O que é análise SWOT (+4 passos para fazer do zero)

Sonha em criar ou expandir seu negócio, mas não sabe por onde começar? Comece pela Análise SWOT! Vamos explicar o que é, porque é essencial para você, e como fazer a sua.

O que é a análise SWOT

SWOT (ou FOFA) é a sigla para Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), e é uma ferramenta de análise de cenários para tomada de decisões, e considera os fatores internos e externos que impactam positivamente ou negativamente seu futuro negócio.

Desde seu surgimento em um projeto de Albert S. Humphrey para Stanford em 1960, a Análise SWOT é aplicada com sucesso no desenvolvimento de produtos, entrada em novos mercados e na abertura de novas empresas.

Porque usar a análise SWOT

Mapeados os fatores negativos que impactam seu futuro negócio, é possível se proteger de ameaças e garantir segurança para seu investimento, e além disso, solucionar os gargalos de gestão e produção e tornar sua empresa mais competitiva.

Por fim, a análise dos fatores positivos te permite determinar a melhor forma de alocar seus recursos visando gerar o maior retorno possível, e como aproveitar as oportunidades do mercado para impulsionar seu empreendimento.

Como fazer a análise SWOT

1. Liste todos os fatores

Os fatores internos estão sob controle da sua empresa, como seu serviço, equipe e localização. Em Forças anote as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes, e no Quadrante das Fraquezas os pontos de defasagem do seu negócio. 

Já os fatores externos não se podem controlar, como as tendências de mercado e o nível da concorrência. Nas Oportunidades insira o que pode alavancar seu negócio, e em Ameaças o que coloca seu empreendimento em check.

2. Filtre os fatores mais importantes

A lista de fatores contém a maior amplitude de informações possível, entretanto, é necessário filtrar os itens mais essenciais para seu negócio, deixando para trás fatores que não são tão importantes. Também é interessante elencar os fatores por ordem de relevância, e com isso, o escopo da sua matriz SWOT estará definido.

3. Cruze as informações obtidas

Essa parte poucas pessoas sabem, que é “inverter” a matriz. Para fazer isso, você só precisa formar as 4 matrizes de crescimento que indicam os pontos de correlação entre os fatores essenciais. São elas:

Matriz de Desenvolvimento: Relaciona suas Oportunidades e Forças. Sua geração permite identificar onde a empresa pode ser fortalecida para aproveitar as oportunidades que ainda não se encaixam com suas forças;

Matriz de Restrições: Relaciona Oportunidades e Fraquezas. Sua geração indica quais pontos fracos que barram um melhor proveito das oportunidades do seu mercado, para que eles possam ser melhorados;

Matriz de Sobrevivência: Relaciona Ameaças e Forças. Sua geração indica as ameaças para as quais não há defesa no seu negócio. A partir disso, é preciso trabalhar em novos pontos fortes que te protejam desses riscos.

Matriz de Risco: Relaciona Ameaças e Fraquezas. Sua geração indica pontos críticos na sua empresa que a vulnerabilizam na presença de ameaças e riscos do mercado.

4. Hora da decisão

Ao final do processo, é preciso avaliar os resultados e elaborar planos de ação que atendam às demandas de cada matriz, levando em conta a ordem de relevância.

Conclusão

A Análise SWOT fornece uma visão panorâmica do seu mercado, por isso é tão usada em nossos serviços, mas é um de outros processos que podem ser feitos antes de colocar a sua ideia em prática. 

Então, se você almeja criar ou expandir seu negócio, e quer entender como usamos nossa experiência para gerar os seus resultados, entre em contato pelo nosso WhatsApp!

 

Autor: Victor Aguiar de Medeiros e Pedro Henrique de Castro Medeiros

Imagem do autor do texto, Victor Aguiar de Medeiros.   

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