Sua empresa tem está desorganizada internamente e você não está dando conta de manter a qualidade dos seus produtos e serviços? Então comece lendo nosso artigo! Vamos explicar o que é gestão de qualidade, porque sua empresa precisa ter, e como começar do zero com as 4 principais ferramentas usadas!
1. O que é gestão de qualidade
A gestão de qualidade surgiu com o intuito de detectar e eliminar peças defeituosas nas linhas de produção, e ganhou visibilidade na Segunda Guerra Mundial devido à importância que a indústria bélica e a eficiência de seus produtos tinham sobre cada batalha.
Esse grande conflito transformou países em ruínas, como o Japão, que para se reconstruir desenvolveu um método inovador para a época e padrão na atualidade: Em vez de eliminar peças defeituosas, buscaram impedir a ocorrência desses defeitos.
Dessa maneira a qualidade dos produtos japoneses que antes eram chacota se tornou referência, e com o choque da globalização a economia brasileira se viu contra a parede, precisando inovar para competir com os produtos importados.
Para tal, foi preciso importar as mesmas metodologias, como a gestão de qualidade, que é a soma das ações tomadas para reduzir defeitos e variabilidade de produtos e serviços, assegurando que sejam entregues conforme as expectativas.
2. Porque implementar a gestão de qualidade é importante
Toda a história da gestão de qualidade atesta sua utilidade nos mais diversos ramos e setores das indústrias, mas afinal, ela é útil para sua empresa? Muito provavelmente, se algum desses 4 benefícios te interessa:
2.1. Controle dos processos
O primeiro passo para o progresso na gestão de qualidade é o mapeamento dos processos em seu negócio, e partindo dele se adquire uma visão clara e detalhada de todas as operações executadas em sua empresa.
2.2. Aumento de lucro
Através do mapeamento dos processos de uma empresa e da identificação dos pontos de melhoria, é possível tomar as ações necessárias para eliminar gargalos de produção e aumentar sua capacidade operacional, seja com produtos ou serviços.
2.3. Redução de custos
Não só aumentar a capacidade operacional de uma empresa, mas também reduzir os desperdícios e variabilidade de produção, evitando que recursos sejam perdidos em produtos e serviços que não atendem às expectativas do cliente.
2.4. Satisfação do cliente
Um alto padrão de qualidade garante a satisfação do seu cliente, o que é vital em mercados concorridos, já que quando o cliente não têm as expectativas atendidas por uma empresa, ela busca pelo concorrente que as atenda.
3. Como implementar a gestão de qualidade na sua empresa
Costuma ser citada como uma técnica estatística para tomada de decisões, mas tanto seu gráfico quanto seu conceito são simples: Em uma empresa existem mais problemas do que se pode resolver, e a Análise de Pareto te ajuda a identificar qual priorizar para gerar maior retorno com menos esforço.
Das inúmeras ferramentas do mercado, poucas são unânimes entre os especialistas da área, e menos ainda podem ser aplicadas fora do setor secundário, e são elas:
3.1. Diagrama de Pareto
Em uma empresa existem mais problemas do que se pode resolver, e a Análise de Pareto, que é uma técnica estatística para tomada de decisões, te ajuda a identificar qual priorizar para gerar maior retorno com menos esforço.
Para exemplificar, pode-se criar um Diagrama de Pareto de custos de uma empresa, onde se separam fatores como Energia, Água, Recursos e Locação para entender onde melhorias gerariam maior redução de despesas.
3.2. Fluxograma
Após priorizar o problema é preciso mapeá-lo, e para isso o fluxograma é de grande utilidade, por ser uma representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho, e aumentar a compreensão de cada atividade e suas correlações.
3.3. Diagrama de Ishikawa
Também conhecida como espinha de peixe, esta ferramenta foi desenvolvida para fazer as pessoas pensarem sobre as causas e razões de um problema, e ela auxilia na definição dos itens e etapas mapeados que mais contribuem para o problema priorizado.
3.4. Brainstorming
Com tudo definido é possível criar planos de ação realistas para resolução do problema, e nisso entra o Brainstorming: Ele propõe que um grupo de pessoas se reúna e dê ideias e opiniões até atingir um consenso, e é ideal para a construção desses planos de ação.
4. Conclusão
A gestão de qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito, e para iniciá-la, essas quatro ferramentas se tornam um framework simples e eficiente para resolução dos seus problemas.
Mas se a desorganização dos processos da sua empresa te impedem de desenvolver alcançar seus objetivos, e você quer saber como nossa experiência em mapeamento de processos pode resolver seus problemas, entre em contato pelo nosso WhatsApp e agende seu diagnóstico gratuito.
Autor: Victor Aguiar de Medeiros