Os desafios do empreendedor do futuro

Desafios do empreendedor do futuro ufabc jr consultoria empresarial

Para onde precisamos olhar e quais os problemas mais latentes que surgem nas organizações de hoje? Conheça os desafios do empreendedor do futuro!

Este texto está estruturado nos seguintes tópicos:

  • Principais habilidades de um líder e empreendedor;
    • Pensamento crítico;
    • Inteligência Emocional;
  • Liderar a si mesmo é um dos principais desafios do empreendedor;
  • Oportunidade de liderar um grupo (ou empresa);
  • Liderar um movimento.

Passamos por revoluções para chegar onde estamos hoje, saímos da manufatura, passamos pela revolução industrial e atualmente vivemos a era do digital. Saímos do lógico, linear e passamos para um modelo sistêmico, pluralista. Com o passar do tempo, novas competências são exigidas:

Link da imagem: https://www.researchgate.net/figure/Top-10-Skills-in-2015-2020-Source-World-Economic-Forum_fig1_323994818

Na imagem, as 10 principais habilidades no ano de 2020 são:

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Coordenação com outras pessoas
  6. Inteligencia emocional
  7. Julgar e tomar decisões
  8. Orientar serviços
  9. Negociação
  10. Flexibilidade Cognitiva

Principais habilidades de um líder e empreendedor

Antigamente, a Criatividade, por exemplo, aparecia por último e hoje está dentro do TOP 3 habilidades. No mercado de trabalho, temos o desafio de sermos mais humanos. A tecnologia pode nos proporcionar isso já que boa parte do trabalho é feito por ela atualmente.

Pode – se dizer que a tecnologia libera “espaços cognitivos”,ou seja, podemos usar o tempo que seria usado para uma atividade manual e pode ser usado por exemplo para atividades relacionadas à criatividade.

O livro, “o novo paradigma da liderança” discorre um pouco sobre o tema de quais são os focos que o líder deve ter para obter sucesso no negócio e ter uma equipe satisfeita.

Pensamento Crítico

O pensamento crítico é uma habilidade que se tornou fundamental para um líder, pois é necessário sempre avaliar as consequências das decisões tomadas e também para olhar para as regras, políticas e atividades da empresa buscando questionamentos se teriam melhorias e formas inovadoras para executar esses processos.

Quando um empreendedor traz pensamento crítico para a empresa, muitas vezes também traz inovação e diversas melhorias o que é fundamental para as empresas atuais, pois o mundo está inovando muito rápido e uma empresa com esse pensamento acompanha o mercado de uma forma muito mais fácil.

Além disso, faz com que a empresa não entre em tradições que dificultam o crescimento da empresa, pensar de forma disruptiva nunca foi tão importante para manter uma empresa. Ficar preso em tradições antigas e em atividades que funcionavam no passado e atualmente não são consideradas tão importantes é muito prejudicial.

Inteligência Emocional

Outra habilidade que se tornou fundamental nos últimos 5 anos é a inteligência emocional, pois a maior doença do século XXI é a depressão e está em 3° lugar de maior motivo para afastamento de funcionários atualmente.

Desse modo, o líder e empreendedor, como influenciador, precisa estar atento á alguns pontos para buscar que seu time tenha uma boa saúde mental, olhar para motivação, stress, cobranças, ansiedade e olhar com atenção para as atividades e entregas de cada funcionários, para que não esteja nem sobrecarregado e nem ocioso. Também é importante entender como estimular o seu time, ter empatia e buscar ferramentas e treinamentos que desenvolvam as habilidades emocionais de cada membro.

Quer abrir um negócio? Nós temos um material dedicado! Conheça as 5 Etapas de um Plano de negócios!

Liderar a si mesmo é um dos principais desafios do empreendedor

O autor discorre sobre o “caminho” que deve ser percorrido á fim de tornar-se um bom líder.Tudo começa com “liderar a si mesmo” , que é uma das partes consideradas mais difíceis, pois é um caminho contínuo de busca e conhecimento. É preciso estar sempre ciente de suas falhas e pontos fracos afim de trabalhar esses pontos, procurar por estratégias que te façam entender as necessidades que não são atendidas e passar a dar um pouco mais de atenção a isso.

Esse primeiro ponto é chamado de autoliderança e está completamente relacionado ao equilíbrio, sobre entender o que você é e entender o que você precisa. É preciso manter uma postura de eterno aprendiz e ter resiliência a fim de colocar os pontos da sua vida no eixo.

Os problemas são extremamente importantes nessa caminhada de autoliderança mas é preciso ressignificá-los. Nessa caminhada de autoliderança, o ideal é enxergar os problemas como desafios que se tornam oportunidades e dessas oportunidades conseguimos tirar muitos aprendizados.

É trocar o mindset fixo onde o problema é enxergado como uma barreira para o mindset de crescimento, onde deve-se enxergar o problema como uma oportunidade de melhorar e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

 Oportunidade de liderar um grupo (ou empresa)

Outro dos principais desafios do empreendedor é sobre “liderar um grupo”. O autor enxerga a liderança como um “piso”, o líder será aquela pessoa que dará apoio e suporte para todo o time . É preciso ser um líder carismático e inspirador a fim de manter todo o time engajado, fazer com que queiram seguir seu exemplo.
Para ser um bom líder é preciso enxergar a organização que também está em constante mudança e crescimento, como um sistema vivo.

É importante ser um líder facilitador, que dá direção, faz as perguntas certas e também empodera o grupo com quem está trabalhando, mostrando que todos são capazes , trazendo segurança para o grupo.

Ter segurança emocional no ambiente de trabalho é um grande passo para melhorar a produtividade,inovação e também a criatividade. Consequentemente, gerando um espaço de mais alta performance também de mais resultados.

Entretanto, não é tão fácil arquitetar esse ambiente seguro e uma boa parte dessa construção parte do líder, que tem um papel bastante importante nessas horas.

É preciso estar aberto e ouvir o que o seu grupo tem a partilhar pois isso pode gerar pontos de conexão. Sempre agradeça caso algo que tenha sido compartilhado foi muito difícil para a outra pessoa.

Ressignifique o erro, faça com que a pessoa troque a culpa pela curiosidade de melhorar e aprender.

Faça perguntas para instigar a curiosidade ,utilize a técnica de comunicação não violenta e por fim peça e dê feedbacks honestos e transparentes a fim de sempre melhorar a sua relação com o seu colaborador.

Liderar um movimento

Por fim , chegamos na parte de liderar um movimento. Depois de passar por todas essas “fases “ citadas acima. É como se fosse uma junção de tudo, ou seja, conhecendo a si , liderando a si mesmo, você está pronto para liderar algo muito maior.

Está pronto para lutar por um propósito e fazer com que muitas pessoas sigam o mesmo objetivo e propósito que o seu.

AUTORAS: Stefany Geest – Diretora Interna e Gabriele Cano – Assessora de Projetos

stefany geest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *