Como estabelecer a cultura de comunicação na sua Empresa

Cultura de Comunicação

O que acontece quando não há comunicação estabelecida dentro de uma equipe?

Quando não existe a cultura de comunicação, dentre todas as suas formas, dentro do ambiente corporativo, possíveis alavancagens ao que diz respeito ao crescimento da empresa pode ser comprometida. Além disso, a falta de uma comunicação clara e objetiva pode também resultar em perda de informações, ideias, opiniões e inovações que podem ser fatores fundamentais para novos resultados – isso tudo ocorre levando em conta que a capacidade máxima produtiva do ser humano está diretamente ligada ao empenho, dedicação, foco, senso de pertencimento e conexão.

Por que estabelecer métodos de comunicação dentro de uma empresa?

A comunicação dentro de uma empresa é uma forma de ganho mútuo, tanto para o membro quanto para a empresa. Uma cultura de comunicação forte, clara e constante gera vínculos, senso de time e pertencimento e maior motivação dos membros, aumentando significativamente as chances de melhores resultados corporativos.

Antes de darmos algumas dicas de como potencializar a comunicação dentro da empresa, é importante entender que a interação e relação interpessoal é imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. Ambientes fechados a isso, nos quais nem todos sentem-se confortáveis em sugerir novas ideias, expressar opiniões e sentimentos afetam não apenas os membros quanto a empresa também.

Sentimentos como a vergonha, medo, insegurança impedem a capacidade criativa e retém talentos, e para libertar estes sentimentos, é necessário estabelecer um canal comunicativo sem julgamentos, nos quais os membros possam sentir-se à vontade ao expressarem suas vulnerabilidades.

Otimizando a Comunicação

Para desenvolver ou otimizar o processo de comunicação dentro da empresa, é necessário não apenas criar um canal propício a isso, mas também de suma importância é ser exemplo!

Uma boa maneira de iniciar esse movimento é criar a motivação dos colaboradores através do entendimento de quais são suas expectativas, necessidades ou problemas diante da nova ideia da criação de um momento voltado exclusivamente para conversas e aberturas de sentimentos pessoais ou profissionais, e como elas lidam com isso.

Além do mais, deixar claro para a equipe que o desconforto que poderá vir a surgir não necessariamente é algo ruim, que pode ser apenas uma amostra de que o medo e a vergonha estão sendo deixados de lado e a “janela” de aprendizado e crescimento é aberta. Deixando essas ideias claras para o grupo, basta buscar que esses períodos se tornem expectativas e rotineiras.

Como estabelecer uma cultura de comunicação dentro do ambiente corporativo?

1. Seja o exemplo

Um líder, muito mais do que delegar ou administrar dentro do ambiente corporativo, deve ser um símbolo de confiança e empatia para com os membros dentro da empresa. A demonstração de empatia é saber que os outros passam e convivem em situações diferentes, é entender as divergências. Quando a empatia é reconhecida, as pessoas sentem-se acolhidas e compreendidas, e o desenvolvimento desses sentimentos genuínos resulta em empatia mútua e confiança.

Mostrar também as próprias vulnerabilidades é capaz de quebrar barreiras que geram tensão e medo – diante de situações que necessitam de comunicação – impostas involuntariamente por membros que possuem uma figura intocável de seu líder. Expor dificuldades, erros, sentimentos, conquistar é um ótimo exercício para iniciar o caminho da cultura de comunicação genuína dentro do ambiente empresarial.

2. Feedbacks

O termo feedback muitas vezes assusta e é algo que causa pânico por ser associado com chamadas de atenção ou conversas tensas do tipo. É preciso desmistificar essa ideia e entender que incluir a cultura de feedback pode trazer muitos resultados positivos para dentro da empresa.

Baseada na comunicação não violenta e sem julgamento, o feedback serve não apenas para notificar erros – junto com suas possíveis soluções – mas também para observar pontos de melhorias que foram notados, apontar pontos fortes dos membros que podem ser desenvolvidos, reconhecer desempenhos e soluções, parabenizar atitudes e ideias.

De todas as formas, a cultura de feedback aplicado corretamente no ambiente empresarial traz além de ânimos, motivações e reconhecimento, ela também possibilita que o membro exponha suas dificuldades ou sentimentos, que é um grande passo (além do feedback em si) dentro do desenvolvimento da cultura de comunicação, uma vez que se torna possível essa conversa mútua e entendimento da situação e necessidades não apenas do membro, mas da empresa também.

3. Construção Mútua

Desenvolver momentos de construção que gere resultados para dentro da empresa pode ser uma grande oportunidade de estabelecer um meio comunicativo dentro da empresa. Isto é, organizar e separar um momento de conversa com todos os membros, para conversarem sobre os resultados, o que sentem diante dos desafios, para expor ideias inovadoras que podem agregar à empresa, para propor melhorias específicas ou gerais.

Desenvolver esse momento de troca sem julgamentos e com liberdade, gera um desenvolvimento intenso de senso de time e pertencimento, além de ser um ambiente propício à criatividade, já que os membros se sentirão à vontade e libertos, o que pode resultar em avanços significativos dentro da empresa.

Resumindo

Por fim, estabelecer um meio de comunicação clara, sem restrições e julgamentos, baseada na comunicação não violenta, faz-se no cenário atual e moderno, necessário dentro do ambiente corporativo.

Entender que todos fazem parte de um time, que são peças fundamentais do quebra cabeça imenso que é uma empresa, é saber que existem seres humanos que sentem medo, dificuldades, animações e dependem de um ambiente em prol deles, isto é, favorável emocionalmente e produtivamente, para que seus resultados sejam cada vez mais maximizados.

Autora: Marcela Sena Facella

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