Estruture suas ideias em 10 passos e se destaque no mercado

Confira como ser o protagonista do mercado e saber tudo que é necessário para tirar suas ideias do papel e finalmente abrir o seu negócio!

Abrir uma empresa nunca é uma tarefa fácil, vai para além do sonho de empreender, ter o próprio negócio, é necessário deixar a sua ideia mais palpável e tangível de maneira sólida e objetiva para que assim seu sucesso seja ainda maior.

Afinal, em torno de 60% das empresas fecham no Brasil segundo SEBRAE por falta de um Plano de Negócios, por isso viemos aqui trazer pra você 10 dicas do que é necessário para estruturar seu negócio, seja qual for seu estágio.

1. Faça um Plano de Negócios

Um plano de negócios te permite ter uma visão holística tanto entendendo a sua empresa. Além disso, estruturando objetivos mais palpáveis de curto, médio e longo prazo baseados em dados entendendo a rentabilidade.

Ademais, com um plano estruturado, é bem mais fácil que você consiga apresentar sua ideia a possíveis investidores.

Quer fazer um plano de negócios e precisa de ajuda? Clique aqui, preencha o nosso formulário e um dos nossos especialistas irá te ajudar.

2. Conheça o seu nicho

Para se abrir um negócio é importante saber exatamente qual público você pretende atingir, qual problema você resolve com o seu produto ou serviço, para que assim você consiga tracionar estratégias comerciais de maneira muito mais eficiente poupando esforço e gerando mais resultado.

3. Faça Marketing bem feito

Ações direcionadas de marketing de maneira bem executadas possibilitam que você transforme as necessidades dos seus clientes em desejos. Para que assim você consiga captar clientes de maneira estratégica e desenvolvimento de uma melhor comunicação com seu público.

4. Defina seu diferencial

Ter um diferencial significa ter de maneira palpável características que façam o seu cliente comprar de você, mostrando pra ele o que efetivamente te diferenciar do concorrente, para construir esse diferencial é necessário que ele seja sustentável ou seja, pode ser mantido por muito tempo, gere valor e possa ser aplicável.

5. Encontre Parcerias

Sozinho você pode até ir mais rapidamente, mas acompanhado vai mais longe. Ter parcerias estratégicas que te auxiliem complementando um serviço, ou de maneira institucional podem te abrir um espectro ainda maior.

6. Controle seus processos

Controlar seus processos permite de maneira palpável como você pode melhorar cada dia mais a alocação de recursos financeiros e humanos, assim, reduzindo as falhas, padronizando cada vez mais sua operação de maneira escalável, quer saber mais sobre como escalar seus processos? Confira aqui nosso texto sobre mapeamento de processos.

7. Tenha claro seu produto ou serviço

Falar que você precisa dominar o que você oferece pode parecer clichê, mas é necessário ter claro quais são os seus diferenciais, por que a sua empresa é a melhor, o que você oferece de maneira palpável para conseguir saber onde melhorar.

8. Entenda as burocracias necessárias

Quando abrimos um negócio devemos sempre nos atentar aos procedimentos jurídicos para que não haja dor de cabeça futura, separando as Juntas Comerciais, levantando a documentação necessária, qual modelo de CNPJ você vai abrir, quais tributos devem ser pagos e sua respectiva frequência para assim estar dentro da lei.

9. Estabeleça seus objetivos

Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. Não adianta ter todos os pontos citados anteriormente de maneira estruturada e não ter perspectiva de onde quer chegar com seu negócio, em quanto tempo e porque, um objetivo norteia o propósito das suas ações diariamente.

10. Acredite em você

Autoconfiança não é sinônimo de mundo da fantasia e arrogância, mas sim que ninguém vai acreditar mais no seu negócio do que você, por isso entre de cabeça e faça acontecer, afinal, só depende de você.

 

Com esse passo a passo com certeza você vai se tornar um protagonista no seu próprio mercado. Precisa de ajuda? Preencha nosso formulário ou clique aqui e fale com um dos nossos especialistas e faça já um Plano de Negócios com a UFABC jr. para se tornar um destaque ainda mais rapidamente.

 

Autor: Karen Pugliessa Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *