Por que desenvolver um novo produto?

Novo Produto

Existem diversos motivos para se desenvolver um novo produto para a sua empresa. A mudança em nossa era tecnológica se tornou rotineira. Coisas ou ideias de alguns anos atrás já se tornam obsoletas conforme novas tecnologias ou técnicas emergem para substituir o que estava em uso. Logo, existe uma necessidade intrínseca da nossa época de se manter atualizado a todo momento, pois o caminho que te trouxe até então, não será necessariamente o que fará com que avance. Assim, apresentamos o porque desenvolver um novo produto.

Necessidades do consumidor

Um dos grandes motivos para o desenvolvimento de um novo produto é a necessidade e a vontade dos consumidores pela mudança contínua, logo as empresas têm de estar a par de tais necessidades e responder a elas através de mudanças em seus produtos e serviços. Se isso não acontecer o seu cliente irá trocar de quem consome, pois o seu concorrente pode estar suprindo essa necessidade dele.

Por exemplo, nos últimos anos os consumidores têm se tornado mais conscientes com relação a sua saúde, forçando as marcas a adotarem linhas de produtos que contém menos açúcar, sal e óleos de maneira geral. Um exemplo claro disso são as linhas diet de produtos lançadas que contém zero açúcar, e podem atender não somente a consumidores mais conscientes mas também aqueles que são diabéticos.

Novo Produto

Outro grande motivo que deve ser considerado é que um produto pode estar no fim ou em um estágio de maturidade de seu ciclo de vida útil no mercado. Logo uma nova versão ou uma versão atualizado de um produto pode revitalizá-lo aos olhos do consumidor.

Mas tome grande cuidado também com relação a mudanças externas a sua companhia, como por exemplo o surgimento da máquina digital no final do século XX, que causou o fim da Kodak que até então dominava o segmento de fotos no mundo todo. Pois eles ignoraram a emergência de tal tecnologia, pois consideravam que conseguiram se manter no mercado devido a seu grande aversão a mudança que isso traria para a empresa. Ou seja, o que podemos aprender de tal falha é de que é necessário se adaptar às mudanças por quais o mercado tem passado.

Novas tendências

Um outro exemplo mais atual seria a emergência da Netflix como maneira de consumir produtos de entretenimento, mudando a interação dos consumidores com a TV e o cinema, e isso têm sido percebido pela Disney e Amazon, por exemplo, que estão no processo de se estabelecer nesse mesmo nicho de mercado criado pela “streamer” Netflix.

Caso todos os seus produtos estejam sofrendo de más vendas ou má reputação, talvez seja a hora de mudar o produto que está sendo oferecido. Um grande caso que reverteu a baixa que estava sofrendo foi a Apple, com a introdução de um MP3 Player compacto, isso salvou a companhia de uma eventual falência.

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Vamos revisar então os motivos para desenvolver um novo produto:

  • Mudanças nas vontades e nas necessidades dos consumidores;
  • Produto pode estar em um nível avançado do seu ciclo de vida de mercado;
  • Mudanças nas tendências sociais do momento;
  • Criação de novos nichos;
  • Diversificação dos produtos ou serviços oferecidos.

 

Desenvolvendo um novo produto

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, existem várias áreas envolvidas, além da produção propriamente dita. O que se vê sendo encaminhado para produção é uma pequena parte de um todo, a ponta do iceberg. Algumas áreas podem parecer até óbvias para alguns, mas para outros, é algo que seria inimaginável.

Algumas das fases de desenvolvimento de produtos são:

– Planejamento, onde pode ser feita a análise de viabilidade;

– Pesquisa de mercado, onde se vê qual a realidade em que a empresa está inserida;

– Inovação, o quanto o produto será inovador e terá utilidade. Você pode conferir alguns conteúdos sobre inovação aqui.

– Projeto, onde se faz um protótipo ou um produto teste para a validação do mesmo;

– Realização do produto, com o lançamento do mesmo e também seus primeiros lotes.

Parte jurídica

Durante todas as fases, se faz necessário um acompanhamento de perto e bem detalhado com a parte jurídica, pois, deve-se avaliar várias leis e normas regulamentadoras para um novo produto e, também:

– Se há alguma patente já existente com esse produto;

– Quais as normas regulamentadoras (NRs) ele deve seguir;

– Se a empresa se adéqua para o controle de qualidade do mesmo;

– Se os funcionários trabalharão com qualidade para a produção do novo produto.

Existem outras partes onde a parte jurídica da empresa entra em ação durante o desenvolvimento de um novo produto.

Marketing

Durante o desenvolvimento, se for avaliado que o produto não tem impedimentos jurídicos e pode seguir para a linha de produção, deve-se observar qual a necessidade do produto no mercado e também se ele será feito em larga escala ou menor quantidade. Ou seja, as pessoas comprariam esse produto em larga escala? Ou seria algo vendável em baixa escala, porém com o ticket médio elevado?

Além disso, a parte de vendas deve caminhar lado a lado com a parte do marketing, para que possam fazer a divulgação nos locais físicos e nas redes sociais e, assim, direcionar o público para a loja ou para o site da empresa. Além disso, as divulgações devem ser direcionadas para o local onde há maior trânsito, tanto físico quanto online, do público-alvo.

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Para tanto, deve-se ter um orçamento planejado para os gastos com a divulgação e, portanto, a área financeira também entra em ação, já que com eles pode-se ter um planejamento financeiro e, também o quanto pode ser gasto de forma consciente, ou seja, de forma que não seja prejudicial para a empresa.

Meio ambiente

Nem sempre a empresa possui sustentabilidade em seus valores, porém, isso não significa que a preocupação com a Mãe natureza seja inexistente. Logo, no desenvolvimento de um novo produto, essa preocupação deve existir. Uma vez que os recursos de nosso planeta são finitos, e o impacto que uma produção em larga escala de um produto pode causar é considerável.

Para deixar mais claro, pode-se mencionar o Dia da Sobrecarga da Terra que é calculada pela organização internacional GFN (“Global Footprint Network”), em que este ano chegou 2 dias mais cedo, no dia 29 de julho, portanto superamos o limite de uso sustentável dos recursos naturais disponíveis para 2019. Isto faz com que todos os dias após o fatídico dia 29, estejamos consumindo recursos que não serão renovados a tempo este ano, ou seja, consumindo o futuro das próximas gerações, hoje.

Sendo que o primeiro ano de sobrecarga global ocorreu em 1971, no dia 21 de dezembro, ou seja, estamos a cada ano fazendo com que o Dia da Sobrecarga chegue mais cedo, fazendo com que nossos recursos sejam mais escassos, impactando sobre o futuro do nosso planeta.

Seguindo nessa linha de pensamento, a empresa pode se aproveitar de um novo produto para que seja feito um marketing verde da empresa, algo muito bem visto nos olhos dos consumidores que procuram e prezam pela sustentabilidade. Você pode conferir aqui alguns aspectos do marketing verde e como aplicá-lo na sua empresa.

Química Júnior e você

A Química Jr. – Projetos e Consultoria é uma Empresa Júnior de Consultoria voltada a atender as necessidades químicas e de gestão de sua empresa. Acreditamos em um Brasil mais empreendedor e por isso buscamos realizar projetos que causem grande impacto positivo sobre a realidade de nosso clientes, através de soluções personalizadas.

Há mais de 20 anos no mercado, estamos localizados em um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, no Instituto de Química da UNESP Araraquara. Trabalhando em conjunto com diversos especialistas, professores Doutores, e aplicando o conhecimento que obtemos dentro da universidade na prática. Executamos projetos de gestão, incluindo Treinamento 5S, Mapeamento de Riscos e Cronoanálise, projeto de neutralização de gás carbônico emitido por empresas ou eventos e Consultorias.

AUTOR:

Química Jr.

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Tel: (16) 3301-9808

E-mail: quimicajr@quimicajr.com.br

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