Contexto de uma Empresa Júnior

Contexto de uma empresa junior
Muitas dúvidas existem sobre o que é uma Empresa Júnior, como ela funciona, como é dividida, em quais segmentos ela atua e até os motivos de seu custo-benefício tão acessível, dessa forma, abordaremos os seguintes pontos:
1. O que é uma Empresa Júnior?
2. Serviços oferecidos.
3. Divisões de uma Empresa Júnior.
4. Regulamentação.
5. História do Movimento Empresa Júnior.
6. Futuro do MEJ Paulista.
7. Valores da Rede e impacto.


1 – O que é uma Empresa Júnior?

Uma empresa júnior, em primeiro lugar, é uma empresa sem fins lucrativos, composta por estudantes de uma universidade. A empresa pode atuar em muitos segmentos e efetuar diversos serviços, como a gestão de tempo, planejamento financeiro, alguns relacionados à nutrição e medicina, jornalismo, jogos e muitos outros, dependendo de quais cursos de sua Instituição de Ensino Superior ela estará atrelada. Para o empresário, é uma maneira de atuar sobre possíveis gargalos ou ideias, por meio de soluções inteligentes, de baixo custo e alta qualidade. Para o graduando é uma oportunidade de desenvolver seus conhecimentos teóricos na prática, tendo contato direto com o mercado. Sempre com o objetivo de transformar o Brasil, atuando na potencialização da economia do país, sendo com uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, portanto, é vantajoso para qualquer universitário.

1.1 – Qual o alcanço de uma Empresa Júnior?

Mas como uma Empresa Júnior consegue atingir todos os tamanhos de empresas e atuar em diversos segmentos? Pelo fato das empresas estarem atreladas a uma Instituição de Ensino Superior, que conta com diversos cursos, a EJ (Empresa Júnior) está relacionada a um curso e seus serviços são voltados a esse segmento. Para ficar mais claro, trarei o exemplo da nossa empresa, a UFABC jr., a qual está ligada com o curso de Engenharia de Gestão (um curso bem parecido com a Engenharia de Produção), um dos cursos de graduação atrelados a um dos dois bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal do ABC.


2 – Nossos Serviços oferecidos

A UFABC jr. conta com o apoio de professores da universidade, que são doutores em suas formações, fornecendo suporte para a empresa atuar de maneira assertiva e coesa dependendo da necessidade dos clientes, dessa forma, por estarmos coligados com o curso de Engenharia de Gestão, fornecemos soluções voltadas a gestão empresarial. Assim, para melhor compreensão, trago alguns exemplos de soluções que nossa empresa proporciona e seus respectivos cases de sucesso, para entender qual é a visão de clientes que já fecharam projeto conosco.

2.1 – Mapeamento de processos

O Mapeamento de Processos é uma metodologia extremamente vantajosa para o negócio de uma empresa. Essa metodologia pode buscar a otimização do fluxograma e, além disso, reduzir custos e tarefas desnecessárias, ele também combate a desorganização e queda de produtividade dos membros da empresa.

2.2 – Business Intelligence

O BI consiste na criação de dashboards visuais, para que as planilhas do Excel se tornem dinâmicas e de fácil compreensão e análise, facilitando a tomada de decisão e a tornando mais assertiva. Sendo assim, é a junção e compreensão de vários dados em uma única plataforma, facilitando e potencializando processos.

2.3 – Pesquisa de mercado

A Pesquisa de Mercado é um estudo do mercado de um negócio, podendo ter diversos enfoques, ou seja, serve para ter uma maior compreensão da sua concorrência, da visão de seu público-atual ou público-alvo, do mercado da região inserida.

2.4 – Plano de Marketing

O Plano de Marketing por meio de uma pesquisa que embasa o seu negócio, são elaboradas estratégias voltadas às mudanças constantes do mercado, dessa forma, é possibilitado a identificação de tendências e em tomadas mais assertivas nas decisões da empresa.

2.5 – Plano de Marketing Digital

O Plano de Marketing Digital tem a finalidade de  traçar estratégias de comunicação por meio da internet, redes sociais e outros meios digitais, para impulsionar e comercializar seus produtos, comunicar com o cliente, fortalecer a marca e assim conquistar novos clientes .

2.6 – Plano de negócios

O Plano de Negócios consiste em pesquisas voltadas para quem quer começar um empreendimento, ou para quem quer crescer para uma nova filial. Portanto, são definidas estratégias atreladas ao planejamento financeiro e aos estudos de mercado, como entender seu público, concorrentes, região de maior impacto, entre outras.

2.7 – Desenvolvimento de site e de E-commerce

Esses serviços são fundamentais para obter um site de qualidade e alta performance. Portanto, melhorar o design de maneira profissional, a responsividade (navegação fluida em celulares e tablets, além de computadores) e também facilitamos a leitura do Google para seu site, possibilitando melhorar sua posição em suas páginas.


3 – Divisões de uma Empresa Júnior

Assim como muitas empresas, a empresa júnior é dividida em áreas (ou departamentos) voltadas a sua atuação, no caso a de consultoria. Para exemplificar, a nossa EJ é composta de 5 áreas:

Vendas. Voltada a analisar e elaborar a melhor solução para cada cliente, além disso, por meio da prospecção ativa (a empresa entra em contato com um possível cliente – lead), a área mantém com enfoque no primeiro contato do cliente.
Marketing Digital. Especializada em prospecção passiva (o cliente efetua o contato com a empresa). E, além disso, também focada no primeiro contato que o cliente tem com a empresa.
Projetos. Predestinada ao gerenciamento de nosso projetos fechados e, assim, proporcionar a melhor experiência para o contratante.
Interna. Possui as áreas de Gestão de Pessoas, Financeiro e Jurídico juntas. Desse modo, ela mantém as áreas alinhadas e proporcionando a máxima experiência que uma empresa júnior pode proporcionar a um membro.
Presidência. Efetua a conexão da EJ com o Movimento Empresa Júnior, portanto, com a rede. Ela proporciona o alinhamento entre as EJs e a evolução de todas em conjunto.


4 – Regulamentação

Você pode estar se perguntando, como é possível uma empresa entregar soluções de alta qualidade e de baixo custo? A justificativa é seguinte: Esse fato é possível, pois, uma empresa júnior é composta por alunos de uma universidade, onde eles obtêm o complemento prático para os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito acadêmico, além de serem assegurados por professores e empresas seniores no mesmo segmento, segundo a Lei das Empresas Juniores, nº 13.267, de 6 de Abril de 2016. [ LEI Nº 13.267, DE 6 DE ABRIL DE 2016. ]. Essa lei regulamenta as empresas juniores, formalmente, e apresenta, no art. 5°, que as empresas possuem fins educacionais e não lucrativos.

4.1 Intuito da Empresa

Dessa forma, o objetivo da EJ é proporcionar aos seus membros o desenvolvimento de aprendizados comuns à graduação, por meio da Vivência Empresarial (Destrinchado em participação ativa no MEJ, com base em capacitações e gerenciamento de projetos, ou seja, dos serviços proporcionados por cada empresa júnior). Portanto, ela atua como associação civil (sem fins lucrativos), mas ainda sim movimenta a economia por prestar serviços a clientes de maneira verídica, além de ser liderada por estudantes universitários e acarretar uma preparação mais verossímil ao que será vivido após sua formação. Dessa forma, o formando estará mais apto ao mercado de trabalho, pois possui conhecimentos técnicos e uma análise crítica mais aprimorada.


5 – História do Movimento Empresa Júnior

No ano de 1967, a primeira EJ foi fundada, acompanhada pela criação da associação 2 anos depois, que se tornou uma confederação em 1986. Posteriormente, chega ao Brasil em 1987, em São Paulo, sendo a EJFGV a pioneira em nosso país. criada por alunos, se tornou um símbolo de resiliência desde os primórdios, e ela foi a faísca para o movimento alcançar a imensidão de hoje.

O Movimento, no Brasil possui 3 estágios: a Empresa Júnior, a qual cria, executa e conclui os projetos para o mercado; As Federações que regem e guiam as EJ, uma em cada estado, mas, se o estado possui muitas EJs, como é o caso de São Paulo, temos os Núcleos; E, como maior instância, a Brasil Júnior, a qual acompanha o Movimento nacional.

5.1 Avanço das Empresas Jr’s

Muitas revoluções, inovações e reviravoltas fazem parte desse Movimento e da história de cada empresa júnior, que luta a cada dia para alcançar mais e mais pessoas, impactando seus negócios e, assim, atingindo o país. Uma das maiores revoluções no Movimento Empresa Júnior em São Paulo foi a chamada Regionalização SP, onde foram modificadas, por completo os núcleos vigentes na época.


6. Futuro do MEJ Paulista

Em 2018, a Federação do Estado de São Paulo (FEJESP), estava dividida em 4 núcleos. Separadas por Instituições de Ensino Superior (IES), a USP, Unicamp, Unesp e Ufscar. Em anos passados, a divisão abarcava as EJs existentes, mas não mais. Com o crescimento do movimento, existiam EJs que não estavam dentro dos núcleos, por serem de outras Instituições de Ensino Superior, ou seja, existiam EJs federadas e não nucleadas (pertencente a uma federação, mas não a um núcleo) e EJs federadas e nucleadas (pertencente a uma federação e a um núcleo).

6.1 Federação das EJs

Essa divisão tornava o MEJ Paulista limitado em crescimento, pois a federação só cresceria, de fato, com as EJs que estavam dentro dos núcleos. (já que elas recebiam todos os ensinamentos da rede, por serem abarcadas e conectadas diretamente – EJ + núcleo + federação). A construção de um Brasil mais empreendedor não estava nos planos de muitas EJs, por não estarem em contato direto com a rede, já que não eram imersas em um núcleo. Pensando em todos esses problemas e nas metas do MEJ Brasileiro para aquele ano, o objetivo de expansão era necessário.

6.2 Expansão dos Núcleos

A Federação do estado (FEJESP) decidiu repaginar, com isso, construiu a Regionalização de SP, onde os núcleos seriam divididos por regiões, não mais em Instituições de Ensino Superior. Dessa forma, os núcleos eram São Paulo (incluindo capital, vale e litoral), Campinas, São Carlos e Bauru, possibilitando atingir as EJs que não eram nucleadas e também as novas EJs que estariam por vir nos próximos anos.

6.3 O MEJ Atualmente

Hoje, o Núcleo São Paulo, por exemplo, conta com 43 EJs que atuam em diferentes segmentos, possibilitando auxiliar milhares de empresários com sonhos e desejos de crescer perante o mercado brasileiro. Além disso, o impacto do MEJ nesse ano de 2020, está em mais de 17 mil projetos, 23 milhões em faturamento, e causados por mais de 22 mil empresários juniores, de 110 universidades e mais de 990 empresas juniores federadas ao Movimento.


7 – Valores da Rede e impacto.

O Movimento segue com grandes conquistas até o ano de 2020 e tem como base, e pilar, os 5 valores que norteiam todas as Empresas Juniores do país, os quais serão destrinchados abaixo:

  • Orgulho em ser MEJ. O orgulho é o sentimento junto ao pertencimento à rede, ao significado de atuar positivamente na empresa de diversas pessoas, potencializando seus resultados e conquistas.
  • Postura Empreendedora. Papel de empreendedor e senso de dono para sua empresa júnior. Desse modo, atuar de maneira séria e responsável perante o mercado, IES, clientes e MEJ.
  • Compromisso com Resultado. Entender a responsabilidade de um empresário júnior e efetuar cada uma delas de maneira exemplar, coesa e entregando projetos de alto impacto.
  • Sinergia. Estar conectado com a Rede brasileira de empresas juniores, alinhado com a cultura e objetivos de cada Instância.
  • Transparência. Ter a clareza nas informações que passam de dentro e fora da Empresa Júnior. Além disso, é necessário ter a uma visão holística sobre nossas metas, conquistas, sobre o que podemos fazer e o que estamos tendo dificuldades.

7.1 Missão do Movimento

A missão do Movimento Empresa Júnior é a de “Formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Assim, busca-se proporcionar uma experiência no mercado, para estudantes de graduação, fomentar o empreendedorismo no país. Dessa forma, auxiliar empresas de pequeno, médio ou grande porte a crescerem junto conosco.

7.2 Conclusão

Por fim, segundo o Diretor de Desenvolvimento da Rede Brasil Júnior em 2018, Matheus Arruda, ele disse: “Nós somos jovens. Nós temos energia e capacidade para lidar com problemas complexos, e comprometimento para seguirmos fortes frente a qualquer adversidade. Somos líderes. Arquitetos da transformação do Brasil. Somos empreendedores. Com isso, enxergamos oportunidades onde muitos vêem dificuldades e fazemos porque acreditamos em um propósito compartilhado.”


Autora: Ágatha Soares – Assessora da Interna.

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