Em períodos de crise e instabilidade, consumidores mudam seus hábitos de compra, colocando o pé no freio e calculando cada gasto feito. Sendo assim, a tendência é que os intervalos entre cada compra sejam maiores. Porém esses períodos podem significar novas oportunidades. Mas como vender mais nesse momento?
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre a UBER. A Uber surgiu no ano de 2009 aproveitando a crise de 2008 para aparecer no mercado e se consolidar como uma alternativa aos táxis além de uma ótima oportunidade de renda para motoristas não profissionais.
É fato que não existe manual pronto para momentos de instabilidade. O certo é que em cenários como esse, é impossível continuar fazendo tudo da mesma maneira de antes.
É preciso se preocupar em formas objetivas para contornar a situação, usando da criatividade, visão e até mesmo coragem, para testar novos modelos e formas de se chegar ao consumidor. É o momento de estar atento às mudanças e à possibilidade de se reinventar e inovar, assim se adequando as circunstâncias.
Para te ajudar a superar este desafio, criamos uma lista com algumas dicas do que fazer para continuar vendendo, mesmo em momentos delicados. Fique atento!
A tecnologia é sua aliada
Certamente o processo de vendas é onde se concentra a maior parte das incertezas de um negócio e adotar novas tecnologias é uma das melhores maneiras para melhorar o desempenho desse setor.
Crises e momentos de instabilidade são grandes oportunidades para tornar seu negócio digital e tirar máximo proveito das tecnologias disponíveis.
Os recursos tecnológicos mudaram a rotina dos consumidores. A internet é uma das principais ferramentas de pesquisa antes de uma compra, pois armazena um grande leque de informações sobre produtos e serviços.
É muito importante que você esteja presente onde o seu cliente se encontra, e hoje, boa parte deles estão no mundo digital.
De acordo com dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a alta das vendas totais nos primeiros 15 dias de março deste ano foi de 40%. Além disso, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 106 bilhões em 2020, valor que representa um crescimento de 18% sobre o ano anterior.
Logo é grande a oportunidade dos negócios online alavancarem suas vendas. E um bom momento para empresas que ainda não estão no mercado digital e no e-commerce investirem nisso.
Por exemplo, se você é dono de um comércio, todas as etapas que fazem parte de uma venda presencial, desde a apresentação do produto até o pós-venda, podem ser realizadas online. Seja através de vídeos, fotos ou até mesmo vídeo chamadas. Existem ainda ferramentas de pagamento online e também serviços de entrega na casa das pessoas. Vale usar do próprio WhatsApp para continuar vendendo seus produtos.
Já se você é um prestador de serviço, trabalha dando consultorias, treinamentos ou cursos também pode utilizar-se de ferramentas como as vídeo chamadas para começar seu atendimento online.
Com todas as tecnologias à nossa disposição, esta é uma oportunidade para digitalizar todos os tipos de negócios e vender mais.
O marketing digital nunca foi tão importante
Não é segredo para ninguém que o marketing é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. O que muitos esquecem é que em tempos de crise ele se torna essencial para que se mantenha um fluxo de vendas.
Em momentos de crise, utilizar-se do marketing digital é uma arma poderosa para manter seu negócio saudável. Mas qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?
A diferença é que o Marketing Digital usa o ambiente digital (online) para expor suas estratégias de marketing, como por exemplo, o uso de redes sociais para divulgar conteúdos sobre negócios ou notícias.
Entenda um pouco mais sobre Marketing Digital: “Marketing Digital: O que é e como fazer”:
Investir em marketing de conteúdo, mídias sociais, links patrocinados, são ações importantes para fixar sua marca no mercado ficando assim na cabeça do cliente.
O marketing de conteúdo aparece como um grande aliado em momentos de crise, pois ele tem como um de seus principais atributos o fato de atingir as pessoas certas. Ao invés de tentar atingir todo e qualquer público, ele usa de dados e informações de perfil do público-alvo do produto. Buscando assim, uma comunicação direcionada e mais assertiva.
Outra vantagem é o investimento relativamente baixo, pois em períodos de crise as empresas estão buscando justamente o corte de custos.
Mas o que realmente é Marketing de Conteúdo?
Ele consiste em uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sejam artigos, publicações em redes sociais ou até mesmo ebooks, que não visa a promoção explícita da marca.
A intenção aqui é ajudar seu público alvo a resolver problemas, tornando-se uma autoridade no assunto e atraindo clientes para você de forma natural e espontânea.
Além disso a produção de conteúdos com relevância e qualidade afeta diretamente no rankeamento da página do seu negócio em ferramentas de pesquisa.
Otimizar os investimentos em marketing, investindo em Marketing de Conteúdo é uma escolha inteligente, pois se manter em evidência no mercado é importante para reter os atuais clientes e também atrair novos.
Por fim, também é importante dar atenção ao audiovisual. Fotos e vídeos de qualidade, visando mostrar os seus produtos na internet, dando ao cliente o poder de decisão sobre se quer ou não comprar o produto sem precisar ir até a loja.
Saiba mais sobre nosso serviço de Plano de Marketing: https://ufabcjr.com.br/plano-de-marketing/
A excelência no atendimento
Aqui mora um grande erro de muitos negócios: atendimento não é apenas presencial. Qualquer empresa que deseja se destacar precisa atentar-se a excelência do atendimento em todos os outros meios de comunicação. Atualmente a buscas dos clientes é por empresas que realmente se preocupam com as suas necessidades e não apenas com vender.
É importante que você foque na experiência do consumidor, visando a fidelização do mesmo. “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual” Já dizia Philip Kotler.
Fidelizar seus clientes é uma ótima forma de vender mais pois uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. Encantar nunca foi tão importante quanto agora!
Como exemplo de atendimento diferenciado, trate o cliente sempre com muita atenção e paciência, entenda bem as necessidades dele e de preferência o chame pelo nome. Busque se aproximar do cliente. Faça telefonemas ou envie e-mails para se certificar se as entregas chegaram em dia e se o cliente precisa de algo mais.
Como todo bom consumidor, seu cliente deseja um atendimento imediato, por isso atente-se ao tempo de espera de seus fregueses. Procure alternativas para que sua resposta seja a mais rápida possível. Fideliza-los certamente fará você vender mais.
Você pode utilizar de ferramentas como os chatbots, que nada mais é que um programa de computador que utiliza inteligência artificial para imitar conversas com usuários de várias plataformas e aplicativos.
Ele atua como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas, que aliam a disponibilidade constante e tempo de resposta quase que instantâneo. Assim se aproxima de seu consumidor por meio de um atendimento sem tempo de espera e de acordo com as necessidades dele.
E claro, não se esqueça do pós-venda, manter o contato com o cliente é uma importante forma de fidelizá-lo.
O estímulo chamado promoção
Promoções sempre foram uma estratégia, mas em tempos de crise passam a ser fundamentais. Num período de baixo consumo, é importante diminuir um pouco sua margem de lucro visando manter um fluxo de vendas e evitando um impacto maior na saúde do seu negócio. Alguns exemplos de promoções em alta são:
- Cartões/programas de fidelidade: são instrumentos que oferecem benefícios aos consumidores mais frequentes de um negócio. São também uma forma de dizer ao consumidor que criar um vínculo com a empresa é algo que vale a pena. Seus benefícios podem se dar de diferentes maneiras. Seja descontos, permitir o parcelamento das compras em maior número de vezes, acumular pontos para troca em produtos e/ou serviços, dentre outros.
- Bônus para próxima compra: esse tipo de promoção funciona como um passo para a fidelização de clientes e seu funcionamento é simples: você oferece ao seu cliente, após a compra, um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima compra, podendo ser um valor fixo ou variar de acordo com o que foi gasto na primeira compra.
- Cashback: em alta no momento, literalmente significa “dinheiro de volta” e seu funcionamento é simples: o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto. Importante ressaltar que o cashback não é sinônimo de desconto, o benefício aparece em bônus ou em dinheiro na conta corrente do cliente.
Aqui cabem inúmeras formas, desde a velha e boa “leve dois pelo preço de um” até promoções para seguidores em redes sociais, o importante é conhecer seu público e estimular para vender mais.
Facilite o pagamento online e a entrega
Existem inúmeras plataformas que disponibilizam o pagamento online como MercadoPago, PagSeguro, Picpay e Paypal, além de métodos mais tradicionais como disponibilizar uma conta para transferência. Fato é, que atualmente, as pessoas tendem a preferir o pagamento online do que utilizar o seu cartão ou então pagar em dinheiro. Por isso é muito importante que essa opção esteja disponível em seu negócio para você vender mais.
Outro ponto de suma importância é a entrega. Ofereça maneiras expressas de enviar o produto pelo correio. Se você é um pequeno negócio com raio de negócios local ou atua em uma cidade menor, pode até mesmo entregar pessoalmente usando seu próprio veículo e se preciso for, venda de dia e entregue à tarde.
Oferecer uma entrega ágil é um diferencial importante e que pode ser crucial para a concretização ou não da compra.
Finalmente, caso você seja dono de um negócio de alimentação é importante utilizar dos aplicativos de Delivery. Esse tipo de serviço, além de criar novas oportunidades de negócios para as empresas, facilita a vida dos consumidores, permitindo que estes realizem os pedidos com mais praticidade e conforto.
Além disso, esses aplicativos são muito populares e possuem uma grande base de usuários, o que ajuda a garantir que seu negócio passe a ser visto pelos clientes.
É melhor pagar as taxas cobradas por esse tipo de serviço, do que perder quantidade vendas. Em momentos de crise, a adesão a este tipo de serviço é uma necessidade. Expande seu público alvo e sua gama de possíveis clientes, minimizando os possíveis impactos em seu negócio.
Conclusão
Acima de tudo isso é importante que você saiba entender o momento e ainda assim mantenha uma atitude positiva. O segredo está em buscar soluções, não em focar nos problemas. Seja otimista, pró-ativo e procure novas oportunidades. Lembre-se: vendas não caem do céu, então mãos à obra.
Quer entender o seu mercado e criar estratégias para vender mais? Entre em contato, adoraríamos saber se podemos te ajudar de alguma forma: contato@ufabcjr.com.br.
AUTOR: LEONARDO BARBOSA – Assessor de Vendas