Importância da empatia ao atendimento com o cliente

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A princípio, o que seria a empatia? Empatia é um termo estudado na psicologia relacionado ao comportamento de se colocar no lugar do seu próximo, reconhecendo suas posições emocionais, afetivas  e culturais. É um fator fundamental quando se trata da comunicação de um profissional responsável pelo atendimento.

Tomando a ideia de tratar o outro como você quer ser tratado, não se encaixa muito no suporte ao cliente, visto que, criando um padrão de atendimento, seu cliente pode não se sentir único e o atendimento passa a não ser personalizado. Demonstrar empatia com o cliente é evidenciar que se importa sim com todas essas questões e que seu maior desejo é resolver o problema relatado pelo consumidor.

Práticas para conhecer seu cliente

Uma das tarefas mais importantes para desenvolver empatia com o seu cliente é conhecê-lo a fundo, para isso, algumas estratégias podem ser realizadas, como por exemplo:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Formulários;
  • Consultoria personalizada;
  • Ou até mesmo um bate papo informal.

Essas medidas podem desenvolver uma base para melhorias com relação aos mais diversos tipos de valores e, assim, otimizar o atendimento.

Além disso, um ótimo exercício para um atendimento mais empático é não criar respostas mentais e rápidas para o que o outro está dizendo. Contudo, saber ouvir é uma habilidade que evita julgamentos precipitados e proporciona uma melhor compreensão das dores. Então, ao invés de ouvir apenas uma parte do problema e já mostrar uma solução, escute tudo que o seu cliente tem a dizer nos mínimos detalhes. Vale salientar que  cada pessoa é única, portanto, não é possível tratar todos da mesma maneira.

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Tratamento Pós Venda

É fundamental também apresentar importância no pós venda, se habilitando como disponível e interessado para o cliente. É um investimento pertinente, pois o conjunto de tratamento que desencadeia a fidelização deste, podendo agregar credibilidade, recomendações e muitas parceiras, atualmente, sabe-se que a recomendação de serviço é um fator essencial para o engajamento da empresa

Resumindo

Como dito antes, fidelizar clientes é a maneira mais fácil de vender seu produto. Se você seguiu as dicas acima e manteve um contato agradável com o cliente, vender o produto para ele novamente torna mais fácil o processo.

Conquistar estrategicamente seus clientes os transforma em patrocinadores da empresa, pois uma vez fidelizado, dificilmente o cliente comprará da concorrência sem antes procurar o que o nosso tem a oferecer.

Para saber mais sobre o técnicas de fidelização de clientes clique aqui ou entre em contato conosco!

Autor: Myhara Nagayassu

Empatia com o Cliente - Myhara Nagayassu

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