Precificação: 5 dicas de como a Pesquisa de Preço pode te ajudar

A parte da precificação dos seus produtos e serviços é algo extremamente essencial para que tudo saia do teórico e venha para a prática no seu negócio, de forma a garantir permanência saudável e uma constância junto aos clientes do empreendimento. Mas você já parou para pensar como e quais são os benefícios de se fazer uma pesquisa de preços dos concorrentes para realizar a sua própria precificação? Então aproveita que o texto de hoje busca te dar 6 dicas de como essa pesquisa de preço te auxilia na precificação do seu produto!

1- Diminui os riscos de precificação muito alta ou muito baixa sobre os seus produtos e serviços.

Sabemos que a percepção dos clientes frente aos valores é um dos pontos mais relevantes que o farão tomar a decisão de comprar em um local ou outro. Para isso, de forma consciente, os clientes buscam compreender como são os valores de um certo produto/serviço de interesse na localidade a qual estão presentes, logo, fazem uma pesquisa para ver tudo isso. Neste momento que reside o problema de diversas marcas que podem estar perdendo clientes por não ter efetuado uma pesquisa de preços antes de se lançarem no mercado!

As duas questões mais importantes que os clientes acabam gerando de pensamentos são duas:

  • Desconfiança quanto a qualidade do produto

Nesta questão o cliente acaba tendo uma desconfiança sobre a qualidade de um produto quando este está muito mais barato que nos demais concorrentes da sua marca. Uma vez que conhecendo todos os produtos e etc, ele traçará uma média de valores e aqueles que se mostrarem muito abaixo podem ter uma qualidade inferior, devido a um viés de comparação que o cliente impõe na sua análise. Então mesmo que o seu produto seja idêntico aos dos concorrentes, original e etc, o consumidor terá como pressentimento uma emboscada para ele!

  • Superfaturamento sobre aquilo que quer comprar

Agora em questão de preços muito elevados sobre o mesmo produto, o cliente estará tendo como consciência que ele poderá estar sendo explorado, já que todos os demais pedem valores muito próximos pelo exato mesmo produto, enquanto que sua marca pede muito acima, não valendo a pena para o cliente investir tanto a mais pelo o que deseja. Neste momento o consumidor precisa ver muito valor em muitas outras questões, além do produto, para se convencer de que o investimento superior realmente vale a pena e faz sentido.

2- Diminui o esforço envolvido para a precificação dos produtos.

O processo de precificação é extremamente complicado pois leva em consideração muitos fatores para se ter uma precificação adequada, não ter prejuízos e ainda conseguir ter um crescimento de faturamento e da marca como um todo. Dos fatores para uma precificação, podemos citar:

  • Custos
    • Aluguel
    • Funcionários
    • Matéria-prima/produto
    • Custos variáveis em relação ao produto e o local do empreendimento
    • Marketing
    • Etc
  • Margem de lucro

Para tanto, principalmente quando se está abrindo pela primeira vez um negócio, diversos desses fatores ainda não são conhecidos, logo, havendo uma dificuldade ainda maior para se ter o conhecimento adequado da precificação para o seu produto ou serviço. Assim, utilizando-se da pesquisa da preço, podemos compreender que o concorrente já tem um maior know-how de como deve precificar seu produto considerando tudo isso e ainda havendo crescimento. Dessa forma, economizamos em muito o esforço necessário para iniciar o negócio de forma mais segura e rentável.

Únicos cuidados em relação a isso são:

  • Considerar as diferenças de tamanho e extensão da sua marca frente aos concorrentes;
  • Ter conhecimento prévio e acurado sobre onde o seu negócio estará estabelecido em comparação com a localização do concorrente
  • Quão diversificado o modelo de negócio do seu cliente é (quanto mais diversificado, menores os riscos, então menor pode ser os produtos comparativamente)

Levando em conta essas considerações, podemos ter uma assertividade e segurança maior para ter a precificação próprio sem se meter em riscos muito grandes.

3- Te permite ter uma boa noção de como é o mercado e as demandas em uma região.

Conhecendo a precificação das demais marcas e conhecendo a localização dos empreendimentos, além de saber quais são os custos mais evidentes para um certo produto a ser comercializado, podemos ter conhecimentos aprofundados de como um produto performa em uma dada região, pelos seguintes fatores:

  • Sabendo o valor podemos saber se um certo produto ou serviço é mais ou menos visado na região

Produtos ou Serviços que possuem uma margem de lucro baixa tendem a nos indicar que este produto é visado na região e vende bastante, logo, garantindo lucro para as empresas no volume de vendas e não na venda em baixa escala. Logo, tendo uma margem alta, o produto vende em menor quantidade, tendo menor procura ou sendo de maior valor agregado a ele.

  • Qual a classe de consumidores que frequentam a região/estão por ela

Preços mais elevados, serviços ou produtos melhores acabados e uma experiência de consumidor diferenciada, nos ditam uma percepção de que os clientes possuem uma renda maior, sendo de classes mais abastadas da sociedade, o que permite preços mais esticados, mas necessitando de um maior cuidado e tratar de outras questões para que os consumidores vejam valor verdadeiro em toda a sua experiência de compra. O contrário se mostra verdadeiro também, tendo valores mais baixos e margens menores, além de desconsiderar diversos outros fatores como o de experiência na compra, podemos considerar que a classe envolvida nessa região seja mais baixa e, logo, não se pode esticar tanto os valores pois tornaria inviável a compra para essa clientela.

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 4- Você descobre quem são seus concorrentes

Um ponto importante antes de começar qualquer negócio reside no conhecimento de quem são os players envolvidos em certo nicho de mercado. Logo, ao realizar as pesquisas de preço, nos deparamos com todos os concorrentes diretos e indiretos da sua marca e como se posicionam em um geral junto aos seus clientes. 

Esse conhecimento pode ditar diversos outros insights de como deve se comportar para conquistar os clientes dos seus concorrentes, como também atuar de forma assertiva nos erros e acertos que são notados sendo praticados pelos concorrentes. Assim conseguimos ter conhecimentos de questões como:

  • Como agregam valor para o seu consumidor final
  • Como é o modelo de negócios dessas empresas
  • Quais são suas práticas de marketing e de posicionamento
  • Quão rentável é o nicho de mercado, considerando o crescimento singular dessas empresas

    5- Permite embutir um diferencial frente aos concorrentes

Por fim, mas não menos importante, saber muito bem os seus concorrentes, seus valores, modelo de negócios, estrutura e estratégias, te permite saber como você pode se destacar e diferenciar no mercado! Grandes pontos que levam uma pessoa a comprar em um local ou outro, muitas vezes não é em relação ao produto, pois normalmente esta busca um mesmo produto em diferentes lojas, mas sim alguns pontos de experiência! Podemos citar os pontos aqui:

  • Experiência de aquisição e manuseio do produto
  • Estrutura da loja e diversificação de produtos
  • Benefícios a mais que esta pessoa pode adquirir ao realizar uma comprar em uma empresa em detrimento de outra
  • Qualidade do produto
  • Preço do produto

Todas essas características e pontuações do que é levado em conta por um cliente podem te dar insights do que você pode fazer de diferente para a sua marca e conquistar seus clientes ainda mais!

Autor: Paulo Henrique Hartmann Sales

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