Clima e Cultura Organizacional: O que é e para que serve?

Cultura organizacional

O mercado vem se especializando cada vez mais, as pessoas estão se qualificando mais para o desenvolvimento do mercado de trabalho. com isso, o resultado do colaborador vem sendo cobrado cada vez mais. Dessa forma, assim como as pessoas se preparam para o mercado, a empresa também precisa estar preparada para receber o colaborador, mantendo uma Cultura Organizacional.

Atualmente o mercado de trabalho está cheio de empresas multinacionais e, dessa forma, surge uma preocupação, a Cultura Organizacional, que surgiu justamente pelo crescimento e expansão territorial das empresas. Cultura organizacional é um termo que faz parte da Gestão de Pessoas. É importante entender que cada organização tem sua cultura organizacional interna, pois é por ela que uma empresa fixa a marca do seu perfil e também orienta o comportamento daqueles que a formam.

Primeiramente, podemos conceituar cultura como um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna. Ela funcionou suficientemente bem para ser considerada válida, e, portanto, para ser ensinada para novos membros como meio correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

A cultura organizacional infere diretamente nas atitudes e valores da empresa. Ela é encontrada em diversas organizações. Para ficar mais claro, temos o seguinte:

Exemplo:

Certa vez, a rede de fast food McDonald ‘s, ao abrir uma loja no norte da índia, ela teve que se preocupar com a cultura do país, pois, na Índia a vaca é considerada sagrada. Portanto, a empresa teve que substituir os sanduíches de carne bovina por opções como frango, ovo, batata ou sanduíches vegetarianos.


O que é cultura?

Dessa forma, cultura é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna. Por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

Como a cultura pode ser definida?

A cultura de uma empresa pode ser definida como um conjunto de suposições e atitudes básicas compartilhadas por um grupo de pessoas. Ela envolve o conhecimento de como resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e funciona o suficientemente bem para ser imposta. Da mesma forma, ela é assimilada pelos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos problemas.

Confira abaixo, quatro de alguns pontos que formam a cultura:

1. Valores expostos

São os princípios e valores articulados e publicamente anunciados, que o grupo proclama estar tentando atingir, tais como liderança em preço e qualidade de produto. Portanto, as estratégias e metas compartilhadas pela organização também podem ser vistas dessa forma.

2. Ritos

No sentido geral, é uma sucessão de palavras e atos que, repetidos, compõem um hábito. Cerimônias que regularmente acontecem na organização, comemorações de final de ano por exemplo.

3. Mitos

Figuras imaginárias usadas para reforçar crenças na organização, por exemplo: “nossa empresa é uma grande família”.

4. Clima

A atmosfera psicológica da organização, sentimento que é gerado num grupo pelo layout físico e o modo que os membros da organização interagem uns com os outros, com clientes ou possíveis clientes.

Além disso, a cultura pode influenciar os colaboradores nas direções e decisões em relação à empresa, por isso é preciso que os valores, visão e metas fiquem claras para que os colaboradores tenham a mesma perspectiva.


O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um termo que surgiu como preocupação na área de gestão de pessoas. Já o clima organizacional também tem muita importância para as empresas, pois refere-se às propriedades motivacionais do ambiente interno. Ou seja, aos aspectos internos da empresa que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus colaboradores.

O que envolve o clima e a cultura organizacional?

De acordo com um dos maiores especialistas em administração e recursos humanos, o professor e escritor Idalberto Chiavenato, o clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que os membros da empresa percebem e experimentam, influenciando em seu comportamento.

Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Dessa forma, é por meio da pesquisa de clima organizacional que é possível medir o nível de relacionamento entre os funcionários da empresa.

Além disso, outros fatores que podem influenciar diretamente o clima organizacional de uma empresa, pode ser pautado nos seguintes indicadores:

1. Estado de tensão

Descreve o quanto as ações das pessoas são dominadas por lógica e racionalidade antes do que por emoções.

2. Ênfase na participação

Envolve quanto a empresa consulta pessoas e  as envolve nas decisões.

3. Proximidade da supervisão

Descreve o quanto a administração deixa de praticar um controle cerrado sobre as pessoas.

4. Consideração humana

Descreve o quanto as empresas tratam os membros como seres humanos; quanto recebem de atenção em termos humanos;

5. Autonomia presente

Descreve o quanto as pessoas se sentem como seus próprios patrões;

6. Prestígio obtido

Descreve a percepção das pessoas sobre sua imagem no ambiente externo pelo fato de pertencerem a organização;

7. Tolerância Existente

Descreve o grau com que a empresa trata os erros das pessoas de forma suportável e construtiva antes que punitiva;

8. Clareza percebida

Descreve o grau de conhecimento das pessoas relativamente aos assuntos que lhes dizem respeito; o quanto a organização informa as pessoas sobre as formas e condições de progresso;

9. Justiça predominante

Descreve o grau que predomina nos créditos de decisão;

10. Condições de progresso

Descreve a ênfase com que a organização provê a seus membros oportunidades de crescimento e avanço profissional;

11. Apoio logístico proporcionado

Descreve o quanto a organização provê as pessoas as condições e os instrumentos de trabalho necessários para um bom desempenho;

12. Reconhecimento proporcionado

Descreve o quanto a organização valoriza uma atuação acima do padrão.

13. Forma de controle

Descreve o quanto a organização usa custos, produtividade e outros dados de controle para efeito de auto orientação e solução de problemas antes do policiamento.


Conclusão

Por fim, podemos concluir que o clima e cultura organizacional é a atmosfera psicológica de cada empresa, se existe elevada motivação no ambiente, o clima será de colaboração. Se por outro lado, for de baixa motivação irá gerar um clima de desinteresse e apatia.

Para que sua empresa esteja sempre conectada é preciso sempre olhar para seus colaboradores e como eles compreendem a empresa. Além de promover ações para que haja interação, conexão e qualidade para a vida pessoal e profissional. Pois antes de ser membros da sua empresa, os colaboradores são pessoas que precisam de direcionamento para que desenvolvam seu alto potencial.


Autora : Marcilene Seles

Marcilene - Cultura Organizacional

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Um pensamento em “Clima e Cultura Organizacional: O que é e para que serve?

  1. É TEXTO BEM EXPLICATIVO E RELEVANTE ,FAZ NOS REFLETIR E COLOCAR EM PRATICA ALGUNS REQUISITOS QUE FORAM PERTINENTES NO MEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO A EMPRESA QUE TRABALHO .

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