O QUE É INTELIGÊNCIA DE MERCADO E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SEU NEGÓCIO

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Vivemos na era da informação e da tecnologia, em que milhões de dados são gerados a todo momento e os mercados se encontram cada vez mais dinâmicos e voláteis. Tendência que força as organizações a terem habilidade e rapidez na hora de promover mudanças. A pergunta que fica, você e a sua organização estão preparados para aproveitar o potencial que esse mercado oferece?

Neste texto, irei mostrar como a Inteligência de mercado pode ajudar a sua organização a atingir melhores resultados. Dentre os assuntos que serão abordados, estão:

  • O que é Inteligência de Mercado
  • Qual a importância e benefício para a sua organização
  • Como implementar a inteligência de mercado
  • Conclusão

O que é Inteligência de Mercado

Conhecida também por inteligência competitiva, a inteligência de mercado é a método que traz os insumos necessários para que o seu negócio sobreviva às turbulências do mercado.

Definindo estrategicamente, a inteligência de mercado pode ser entendida, no contexto empresarial, como a transformação de dados previamente coletados em informações, obtendo ideias para aperfeiçoar o negócio.

Os dados coletados durante o processo de inteligência de mercado passam por diferentes etapas, por exemplo: Tendências do mercado, concorrentes, vendas, potencial do mercado, marketing, produto etc. Dados esses que contribuem para a de tomada de decisões assertivas.

Ter uma boa inteligência de mercado significa uma grande vantagem competitiva para as empresas que utilizam essa metodologia. Para um processo assertivo de inteligência competitiva, é indicado que contrate uma assessoria especializada para realizar a coleta de informações que façam sentido para a sua empresa e para o processo de construção das estratégias.

Qual a importância e benefício da inteligencia de mercado para a sua organização

A inteligência de mercado contribui para o processo de inovação, ou seja, a partir da análise de dados em relação ao seus concorrentes, consumidores, fornecedores, mercado em que atua. É possível tirar planos que inovem seu produto ou serviço, fazendo com que o seu negocio ganhe um diferencial no mercado.

entre os benefícios para a sua organização, estão os seguintes:

  • Responder rápido aos estímulos do mercado

    Coletar dados em relação ao mercado, entender o quão aquecido ou não ele está. Assim permitindo detectar com antecedência às mudanças e agir de forma assertiva para se ajustar da melhor forma possível.

  • Conquistar público

    Conhecer e saber o que o seu público alvo tem a dizer sobre o seu produto ou serviço, entender qual é a melhor forma de abordá-lo, seja para colher feedbacks ou oferecer uma nova solução.

  • Inovação

    A inteligência de mercado que está diretamente relacionada com o estudo dos, concorrentes, público alvo, mercado, possibilita a antecipação de tendências. Ou seja, a sua empresa poderá criar produtos e ou serviços inovadores que estejam alinhados com a necessidade dos consumidores.

  • Superar a concorrência

    Estar de olho nos outros player do mercado pode significar uma vantagem competitiva. Além disso, se manter atualizado sobre os movimentos da concorrência pode melhorar seus resultados e neutralizar parte das ameaças.

Como implementar a inteligência de mercado

Assim como foi descrito, a inteligência de mercado se mostra uma importante aliado para o processo de tomada de decisões. Por isso, está na hora de você começar a aplicar.

O primeiro passo para implementar a inteligência de mercado é começar se questionando sobre os seguintes assuntos: O que está acontecendo com o mercado em que atuo? Ele está crescendo, ou estagnado? Quais são meus concorrentes e como se posicionam? Quais são os riscos e oportunidades do mercado? Quem é meu público alvo e como ele se comporta? Como atingi-lo da melhor forma?

É indicado que para responder essas perguntas da maneira correta, sejam realizadas pesquisas de mercado aprofundadas. Entretanto, se não possui recursos suficientes para investir, você pode começar olhando dados expostos gratuitamente no ambiente digital.

Uma importante forma de colocar em prática é ficar sintonizado aos principais canais de notícia que tange ao seu negócio. Por exemplo.

– Revistas sobre negócios,
– Notícias de jornais,
– Legislação,
– Contextos macroeconômicos,
– Participando de feiras e encontros de negócio, empreendedorismo,
– Fazer pesquisas por telefone,
– Entre outras, etc.

Dessa forma, você conseguirá entender um pouco mais sobre o mercado em que está, como seus concorrentes, público alvo se posicionam e poderá tomar algumas decisões embasadas em dados do mercado.

Conclusão

A inteligência de mercado é essencial para o processo de tomada de decisão e para se realizar um bom estudo, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Adquirir relatórios de mercado especializados.
  • Contratar serviços de pesquisas de mercado.
  • Realizar a pesquisa e coleta de informações em campo.
  • Participar ativamente de feiras e eventos.

A UFABC jr. é uma consultoria especializada em Pesquisa de Mercado e pode ajudar sua empresa a fomentar a metodologia de Inteligência de Mercado. Beneficiando os processos de tomada de decisão, análise de concorrente, inovação e muito outros.
Caso tenha interesse e queira saber mais sobre como iremos ajudar você e a sua organização a atingir maiores e melhores resultados, entre em contato.

AUTOR: Guilherme Andre – Assessor de Mercado

Guilherme Andre Membro de mercado da UFABC jr empresa junior de consultoria
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