Follow Up de vendas: O que é e como fazer 

follow up de vendas: o que é e como fazer

Follow up é uma ferramenta crucial na área de vendas, entretanto, muitas vezes acaba sendo deixado de lado devido a rotina conturbada dentro das empresas. Desta forma, não usá-la pode trazer uma série de consequências, entre elas a perda de clientes e a possibilidade de fidelizá-los.

Esse fato só acentua o quanto essa prática é essencial e útil para o seu negócio. Com a finalidade do melhor aproveitamento possível desse tema, é necessário a boa compreensão desse mecanismo, e pode ser melhor entendida quando analisamos os termos separadamente. 

O que é?

O “follow” se remete a parte do acompanhamento do assunto e “Up” significa todas as forças que deverão ser feitas, com o intuito de colocar a temática ou abordagem em evidência. 

Associando os dois, temos o real significado dessa ferramenta tão importante e que você certamente irá e deve utilizar durante sua trajetória profissional.

Ela possui como foco principal buscar sempre manter algum tipo de contato com os seus clientes, a fim de renovar ou promover neles um interesse que auxilie a transformá-los em um comprador fiel.

Além de ter um acompanhamento da relação estabelecida entre a empresa e o mesmo, permitindo avaliar o seu nível de satisfação. Por fim aproveitar o contato com seus leads até o final. Dado que a evolução de uma empresa depende da satisfação dos seus consumidores. 

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Etapas

O follow up é dividido em 3 etapas e todas tem sua importância e usabilidade: 

  • pré venda 
  • durante a venda 
  • pós venda 
ETAPAS PARA FAZER UM FOLLOW UP - UFABC jr consultoria

Pré Venda

Para um pré venda é necessário o entendimento do seu prospect e o conhecimento de algumas informações sobre o mesmo. Para assim, avaliar se ele tem potencial para se tornar um possível cliente e o que seu produto poderá trazer de benefícios para ele. 

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Realizando uma simples pesquisa na internet antes do primeiro contato prevenimos a perda de interesse do possível comprador graças a abordagens muito generalizadas, a descoberta tardia de que aquele prospect não era um possível consumidor e também a perda de tempo. 

Durante a venda

O contato durante a venda é o mais importante, pois ele que vai definir se a venda será realizada ou não, e é essencial que você não deixe o cliente sozinho durante essa tomada de decisão.

Para isso, é importante mostrar para o comprador que você está presente, mas que respeita o tempo dele. Logo se ele impor um certo período de tempo para retornar o contato, não faz sentido você tentar tornar antes desse prazo terminar. 

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Pós Venda

O pós venda é crucial para a fidelização dos mesmos, visto que a última coisa que queremos demonstrar é que só nos importamos com nossos compradores até a concretização da venda, certo? Um erro que não pode ser cometido por nenhuma empresa é fazer o cliente achar que não é importante.

Realizar esse acompanhamento após o fechamento é essencial para a construção de uma cartela de compradores e também para que esse cliente se torne um promotor da marca, indicando novos contatos. 

Após o entendimento da teoria desse mecanismo, é necessário a compreensão de como executá-la. Entretanto, sabemos que um dos maiores medos ao efetuar essa técnica, é o receio de ser persistente e chato não é mesmo? 

Contudo nós podemos te ajudar. Sendo assim confira nossas dicas para colocar em prática o follow up na sua empresa, e assim obter excelentes resultados. 

  • Utilize um CRM 

Uma plataforma que pode auxiliar no follow up é o CRM, o qual praticamente todos os empreendedores já ouviram falar.

Mas afinal, o que é e como ele pode te ajudar?

O CRM, Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma técnica utilizada para conseguir manter o gerenciamento de um negócio com o foco nas necessidades do consumidor, para assim atendê-los da melhor forma.

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É constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. Os softwares que auxiliam e apoiam esta gestão são normalmente denominados sistemas de CRM. 

Desta maneira o CRM te ajuda obter um contato mais significativo e de maior qualidade com seus consumidores, visto que cada contato é importante e decisivo. 

Isso permitirá um acompanhamento sempre personalizado e assertivo. É importante não se esquecer de atualizar o CRM de vendas após cada tentativa ou contato com o lead pois permitirá um acompanhamento sempre personalizado e assertivo. 

  • Defina um processo 

A partir do momento que você passa a seguir um mesmo processo para todos os seus leads, acarreta na possibilidade de analisar o que está dando certo e o que pode melhorar. Assim, seu follow up se tornar mais assertivo e eficaz. Desta forma ser menos insistente, tornando esse contato constante e não irritante. 

  • Mantenha seus prospects informados 

É necessário criar uma conexão com eles, então mande mensagens entre os contatos, envie conteúdos que podem ser do interesse dele e novidades que podem ser úteis para o seu negócio. 

  • Respeite os horários e ligue em momentos estratégicos 

Ligue sempre no horário comercial com exceção de quando for pedido pelo lead, converse com o seu cliente a fim de entender os melhores horários e maneiras de contatá-los (whatsapp, email, telefone, skype).

Caso o contato seja feito por email, separe entre 8 e 11 da manhã e mantenha um fluxo de cadência , ou seja, quantos vezes esse lead será contatado, em quais dias e de que formas. 

  • Sempre tenha um motivo para contatá-los 

Quando for o momento de retomar o contato, não ligue apenas por ligar. Tenha sempre um motivo e para isso é importante sempre acompanhar seu cliente e o seu negócio, pois assim ao ligar ou mandar uma mensagem você terá informações ou perguntas que darão sentido aquele contato. 

  • Envie um email de agradecimento e faça o acompanhamento ao terminar a venda

Agradeça sempre pela confiança e escolha, dado que entre todas as possibilidades ele escolheu você. Acompanhe o desenvolvimento do projeto e se mostre presente para qualquer dúvida ou empecilho durante essa execução.

Para isso marque reuniões de acompanhamento a fim de analisar se o cliente se encontra satisfeito e se o trabalho está acontecendo como foi prometido. 

Conclusão

Como pôde ser constatado durante o texto, o follow up é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio se utilizada corretamente, para isso utilize as 6 dicas acima e obtenha os resultados esperados. 

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