papel mais informal? Dessa forma, você pode organizar as informações e evitar que se misturem.
⮚ Entenda quais comunicações são síncronas e quais são assíncronas, evitando gerar ansiedade nos colaboradores. Isso porque uma comunicação síncrona é aquela que necessita de uma resposta urgente; já a assíncrona, trata-se de algo que não necessariamente precisa ser respondido imediatamente.
Dica extra:
Para começar, aqui estão duas ferramentas que podem te ajudar a manter todo mundo conectado:
- Workplace: trata-se de uma plataforma do Facebook, Inc. – muito pararecida com a rede social a que estamos acostumados, com feed de notícias, grupos para cada área da empresa e WorkChat, para mensagens instantâneas. A grande diferença é o seu objetivo: a ferramenta é voltada essencialmente para a conectividade corporativa.
- Slack: também voltada para a comunicação interna, a plataforma permite o envio de mensagens diretas, chamadas de voz e a possibilidade de criar canais, que nada mais é do que dividir as áreas da empresa em grupos.
Leia também: 15 ferramentas para trabalhar à distância e continuar conectado com o time
#4 OBSERVE COMO SEUS COLABORADORES ESTÃO SE SENTINDO
Não há quem discorde. Estamos vivendo um cenário muito crítico, cheio de incertezas e que pode afetar a saúde mental. Então, antes de qualquer coisa, é importante garantir que as pessoas que trabalhem com você estejam bem.
Por isso, o líder deve prezar pela saúde mental de seus colaboradores, uma vez que muito possivelmente as pessoas não vão se manifestar sobre isso.
Lembra que devemos definir quais informações são urgentes e quais não são? Então, ao invés de você cumprir com as entregas e os resultados, gerar ansiedade pode impedir uma curva positiva do gráfico. Ter consciência dessa situação ajuda a passar por momentos de crise como esse.
CONCLUSÃO
Por fim, respire fundo e mantenha a calma, ok? Manter a calma diante da situação inusitada que estamos passando pode te ajudar a colocar em prática essas dicas. Lembre-se que líderes são pessoas que conseguem se adaptar com diferentes situações. Ou seja, não há um líder na crise e outro fora dela. A liderança deve ser independente do cenário.
AUTORA: ANA LUIZA SILVA – Trainee
Instagram|Facebook