Segmentação de mercado: O que é, a importância, o porquê fazer

Segmentação de mercado a importância UFABC jr. consultoria

A segmentação de mercado é uma ferramenta indispensável para o marketing nas empresas, um dos beneficiosos gerados por tal estratégia é fazer com que seja mais simples caracterizar e atacar cada tipo de público alvo para determinado tipo de produto.
Por mais que cada cliente pense de uma determinada maneira, a segmentação nos ajuda a definir as características de cada fração dos consumidores. Por exemplo: gênero, faixa etária, renda, localização, escolaridade e ocupação, hábitos de consumo e uso.

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Fazendo essa separação dos grupos que se assemelham, podemos assegurar que a estratégia de marketing seja a mais específica e objetiva possível de acordo com cada grupo.
Neste artigo vamos tratar sobre o que á a segmentação de mercado, os seus tipos, qual a importância dessa ferramenta e por que realizar uma segmentação de mercado na sua empresa. Mas você já entendeu o que é segmentação de mercado de forma geral, agora vamos explicar de uma forma mais objetiva


O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO?

A segmentação de Mercado é um processo de separação do mercado geral de clientes em estratos com base em características que os mesmos compartilham em comum.

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Os membros de um mesmo grupo possuem gostos e opiniões parecidas para um produto ou serviço, o que torna o objetivo da segmentação de mercado ter ações de marketing centralizadas em cada perfil de público alvo.

A IMPORTÂNCIA DA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A realização de uma segmentação de mercado é de extrema importância visto que ela organiza o mundo dos consumidores em determinados grupos dispostos de acordo com características de perfil e preferência de produto/serviço.
O que orientam suas decisões e consequentemente quais as melhores frentes de enfoque nas campanhas de marketing que possa conquistar determinado grupo de clientes.
Com isso a empresa que realiza a segmentação é capaz de atender os anseios de toda a gama do público alvo que sua empresa atinge, e até promover campanhas voltadas a possíveis clientes e aqueles que não conhecem a marca/ produto oferecido.
Dessa maneira com que aconteça a fidelização de consumidores ativos e a prospecção de novos clientes, a potencialização de aceitação do serviço/produto e aumento expressivo das vendas.
Porém desses pontos positivos a segmentação de mercado evita perda de tempo, dinheiro e força de trabalho em campanhas que não agradariam o público.

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TIPOS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

  • Segmentação Geográfica

A segmentação geográfica é realizada a partir do agrupamento dos clientes de acordo com a sua localização. Pais, região que vive, estado, cidade e até bairro dependendo da situação.
Essa segmentação é necessária porque o perfil dos consumidores tende a se alterar dependendo da sua localidade para se adequar ao estilo de vida daquela região.
Por isso as estratégias utilizadas para um morador de recife não pode ser a mesma utilizada para aquele que mora no maranhão, pois os dois tem realidades e dores diferentes.

  • Segmentação Demográfica

Esse tipo de segmentação é o mais comumente utilizado no meio da segmentação de mercado pois o consumo de cada cliente é excessivamente diferente levando em considerações dados que a segmentação demográfica analisa, como: renda, idade, estado civil, religião, nacionalidade, dentre outros.

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  • Segmentação Comportamental

A segmentação comportamental leva em consideração os gostos, opiniões, indicações, conhecimento ou falta dele, sobre a marca ou produto oferecido.
Se o consumidor conhecer sobre os benefícios do produto, se já fiel a marca, ou um novo cliente, tudo isso contribui para que a estratégia de marketing pode ser mais assertiva de acordo com o perfil comportamental de cada grupo.

  • Segmentação Psicográfica

A segmentação psicográfica analisa pontos como a personalidade, o estilo de vida, opiniões/atitude, dentre outros aspectos. Mesmo parecendo pontos de viés subjetivo é possível quantificá-los através dessa forma de
segmentação.
De acordo com o tipo de personalidade de um grupo as técnicas de persuasão e o tipo de apelo vai ser diferente. Agora você já entendeu o que é a segmentação de mercado e quais os seus tipos visando analisar cada aspecto de um cliente. Agora vamos listar a importância de realizar uma segmentação de mercado na sua empresa.

 

POR QUE REALIZAR A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Depois de ler o artigo até aqui você já tem uma boa noção sobre o que é a segmentação de mercado, mas agora vamos deixar esses pontos mais claros citando alguns dos porquês da aplicação dessa metodologia. Empresa atenda o maior número de estratos de clientes.

  • Ajudar a empresa a entrar ou permanecer no mercado de maneira focada.
  • Fazer com que as empresas possam encontrar a necessidade de cada grupo de clientes.
  • Aumentar a probabilidade das campanhas de marketing obtenham respostas positivas.
  • Aumento do Market share; visto que a empresa terá uma grande expansão no mercado devido a assertividade das campanhas.
  • Ajuste do produto/serviço e canal de distribuição visto que a empresa pode reestruturar seus trabalhos e levar em consideração a alteração do canal de distribuição dependendo da demanda.
  • Redução de gastos.Leia também: Pesquisa de Satisfação, benefícios e como faze você mesmo

CONCLUSÃO

Você viu como a segmentação de mercado é importante para a satisfação do cliente, fidelizá-los, prospectar novos consumidores de seu serviço/produto, e conseguir traçar estratégias e campanhas de marketing cada vez mais assertivas para determinado grupo e suas necessidades.

Desse modo, por seus inúmeros benefícios a segmentação de mercado se tornou atualmente uma ferramenta essencial tanto para empresas que estão se posicionando no mercado quanto para aquelas que já estão bem consolidadas.

Especialmente em tempos de crise a segmentação auxilia os gestores a como organizar estratégias para atrair o público alvo, visto que há um aumento da heterogeneidade e austeridade, sendo assim uma ferramenta essencial para o sucesso no mercado na atualidade.

Agora que você já entendeu plenamente o que é a segmentação de mercado, seus tipos, sua importância e por que realizá-la que tal ir mais afundo nos nossos conteúdos sobre o marketing? Certeza de que eles enriquecerão
muito as operações da sua empresa, mas como a segmentação de mercado, seu público alvo mais engajado e interessado no que a sua empresa oferece. Entre em contato!

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AUTOR: CAMILA BEATRIZ – Assessor de Marketing Digital

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