Público-alvo: entenda porque ele é o centro do sucesso do seu negócio

Um dos maiores erros das empresas é querer vender para todos os tipos de pessoas, em qualquer momento da vida delas e sem considerar o que realmente pode ajudar. 

É querer abraçar o mundo e tentar aproveitar todas as oportunidades sem nenhum filtro do que é prioritário naquela hora. 

Dito isso, você consegue perceber que existe um perfil ideal que deve focar para vender mais? Então é isso que iremos solucionar agora!

O que é público alvo?

Público alvo é uma ferramenta de marketing que define o perfil geral que a sua empresa precisa direcionar a estratégias e de como é feita a comunicação. São as características em comum que determinado grupo de pessoas possuem, como por exemplo, idade, ocupação de carreira, gênero e renda.

Muitas vezes, na hora da construção é possível que haja uma confusão entre o que é público alvo e o que é persona. Confira abaixo o que diferencia cada uma:

 

Para identificar se você precisa fazer uma construção de Público Alvo ou Persona, primeiro pense no que você busca atingir como estratégia. 

Por exemplo, para criar conteúdos nas redes sociais de topo de funil, em que o foco é atrair pessoas que ainda não conhecem a sua marca, o ideal é olhar para o Público Alvo já que se trata de um grupo amplo de pessoas.

Já para conteúdos fundo de funil em que o foco é fazer com que uma pessoa em específico converta, o ideal seria utilizar a Persona justamente por estar mais segmentado. Confira aqui como Construir sua Persona!

Passo a passo para definir o seu público alvo

Agora que você já entendeu a importância de um público alvo bem definido, é hora de criá-lo a partir de um passo a passo. Confira!

1. Conheça bem o que você pode oferecer

Nessa primeira etapa, é muito importante você conhecer o que você pode entregar com o seu produto para entender o que levaria uma pessoa a investir nele.

Assim, tenha bem definido os problemas que essas pessoas têm e como o seu produto é a solução a partir dos benefícios e seus diferenciais.

2. Estude o mercado ao seu redor

Verifique o meio em que você está inserido e como o seu produto pode desempenhar. Por exemplo, pergunte-se quanto estariam dispostos a pagar por seu produto e o que isso diz sobre o seu público alvo?

Além disso, olhe também para os seus concorrentes destrinchando as estratégias utilizadas por eles ao se posicionar no mercado e como isso é recebido por seus públicos a partir do engajamento.

3. Realize pesquisas

Busque responder perguntas mais destinadas ao seu público. Realize buscas no Google, elabore formulários e consulte dados fornecidos pelas plataformas de rede social (ex. Insights do Instagram). Quanto mais informações você conseguir melhor!

4. Segmente de acordo com o seu produto ou serviço

Agora que você já possui muitas informações, é hora de nichar esse público frente ao esforço x resultado. Olhe com uma visão ampla do que trará mais resultado para a sua empresa quando você focar na estratégia.

5. Atualize!

Lembre-se que o mercado está em constante evolução e que a sociedade muda conforme o tempo, então não se esqueça de sempre estar de olho nos dados e realizando pesquisas para atualizar o seu público alvo.

Para isso, estabeleça uma revisão periódica, como a cada trimestre ou semestre.

 

Ferramentas de dados indispensáveis para definir o seu público alvo

A resposta para traçar seu público alvo são dados. É a partir deles que você consegue segmentar melhor o grupo de pessoas de maneira mais assertiva, afinal, não estará pautada no “achismo”. Confira agora 4 ferramentas indispensáveis!

1. Insights do Instagram

Essa ferramenta está disponível para perfis empresariais da plataforma e a partir dele é possível identificar quais são as características como localização, idade e gênero que o seu perfil atinge por meio das publicações.

2. Google Analytics

Mais uma ferramenta para o meio digital, com o Google Analytics você consegue identificar dados das pessoas que entram em seu site. Além disso, fornece informações também sobre fluxo de comportamento e as páginas mais acessadas.

3. Pesquisas de grandes instituições

Outra fonte de dados são pesquisas de órgãos como o IBGE e o Sebrae, que fornecem informações gerais sobre o público brasileiro geral e segmentados para determinada região.

4. Pesquisas realizadas por empresas especializadas

É possível também realizar pesquisas personalizadas e profissionais para o seu ramo, em que você busca informações já segmentadas por você, como por exemplo a localização. Esse caso é muito utilizado quando você não possui nenhuma informação do seu público para recorrer.

Autor: Gabriela Mai Oti Aoyagui

 

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